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Banho Relaxante de Ervas e Flores

Depois de um dia estressante, a melhor coisa a se fazer é tomar um banho relaxante. E, para potencializar este banho, pode-se adicionar ervas a ele, para que sua ação seja acentuada. A receita sobre a qual iremos falar abaixo não é de um chá, e por isso não deve ser consumida, mas sim usada durante o banho.

A combinação de erva cidreira, malva, tília e valeriana tem efeito calmante, ajudando no relaxamento e no controle da ansiedade. Em contato com a água quente, as ervas liberam seus óleos essenciais, que atuam beneficamente no organismo. Além disso, o aroma do chá tranquiliza e alivia a tensão, sendo ideal para fechar um dia cansativo.

Receita

Ingredientes:

  • 3 litros de água
  • 1 xícara (chá) de folhas de erva cidreira
  • 1 xícara (chá) de folhas de malva
  • 1 xícara (chá) de flores de tília
  • 2 xícaras (chá) de folhas de valeriana

Modo de Preparo: Coloque a água em uma panela grande ou caldeirão, e deixe ferver. Depois que levantar fervura, acrescente todas as plantas e cozinhe por cerca de 15 minutos. Coe a mistura e espere amornar para usar no banho.

Caso você tenha uma banheira, use a mistura juntamente com água quente quando for tomar banho. Se não, despeje todo o chá lentamente pelo corpo durante o banho, começando pelo pescoço.

Saiba como preparar um banho relaxante

Os banhos relaxantes podem ser feitos com diversas ervas, como a tília e a valeriana.

Benefícios

Os banhos de ervas são usados em diversas culturas e religiões, desde os primórdios da humanidade. Existem diversos preparos, para os mais diversos fins. Porém, os mais comuns se referem aos banhos relaxantes, que podem ser tomados periodicamente ou depois de dias e situações estressantes.

Pode-se utilizar diversas ervas para se preparar um banho relaxante, e acima, demos a nossa receita um ideal, que possui algumas folhas e flores que são fáceis de serem encontrados em lojas de produtos naturais. Abaixo iremos falar mais um pouco sobre cada um dos ingredientes, confira.

Erva cidreira: Melissa officinalis, também chamada de erva cidreira, é uma planta muito usada para a preparação de chás, e poucas pessoas sabem que ela também pode ser usada nas receitas de banhos. Ela é eficaz nos casos de insônia, depressão, ansiedade e estresse. Sua ação calmante reduz os sintomas e proporciona o bem estar.

Além de proporcionar o relaxamento dos nervos e dos tecido, a erva cidreira também tem ação antioxidante. Logo, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce, assim como a degeneração da mácula. Isto será muito benéfico para o banho de ervas, também.

Malva: A malva, cujo nome científico é Malva sylvestris , também pode ser chamada de rosa cheirosa, dentre outros nomes populares. A malva também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e feiras, e por isso o seu chá é popular para combater o mal funcionamento do intestino, dentre outras questões.

No que se trata do banho, ela irá agir oferecendo ação relaxante e anti-inflamatória. Ainda, a malva também pode tratar irritações nos olhos, abcessos, furúnculos, picadas de insetos e também feridas.

Valeriana: A valeriana é uma planta conhecida pela sonolência que o seu consumo causa. Esta planta Alemanha e Grã-Bretanha, devido à eficácia em combater a insônia como qualquer medicamento sintético, sem os efeitos colaterais que são comumente ocasionados por estes. Segundo estudos, as substâncias da valeriana que ocasionam a sua ação de sonolência são os valepotriatos, p ácido valérico e os óleos voláteis. Além de causar um sono tranquilo, a valeriana também alivia tanto o estresse quanto a ansiedade.

Tília: A tília é única planta da qual iremos utilizar as flores, e não as folhas. Ela também pode ser chamada de taja, tejo e texa. Suas principais propriedades são relativas ao tratamento de dores de cabeça, pressão alta, tensão nervosa, dor de cabeça, enxaqueca, insônia, espasmos e infecções na pele. Por todas estas questões, as flores de tília podem ser muito eficazes como ingrediente no banho relaxante.

Estas são as ervas que escolhemos para a receita do banho relaxante, mas diversas outras podem ser usadas para o mesmo fim, como a camomila. O mais recomendado é usar as ervas em uma banheiras, mas também pode-se preparar as infusões e usa-las durante o banho no chuveiro.

 

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