Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Usar os Óleos Essenciais?

A aromaterapia utiliza uma série de óleos essenciais extraídos de plantas para tratar de diversos problemas de saúde ou emocionais. Alguns dos óleos utilizados são os óleos essenciais de melaleuca, de limão, lavanda, dentre outros. De forma geral, os óleos essenciais são extratos extremamente concentrados, retirados dos vegetais. Devido à isto, eles possuem diversas substâncias medicinais.

Os óleos essenciais podem ser utilizados para passar sobre a pele, em difusores no ambiente, para combaterem certos males, etc. E, a forma de utilização é importante, para que o óleo aja corretamente e sirva para o seu propósito. Abaixo, veja como pode-se utilizar os óleos essenciais em casa por meio de banhos, massagens e inalações.

Uso dos óleos essenciais

Os óleos essenciais são, como mencionamos, líquidos concentrados extraídos de plantas. Assim, eles possuem todas as propriedades e substâncias do próprio vegetal. Por isto, devido à estas fórmulas complexas, é preciso ter cuidado ao utilizar os óleos essenciais. O uso incorreto deste líquido pode trazer prejuízos à saúde do usuário.

Cada óleo essencial possui as suas propriedades, e, por isto, são indicados para usos específicos. Confira abaixo como usar estes líquidos.

Massagem

As massagens devem ser feitas com uma mistura de óleo vegetal e óleo essencial. A dica é escolher um óleo vegetal adequado ao seu tipo de pele e até 3 tipos de óleos essenciais, de acordo com o que você quer.

Para cada 30 ml de óleo vegetal, o equivalente a 3 colheres de sopa, é necessário acrescentar cerca de 20 gotas de óleo essencial. Outra opção é acrescentar os óleos essenciais desejados ao frasco da base vegetal. Nesse caso, a cada 120 ml da base serão necessárias 60 gotas de óleo essencial.

Para massagens, é recomendado utilizar os óleos essenciais de lavanda, bergamota, gerânio, eucalipto e hortelã-pimenta. A lavanda é ideal para as pessoas que buscam por massagens para combaterem insônia, estresse e dores. Já o eucalipto é ideal para descongestionamento, pessoas que estão com gripe, sinusite, dentre outras inflamações.

Banho de Banheira

Quem tem uma banheira em casa pode aproveitar os maravilhosos benefícios de um banho de imersão. Devido ao contato com a água morna, os óleos liberam vapores que são aspirados, trazendo várias melhorias para o organismo.

O ideal é diluir os óleos essenciais em um óleo vegetal ou em álcool de cereais. Acrescente 1 colher de sopa de óleo vegetal ou álcool de cereais e até 10 gotas de óleo essencial. Para o banho de imersão, você pode usar até 3 tipos diferentes de óleo essencial, de acordo com suas necessidades pessoais.

Recomenda-se utilizar os óleos essenciais de lavanda e menta, para banhos refrescantes, de uva, alecrim e camomila.

Óleos Essenciais

Saiba como usar os óleos essenciais em casa

Compressa

A compressa consiste na aplicação de panos úmidos quentes ou úmidos diretamente sobre a pele. Você pode pingar de 5 a 6 gotas do óleo essencial desejado em 1 litro de água, na temperatura indicada para o seu caso. Depois aplique a compressa sobre a região que precisa ser tratada (dores, inchaço e etc.).

Para compressas, recomenda-se utilizar óleos essenciais com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, como a lavanda.

Inalação

A inalação dos vapores dos óleos essenciais é uma das principais ferramentas da aromaterapia. Quem não tem um inalador em casa pode pingar de 3 a 5 gotas do óleo essencial escolhido em um recipiente com água quente. Depois, cubra a cabeça e o recipiente com uma toalha, mantendo os olhos fechados. Aspire o vapor por alguns minutos.

Para inalação, utilize o óleo essencial de eucalipto, de menta ou algum outro que tenha ação descongestioante.

Aromatização do Ambiente

O processo de aromatização de ambientes é excelente quando você quer que mais de uma pessoa aproveita os benefícios do óleo essencial. Existem aromatizadores elétricos ou cerâmicos com vela que espalham os vapores do ar do cômodo. O ideal é usar de 10 a 20 gotas para espaços com até 20 m².

Banho de Chuveiro

Quem não tem uma banheira não precisar abrir mão da aromaterapia. Durante o banho no chuveiro, você pode acrescentar até 5 gotas de um óleo essencial no canto do box para que os vapores se espalhem pelo ambiente. Outra opção é mistura de óleos que não são agressivos para a pele com um pouco de água quente para enxaguar-se após o banho.

Receitas e Naturais em seu email