Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Óleo Repelente Caseiro com Citronela e Semente de Uva

O Brasil, como um país tropical, possui o clima úmido e quente. Por isso, também é uma região propícia para que haja a presença dos pernilongos. Os pernilongos, também chamados de muriçocas em algumas regiões brasileiras, podem ser de diferentes tipos. E, muitas destas espécies transmitem doenças. Por exemplo, o Aedes aegypti transmite a dengue, que pode até  mesmo ocasionar a morte. Os repelentes podem ser usado para afastar moscas, pernilongos, mas não substitui a prevenção, que é importantíssima.

Porém, muitos indivíduos utilizam os repelentes industrializados, que possuem substâncias químicas que podem causar alergias, malefícios à pele e também ao sistema respiratório. Estes repelente comprados em farmácias e supermercados são ainda mais prejudiciais às crianças, que na verdade são o público que mais deve ser protegido contra os pernilongos. Logo, recomenda-se o uso dos repelentes caseiros, preparados com ervas, e ingredientes sem substâncias químicas e industriais. Abaixo iremos falar sobre uma receita muito eficiente, confira.

Receita

Ingredientes:

  • 10 g de citronela picada
  • 500ml de álcool de cereais
  • 100 ml de óleo de semente de uva

Modo de Preparo: O primeiro passo é misturar a citronela ao álcool de cereais,  guardar tudo em um vidro bem limpo por pelo menos 4 dias. Após esse período, o óleo da citronela será produzido e ficará misturado ao álcool, e você poderá coar o líquido com o auxílio de um coador de papel.

Saiba como preparar um repelente natural

Os repelentes caseiros evitam que os mosquitos piquem os indivíduos, pois os cheiros fortes das ervas e óleos os repelem.

Junte o óleo de semente de uva e mexa bastante. Por fim guarde o repelente pronto em um borrifador. Para garantir que os insetos fiquem bem longe, o ideal é aplicar o repelente sobre a pele a cada 4 horas, se você estiver em um espaço aberto, ou a cada 6 horas, se você ficar em um ambiente fechado.

Benefícios, prevenção e outros repelentes

Algumas pessoas não sabem, mas pode-se usar repelentes industrializados nas crianças somente a partir dos 3 anos. Ou seja, nestes anos iniciais, como fazer com as crianças? Sem dúvida alguma, não devemos deixar de protegê-las, visto que as picadas dos pernilongos podem ocasionar alergias, irritações cutâneas, febre, dengue, etc. Logo, é recomendado que se utilize os repelentes naturais, que causam menos malefícios. Este cuidado de se utilizar repelentes naturais também é recomendado às mulheres grávidas, pois todos os produtos que elas usam pode chegar ao feto.

Os repelentes possuem a função de repelir os mosquitos, de modo que eles nem mesmo chegam perto do indivíduo. Desta forma, ele está protegido. O uso dos repelentes se intensifica no verão, quando as chuvas aumentam. O acúmulo de água  em certos locais proporciona um ambiente propício para que os mosquitos se proliferam, e que suas larvas se desenvolvam.

A citronela, cujo nome científico é Cymbopogon, é uma planta da qual pode ser extraído um óleo, muito utilizado em cremes, loções e repelentes. Desde 1948 o uso da citronela é aprovado nos Estados Unidos. Segundo aUnited States Environmental Protection Agency‎, o óleo de citronela é um biopesticida com ação não-tóxico. O cheiro deste óleo é forte, de modo que repele os mosquitos.

Já o oleo de uva é extraído das sementes da fruta. Elas passam por um processo de trituração. Depois, são prensadas a frio. Este processo é custoso, e por isso o óleo de semente de uva possui um preço mais alto. Este óleo é muito bom, e pode ser utilizado em diversas situações, devido às inúmeras propriedades medicinais. Em relação ao repelente, o óleo é passado na pele. E, assim, ele hidrata, ajuda na retenção de água, diminui rugas e também previne estrias e celulites.

É importante não só utilizar os repelentes, mas também realizar a prevenção de outros modos. É possível instalar uma rede ao redor das camas ou nas janelas, para que os mosquitos fiquem afastados. Ademais, pode-se utilizar incensos de citronelas em alguns cômodos da casa para repelir os pernilongos.

Muitos outros ingredientes podem ser usados para produzir os repelentes. Temos como exemplo a canela, cravo, hortelã, menta, gengibre, etc.

Receitas e Naturais em seu email