Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Acelga – Propriedades Medicinais

A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla), é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser opacas ou brilhantes na coloração verde ou avermelhada. Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C.

A acelga tem proteínas, cálcio, fósforo, manganês, carboidratos, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitaminas A,B6, B7, C e k. Tem antioxidantes como os flavonoides e carotenoides e fibras. Atenção: a acelga tem uma substância chamada ácido oxálico que se for consumido em excesso pode prejudicar a absorção natural de cálcio que nosso organismo faz.

Benefícios da Acelga

Previne doenças cardiovasculares: A acelga tem ação anti-inflamatória prevenindo o aumento do colesterol que são não estiver com a taxa equilibrada pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC) ou até um ataque do coração. A planta também equilibra a pressão arterial por manter a boa saúde dos vasos sanguíneos e o bom andamento dos batimentos cardíacos.

Previne o envelhecimento precoce: Por ser rica em antioxidantes ela retarda o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas na pele. A acelga combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce e deixa sua pele firme e saudável.

A acelga tem uma excelente ação anti-inflamatória

Fortifica os osso: A acelga tem vitamina K e cálcio que são substâncias nutritivas essenciais para os ossos. A acelga fortalece os ossos do nosso esqueleto, melhorando a densidade óssea e previne também seu enfraquecimento que pode resultar em uma osteoporose.

Dá saúde ao aparelho digestivo: Por ter ação antioxidante e anti-inflamatória, a acelga reduz expressivamente problemas digestivos e regula o trânsito intestinal pois elimina as toxinas do organismo. Suas fibras também promovem a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso.

Combate a a diabetes: A acelga tem um antioxidante chamado ácido alfalipóico que tem a função e reduzir os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Além disso, aumenta a sensibilidade à insulina, o hormônio que causa a diabetes. Atenção: é importante que antes de introduzir a acelga para auxiliar no tratamento da diabetes, consulte seu médico.

Promove saúde mental: Por seus componente antioxidante a acelga age como protetora das nossas células cerebrais evitando sofrerem mutação e também protegem de possíveis danos nosso DNA. Por ser rica em magnésio, a acelga ajuda a controlar o estresse, combate a insônia e previne dor de cabeça.

Melhora a visão: Dois carotenoides presentes na acelga a luteína e a zeaxantina, promovem a saúde para os nossos olhos, protegendo córneas e a retina dos olhos que na 3ª idade podem apresentar problemas como cegueira noturna, degeneração macular, glaucoma e catarata.

Deixa os cabelos mais saudáveis: A acelga tem uma substância chamada biotina ou vitamna B7 ou vitamina H. A biotina presente na planta, estimula os folículos capilares a trabalharem melhor fortalecendo a estrutura, dando brilho aos fios e evitando a queda de cabelos.

Melhora os treinos: A acelga tem um composto chamado nitrato que oxigena os músculos. A acelga promove resistência muscular durante os exercícios físicos e também dá qualidade de vida para pessoas que tenham problemas respiratórios e cardiovasculares.

Melhora a circulação sanguínea: A acelga possui dois componentes: o ferro e o cobre que auxiliam na circulação sanguínea trazendo saúde para o sistema circulatório do nosso organismo pois esses dois compostos ou minerais, fazem parte dos glóbulos vermelhos presentes no sangue. A acelga melhora a oxigenação dos órgãos internos, previne a anemia, que é a deficiência de ferro.

Diversos benefícios: A acelga é rica em fibra alimentar e auxilia no bom funcionamento do intestino, aliviando os episódios de constipação. Ela também melhora nosso sistema imunológico, evitando várias doenças. A acelga também combate a cistite e como já comentado acima, elimina problemas estomacais. Tem ação expectorante, o que ajuda na eliminação de catarros, auxilia no tratamento de neurites e anúria, falta de urina na bexiga.

A acelga combate problemas de hemorroidas e também elimina manchas roxas que surgem na pele. Por conter clorofila, a plantas tem demonstrado eficácia em bloquear agentes cancerígenos no organismo. Curiosamente, ela também é eficaz no tratamento de micoses por sua propriedade anti-oxidante e anti-inflamatória.

Contra-indicações

Não deve ser consumida por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes. Utilizar moderadamente pois pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo.

Propriedades

  • Ajuda na formação do esmalte dos dentes,
    • na resistência aos vasos sanguíneos,
    • na conservação da pele,
    • a aumentar a resistência dos ossos e dentes;
  • Combate a asma,
    • cálculos biliares,
    • chagas,
    • furúnculos,
  • Melhora o intestino,
    • cólicas,
    • colite,
    • problemas no fígado,
    • o aparelho digestivo,
    • gastrites,
    • gota,
    • hemorragias intestinais,
    • hemorróidas,
    • nefrite,
    • prisão de ventre,
    • úlceras,
  • Utilizada em regimes e dietas

 

 

 

Receitas e Naturais em seu email