Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sal Grosso – Propriedades Medicinais

O sol grosso é uma das formas de apresentação do cloreto de sódio mais comuns. A substância é amplamente utilizada como tempero na gastronomia nacional e é produzida através da evaporação da água do mar ou de lagos e pedras de sal.

Com a mesma fórmula química do sal de cozinha, o sal grosso é considerado um importante purificador de ambientes e possui diversas propriedades medicinais. Neste artigo você conhecerá todos os benefícios desta substância tão comum no cotidiano dos brasileiros. Boa leitura!

O sal grosso como purificador de ambientes

Considerado por diversos povos como o mais forte purificador de ambientes, o sal grosso é amplamente utilizado para combater mau-olhado e livrar a casa e os ambientes de energias negativas.

Para aqueles que desejam equilibrar as forças do ambiente e deixar a casa mais leve, é possível colocar um copo de água com sal grosso ou com sal de cozinha nos cantos de cada cômodo. Quanto maior o tamanho do cômodo e a circulação de pessoas, maior a quantidade de copos com água e sal serão necessários para manter o ambiente purificado.

Sal grosso

Sal grosso

Vale lembrar que não adianta colocar os copos com água e sal grosso nos cantos da casa e deixá-los lá indefinidamente. Isso porque as energias do local alteram a composição do sal e o faz perder suas propriedades purificadoras.

A mistura deve ser monitorada para saber quando trocá-la. Quando formam-se bolhas é o momento de renovar a salmoura.

Esta solução de sal grosso com água reequilibra as energias do ambiente porque puxa os íons positivos do local, ou seja, as energias elétricas da atmosfera. O uso da salmoura é particularmente indicado para locais escuros ou fechados. A mistura da água com sal grosso também traz vantagens quando utilizada antes de tempestades.

Os íons que ficam no ambiente têm efeito intensificador e costumam reforçar tensões e irritação no ambiente. Por este motivo, o sal grosso com água têm importantes benefícios quando utilizado em locais de alta tensão, como casas com brigas ou escritórios com atividades laborais estressantes.

Por que o sal grosso possui propriedades de purificação?

O sal grosso e o sal de cozinha são cristais. Por este motivo, eles emitem ondas eletromagnéticas.

A cor violeta, o sal de cozinha e o sal grosso possuem cumprimento de onda idênticos. As ondas dispersas por eles são capazes de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Em outras palavras, a composição química e física dos cristais do sal grosso em contato com o ambiente são os responsáveis pela eliminação das energias negativas do ambiente e dos íons que provocam mal estar e tensão.

Benefícios e propriedades medicinais do sal grosso

Banho de sal grosso

Banho de sal grosso

Por décadas o sal grosso e suas propriedades de purificação foram amplamente utilizadas como rituais ensinados através das gerações familiares, como uma tradição que passava de mães e pais para filhos e filhas. Com o avanço da ciência, foi comprovado que a fórmula química e a configuração estrutural do sal grosso realmente possui propriedades capazes de amenizar tensões e reduzir estados de ânimo alterados devido à sua habilidade de capturar os íons do ambiente.

Apesar da crendice que ainda envolve o assunto, muitos acreditam que banhos de sal grosso e escalda-pés têm poder de neutralizar a eletricidade intrínseca do corpo humano.

Para aqueles que não estão acostumados com a nomenclatura: escalda-pés é o hábito de mergulhar os pés em uma bacia ou outro recipiente com salmoura quente.

Independente das crenças individuais sobre o banho de sal grosso, é cientificamente comprovado que a salmoura é uma estratégia eficiente para renovação de energia entre aqueles que residem longe do litoral. Além disso, a mistura de água com sal grosso também é capaz de conversar alimentos por mais tempo.

Além da renovação de energias e conservação de alimentos, o sal grosso possui diversas outras propriedades medicinais. Veja aqui as mais conhecidas:

Propriedades medicinais fisiológicas do sal grosso

  • Afasta vírus
  • Desintoxica o corpo
  • Estimula a circulação natural do sangue
  • Alivia calos e pé de atleta
  • Relaxa a tensão
  • Alivia dores musculares e nas articulações
  • Alivia artrite e reumatismo
  • Alivia dores crônicas na lombar

Propriedades medicinais estéticas do sal grosso

  • Limpa as impurezas da pele
  • Alivia irritações da pele, como psoríase e eczema
  • Alivia comichão, ardor e picadas de insetos
  • Torna a pele mais suave e macia
  • Incentiva a renovação celular da pele
  • Ação cicatrizante
  • Restaura o equilíbrio da umidade da pele

Propriedades medicinais ocupacionais do sal grosso

  • Alivia o cansaço do corpo e da mente
  • Alivia tensão nas mãos, punhos e membros superiores
  • Alivia lesões psicofísicas
  • Alivia sintomas ocupacionais, como pés e músculos das pernas doloridos
  • Reduz a carga de estresse e ansiedade

Como fazer uso das propriedades medicinais do sal grosso corretamente?

Apesar do sal grosso ser amplamente utilizado como tempero na culinária nacional, em especial em pratos típicos como o churrasco, é importante lembrar que o consumo exagerado desta substância pode ser prejudicial para a saúde.

O consumo desregulado do sal ou do sal grosso está associado com o desenvolvimento ou piora de hipertensão. Por este motivo, o sal grosso deve ser consumido moderadamente, sempre respeitando as orientações médicas e nutricionais oferecidas pelos profissionais.

Para aqueles que desejam se beneficiar das propriedades medicinais do sal grosso: o consumo do ingrediente não é a forma mais adequada de alcançar seus objetivos. A melhor alternativa para aliviar as tensões e renovar as energias através do sal grosso é fazer uso de salmouras ou banhos de sal grosso.

Tome cuidado com o consumo exagerado e respeite as orientações dos profissionais da saúde. O sal grosso possui diversos benefícios para alívio do estresse, tensão e dores físicas mesmo sem ser necessário incluí-lo na dieta.

Gostou do conteúdo? Já conhecia os benefícios do sal grosso? Deixe um comentário e nos conte suas experiências com este tempero cheio de propriedades medicinais!

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email