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Como funciona a Vitamina D: O que a falta pode causar?

Outra forma de obtenção da vitamina D é através da alimentação. A versão denominada ergocalciferol é a encontrada nos alimentos e suplementos alimentares. Já a vitamina D denominada colecalciferol é a formada em nosso organismo de maneira natural.

No post de hoje você irá entender os efeitos que a falta de exposição ao sol, e consequentemente de vitamina D no organismo por causar na sua saúde. Veja:

Sobre Falta de Vitamina D

A principal função da vitamina D é manter o equilíbrio de cálcio no organismo, sendo responsável pela entrada de cálcio nos ossos ou sua saída. Para isso é muito importante, também, o consumo e absorção do cálcio pelo organismo. Uma forma de medir os níveis de vitamina D e constatar sua deficiência ou excesso são os exames que medem o nível de paratormônio no organismo.

A deficiência de vitamina D pode ser causada, então, pela baixa exposição ao sol, ausência de consumo de alimentos que a contenham e deficiência na absorção da vitamina D. Em crianças a falta dessa vitamina pode levar a um quadro de raquitismo, uma doença que causa má formação dos ossos levando à anormalidades.

Já em adultos, a deficiência de vitamina D pode causar a osteomalácia, uma doença que leva a uma mineralização defeituosa dos ossos, os tornando fracos e sensíveis e, consequentemente, fraqueza nos músculos ao redor desses ossos.

Em pessoas de idade mais avançada, a ausência da vitamina D é causada, principalmente, pela baixa exposição ao sol e alteração nos hábitos alimentares o que pode levar à maior fratura dos ossos. Em mulheres que já passaram pela menopausa é comum o alerta sobre a osteoporose, uma doença que causa a desmineralização dos ossos, levando ao seu enfraquecimento.

Outros fatores que podem causar a deficiência de vitamina D no organismo são doenças que interferem na absorção da vitamina ou sua produção, tais como: Doença de Crohn, doenças hepáticas, insuficiência renal e colestase.

alimentos ricos em vitamina d

Alguns alimentos ricos em vitamina D que complementa a exposição ao sol

Sobre o Excesso de Vitamina D

O excesso de vitamina D, causado pelo consumo excessivo através da suplementação ou alimentação, também tem consequências. Dependendo do nível do excesso da vitamina no organismo, a mesma pode causar desde sintomas leves tais como náuseas, perda de apetite, dor de cabeça e cãibras, até hipercalcemia.

A hipercalcemia é o excesso de cálcio no sangue o que pode ser tóxico para nosso organismo levando ao endurecimento dos vasos sanguíneos.

A vitamina D não atua sozinha na homeostase do cálcio. Estudos mostraram que quando ingerida juntamente com a vitamina K2 ou Menaquinona, elas atuam aumentando a absorção de cálcio e sua concentração no sangue e fixam esse cálcio nos ossos, impedindo que estes íons se acumulem no sangue.

A combinação vitamina D e vitamina K2 então são uma excelente forma de combater doenças relacionadas à mineralização dos ossos, como a osteoporose. Outros importantes papeis da vitamina D no nosso organismo são o equilíbrio hormonal, equilíbrio da imunidade e prevenção de doenças degenerativas do sistema nervoso.

Além do sol, outras fontes de vitamina D são óleos de fígado de peixe (exemplo: óleo de fígado de bacalhau) e alimentos derivados do leite como queijos, manteigas e iogurtes. Em estações com menos incidência de sol, a concentração de vitamina D nestes alimentos pode sofrer alterações tendo sua quantidade diminuída.

Lembre-se de fazer sempre os exames de rotina para controlar a quantidade de vitamina no organismo. Consulte o médico regularmente e só faça uso de suplementos se indicado por um especialista.

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