Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer Desodorante Natural? Veja Receita

As glândulas sudoríparas são responsáveis por eliminar líquidos através da pele. Esse processo é fundamental para o equilíbrio osmótico das células e também para manter nossa temperatura corporal. Por isso, não tem de errado em suar.

Muita gente pensa que o odor desagradável das axilas é causado apenas pelo suor, mas isso não é verdade. O que acontece é que essa região do corpo é bastante propensa à proliferação de bactérias. Quando o suor entra em contato com essas bactérias, ocorre uma reação que libera o cheiro que todos nós conhecemos.

Os desodorantes contém produtos que atuam na proliferação dessas bactérias, além de reduzirem o suor, os chamados antitranspirantes. Comumente, compramos desodorantes em farmácias e supermercados, aqueles industrializados. Porém, também podemos optar por fazer o nosso próprio desodorante em casa, para reduzir o consumo de plásticos, embalagens e também para utilizarmos mais produtos naturais, que fazem bem e não possuem substâncias invasivas e prejudiciais. Confira abaixo uma receita incrível de desodorante natural e saiba como preparar o seu.

Receita

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de óleo de jojoba
  • 3 colheres (sopa) de cera de abelha derretida
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1/4 colher (chá) de óleo de germe de trigo
  • 5 gotas de óleo essencial de cravo
  • 5 gotas de óleo essencial alecrim
  • 5 gotas de óleo essencial tea tree (melaleuca)
  • 5 gotas de óleo essencial de limão siciliano

Modo de Preparo: Primeiro, pique a cera de abelha e coloque-a em uma panela para derreter. Depois que ela estiver totalmente líquida, abaixe o fogo e acrescente o amido de milho, o óleo de jojoba, o bicarbonato de sódio, o óleo de coco e o óleo de germe de trigo.

Misture bem até obter uma mistura homogênea. É importante bater bastante para que o amido não forme grumos. Assim que a massa estiver lisa, retire do fogo. Então, junte com todos os óleos essenciais. Misture novamente para que os óleos sejam incorporados.

Conheça os desodorantes naturais

Os desodorantes naturais são extremamente benéficos para a saúde, pois não possuem certas substâncias maléficas, como os sais de alumínio.

O seu desodorante natural deve ser guardado em um vidro totalmente esterilizado. Se você for reaproveitar o vidro, mergulhe-o em água fervente para tirar todos os possível microrganismos. Faça o mesmo com a tampa, que também pode armazenar fungos e bactérias. Armazenando a mistura corretamente, ela terá validade de até 6 meses. O ideal é guardar o frasco em local fresco e seco, como o armário do banheiro.

A receita contém óleo de limão. Como a fruta possui ácidos, o desodorante nunca deve ser utilizado quando a pessoa for se expor diretamente ao sol, pois isso pode causar queimaduras e manchas na pele. O uso apenas durante o dia com peças de roupa sobre a região das axilas não é prejudicial.

Benefícios e outras receitas

Fabricar e utilizar o seu próprio desodorante natural é algo que trás benefícios para saúde, mas também para o meio ambiente. Muitos desodorantes contém substâncias maléficas para a saúde, como os sais de alumínio, que podem ocasionar alergias e infecções na axila. Também, eles são produzidos em larga escala e armazenados em embalagens de plástico, alumínio, dentre outras, o que causa um impacto gigantesco para o meio ambiente. Assim, a fabricação própria do desodorante proporciona um produto mais saudável para a saúde e também reduz a produção de lixo.

Muitas pessoas possuem medo de utilizar os desodorantes naturais por receio de ficarem com algum cheiro desagradável, de transpirarem demasiadamente, dentre outros motivos. Porém, caso utilize uma boa receita e faça o preparo correto, o seu desodorante natural irá ter um ótimo desempenho. Ainda, os desodorantes naturais são ideais para peles sensíveis, pois muitas pessoas possuem alergias ou sensibilidade às substâncias tóxicas dos desodorantes convencionais.

Acima citamos uma receita um pouco mais complexa de desodorante natural, mas pode-se usar muitas outras, que são até mais simples. Por exemplo, pode-se produzir um desodorante de leite de magnésia, utilizando 3 partes de leite de magnésia, 1 parte de água mineral, 1 ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou qualquer outro óleo de sua preferência. Este é um desodorante muito hidratante.

Outra opção é o desodorante natural com bicarbonato de sódio, produzido com 4 colheres de sopa de óleo de coco, 1 colher de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de polvilho, que pode ser substituído pelo amido de milho. Além destes ingredientes, é preciso também adicionar algumas gotas do seu óleo essencial de preferência.

Receitas e Naturais em seu email