Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Utilizar o Alecrim para Aliviar Dores

O Alecrim, muito conhecido pela crença de que elimina o olho gordo, também tem seu lugar para curar alguns males. Essa erva originada do Mediterrâneo possui odor agradável, sendo utilizada como aromatizante, e também é muito popular na culinária. Porém, além deste usos, o alecrim é medicinal.

Em particular, veremos aqui como curar hematomas e aliviar dores sejam elas oriundas de contusões, de mau posicionamento ou mesmo dores reumáticas e das articulações. Isso porque esta erva é um excelente fitoterápico e possui ação analgésica. Pode ser usada como chá, óleo, aplicado em compressas ou massagens. Confira abaixo as utilizações para tratamento de dores e hematomas.

Receita Óleo de Alecrim

Ingredientes

  • Uma colher de café com óleo da essência de alecrim
  • Uma xícara de azeite de oliva

Modo de preparo e utilização: Basta diluir a essência de alecrim no azeite. Para a compressa, embeba algodão no óleo e o aplique nos hematomas e áreas doloridas. Pode-se também esfregar o óleo sobre as partes doloridas ou com hematomas.

Cuidados: Pode ocorrer irritação da pele, neste caso, suspenda o uso. Ademais, ha outros sintomas que podem ocorrer, como náuseas, vômitos, irritação nos rins, sangramento no útero, vermelhidão, aumento da sensibilidade da pele ao sol e outras reações alérgicas.

Receita Chá de Alecrim

Ingredientes:

  • 1 ramo de alecrim orgânico;
  • 4 xícaras de água.

Modo de Preparo e utilização: Ferva a água em um recipiente, adicione o alecrim depois que a água estiver a ponto de ferver. Deixe ferver por cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogo e, se for para a ingestão, adicione o mel. Quando for servir, coloque o limão.

Beba o chá duas vezes ao dia, aproximadamente. Caso preferir, embeba um algodão no chá e aplique nos locais que possuem hematomas ou estão doloridos.

Propriedades do Alecrim

ramos de alecrim

Ramos de Alecrim

As folhas secas do alecrim são utilizadas para fazer chás, e as flores são usadas para os óleos essenciais. A planta, de nome científico Rosmarinus officinalis, tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que são interessantes para o tratamento de dores e hematomas.

Porém, além disso, o alecrim melhora o funcionamento do sistema nervoso, com suas propriedades calmantes, ativa nossa memória, aumenta a nossa concentração e raciocínio. Esta planta até mesmo trata sintomas da depressão e ansiedade. Para estes fins, é indicado a ingestão do chá e a aromaterapia.

O alecrim possui possui propriedades antibacterianas, e seu chá beneficia o sistema digestório ao tratar males causados por bactérias, como diarreia. Ademais, a planta também elimina gases, diminui sua produção, e pode servir para tratar a azia, gastrite, etc.

Os ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico são alguns dos compostos presentes no alecrim. Eles são antioxidantes, combatem radicais livres, previnem infecções, e são atuantes na manutenção da saúde das células.

Uma as ações observadas do alecrim é o incentivo da expectoração, que elimina o excesso de catarro do organismo. Pessoa que estão gripadas, resfriadas ou possuem asma e bronquite são beneficiadas por esta ação.

Minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, além de vitaminas, favorecem a ação diurética do alecrim. Assim, ele se torna muito eficaz na eliminação de cálculos renais, no tratamento de infecções urinárias e também na limpeza do nosso organismo.

A mesma propriedade que ajuda no tratamento de dores e hematomas, que é o aumento da circulação sanguínea, também auxiliar muito as mulheres no período da menstruação. Isso é porque o alecrim diminui as cólicas, que são ocasionadas pelo esforço que o útero faz para contrair e expelir o sangue. O alecrim, ao aumentar a circulação sanguínea, facilita este processo.

Segundo a Florien, “estudos clínicos in vivo e in vitro demonstraram os efeitos de Rosmarinus como inibidor da morte celular neuronal induzida por uma variedade de agentes, o potencial terapêutico dos compostos para a doença de Alzheimer abrangem vários alvos farmacológicos da doença.” Ou seja, o alecrim pode até mesmo ser uma possibilidade para tratar e prevenir o Alzheimer. Acesse este artigo clicando aqui.

Já um artigo disponibilizado pela Editora Realize afirma que ” [..] as folhas de alecrim mostraram uma variedade de bioatividades tais como função antioxidante, antitumoral, anti-HIV e anti-inflamatório. O extrato de alecrim relaxa os músculos lisos da traquéia e do intestino e tem atividade colerética, hepatoprotetora e antitumorógena. Os principais constituintes do Rosmarinus officinalis são compostos polifenólicos incluindo ácido carnósico, o carnosol, o ácido rosmarínico e ácido ursólico. Seu potencial terapêutico tem sido usado no tratamento ou prevenção da asma brônquica, distúrbios espasmogênicos, úlcera péptica, doenças inflamatórias, hepatotoxicidade, aterosclerose, cardiopatia isquêmica, catarata e câncer. (AL-SEREITI et al., 1999)”

Neste mesmo artigo lemos que “No estudo de Balderas et al. (2010) cujo objetivo verificar as capacidades do CE-UV de detectar diferenças na urina de crianças diabéticas em comparação com os controles, e nesse caso, avaliar o efeito de um aditivo especial contendo extrato de alecrim, vitamina E e PUFAs adicionados à uma dieta padrão através da carne. Foram incluídas no estudo 33 crianças diabéticas tipo 1 e 16 controle variando de 6 a 11 anos de idade para meninos e meninas e incluindo 27 meninos e 22 meninas. Depois de aplicação das ferramentas estatísticas multivariadas adequadas, foram observadas diferenças claras entre crianças tratadas e não tratadas mostrando melhoras naquelas que receberam o aditivo.”

É importante lembrar que o alecrim, principalmente em forma de óleo concentrado, não é indicado nos casos de de gravidez, problemas da próstata e gastroenterite. Ademais, evite utilizar o chá e a aromaterapia a noite, pois causa distúrbios de sono.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email