Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Óleo Essencial de Lavanda: Benefícios, Propriedades e Como Usar

Na aromaterapia o óleo essencial mais utilizado é o de lavanda. Ele é um dos poucos óleos que pode ser aplicado diretamente sobre a pele e conta com inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Seu aroma é bastante agradável, trazendo mais tranquilidade e bem estar, tanto é o caso que é utilizado em inúmeros produtos para limpeza de casa (se não utilizam o próprio óleo essencial, utilizam a essência).

Além disso, é indicado como cicatrizante por ser um regenerador de tecidos.

Para que serve o óleo de lavanda?

A lista de propriedades do óleo de lavanda é bem ampla, o que explica seu sucesso no ramo da aromaterapia. De acordo com os especialistas em aromaterapia o óleo da lavanda possui os seguintes benefícios:

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

  • antisséptico;
  • analgésico;
  • citofilático;
  • antiespasmódico;
  • tônico;
  • cicatrizante;
  • anti-inflamatório;
  • antiparasítico;
  • relaxante muscular;
  • adstringente;
  • antidepressivo;
  • sudorífero;
  • hipotensor;
  • sedativo.

Por tudo isso, o óleo da lavanda é indicado para aliviar a TPM, combater a insônia e reduzir a sensação de ansiedade. Quem sofre coma dor de cabeça e tensão muscular também pode ser beneficiar com a substância, já que ela alivia os músculos do corpo. Nos tratamentos de pele, o óleo ótimo para as pessoas com pele oleosa e muita acne. Por ser cicatrizante, ele ainda serve para tratar cortes, picadas de inseto, queimaduras e dermatites.

Como usar o óleo

Assim com as propriedades, os usos do óleo essencial de lavanda também são bem variados. Veja alguns destas aplicações:

Tensão Nervosa: Para atenuar a tensão nervosa, o ideal é colocar 10 gotas do óleo essencial de lavanda no difusor em um ambiente onde você costuma ficar. Também é possível aplicar algumas gotas diretamente sobre as têmporas e massagear levemente durante alguns segundos.

Insônia: No tratamento da insônia, o óleo de lavanda geralmente é colocado diretamente no travesseiro. 4 gotas são o suficiente para garantir uma boa noite de sono. Elas também podem ser aplicada no pulso.

Cicatrização da Pele: Se o problema for uma queimadura ou irritação na pele, a dica é pingar 10 gotas do óleo essencial em 10 ml de água gelada. Essa mistura deve ser colocada em um borrifador e borrifada sobre a pele nos locais atingidos.

Dor de Cabeça: A dor de cabeça nem sempre é causada por tensão nervosa, mas, nesses casos, o óleo essencial de lavanda trás alívio quase que imediato. Para tanto, basta pingar duas gotas sobre as têmporas e massagear levemente.

Cólica Menstrual: As mulheres que sofrem com a cólica menstrual devem ter sempre em casa um vidrinho de óleo essencial de lavanda. Para usá-lo, é necessário fazer uma compressa com 10 gotas de óleo essencial para cada meio litro de água quente. Umedeça uma toalha com essa mistura e aplique sobre o ventre por 15 minutos (ou até esfriar). O óleo também pode ser misturado ao óleo de amêndoas doces e aplicado sobre a barriga. Depois disso, é necessário massagear a pelve com movimentos circulares até aliviar a dor.

Tosse e Dor de Garganta: Os problemas respiratórios, como a tosse e a dor de garganta, podem ser tratados com o óleo de lavanda. A receita é bem simples: basta pingar 5 gotas do óleo em 200 ml de água fervendo e inalar o vapor liberado durante alguns minutos. Para tornar a mistura ainda mais eficaz, acrescente também 5 gotas de óleo essencial de eucalipto na inalação.

Dor Muscular: A dor muscular causada por tensão ou atividade física é atenuada pelo uso do óleo essencial de lavanda. Para tanto, pingue 10 gotas do óleo em 10 ml de óleo vegetal (encontrado em lojas de produtos naturais). Essa mistura deve ser aplicada diretamente sobre a pele, esfregando até que comece a ficar quente. Nos casos em que a dor for maior, inclua também algumas gotas de óleo de alecrim ou de copaíba.

Espinhas: Para combater as espinhas, o efeito cicatrizante da lavanda é um excelente remédio. Basta pingar duas gotas da substância em um cotonete e aplicar em cada espinha. Esse procedimento pode ser repetido duas vezes ao dia e ajuda a secar as espinhas rapidamente.

Pele Seca: Se a sua pele é muito seca, acrescente duas gotas de óleo de lavanda no hidratante de uso diário. Ele vai tornar a pele mais macia e viçosa após alguns dias de uso.