Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Acerola: Combatendo o raquitismo e a anemia!

O raquitismo é uma doença que afeta muitas crianças em todo o mundo. Pouco sabemos sobre essa doença que é provocada por falta de vitamina D, cálcio, ferro e fósforo. É a condição que causa má formação dos ossos da criança que ainda estão em crescimento, tornando sua densidade óssea fraca, sensível a fraturas e propensa à má formações. Já a causa mais frequente da anemia é a falta de ferro, o que afeta a concentração de hemoglobina e produção de hemácias no sangue.

A acerola é uma fruta rica em vitaminas A, B1, B6 e C e minerais como cálcio, ferro, potássio, cobre, magnésio, fósforo e manganês. Por isso, seus nutrientes além de diversos outros benefícios, favorece a absorção do ferro, facilitada com a vitamina C, favorecendo os anêmicos e pessoas com raquitismo. Além disso, a fruta contém muito cálcio, o que fortalece os ossos.

Por isso, a acerola é uma fruta muito recomendada para quem precisa absorver mais ferro e cálcio, além de outros nutrientes. Abaixo, iremos falar um pouco mais acerca das propriedades da acerola, como podemos ingeri-la e mais.

Benefícios da acerola

A acerola não só ajuda na absorção de minerais no nosso corpo, fortalecendo os ossos, mas também pode atuar como antioxidante. Isso porque ela é rica em carotenoide, vindo da vitamina A. Os carotenoides previnem o envelhecimento precoce, ajudando nossa pele a ter uma aparência mais jovial ao estimular a produção de colágeno. Sabemos que, quanto mais intensa for a cor da fruta, mais carotenoide ela possui. A vitamina A também nos auxilia a manter a saúde dos nossos olhos, pois previne doenças como a catarata, além da cegueira.

De fato, a fruta, tão pequena, é muito calórica, pois possui carboidratos bons para o nosso corpo. Com isso, ao ingeri-la, nós consumimos muitos carboidratos que são revertidos em energia. Mas, para aqueles que querem emagrecer, a fruta pode ser utilizada sem medo, pois ela é ótima para este fim, uma vezes que possui bons carboidratos e é bem digestiva.

Também, por ser rica em sais como o potássio, a acerola previne doenças do coração, pois controla a pressão arterial. Ademais, outras doenças que são afastadas pela acerola é são as gripes, resfriados e outras que afetam nosso sistema imunológico. Isso porque a fruta possui muita vitamina C, a mesma responsável por fixar o ferro em nosso organismo, o que fortalece nossas proteções imunológicas.

A acerola é uma fruta muito rica em cálcio, ferro e vitamina C, o que favorece no tratamento de anemia e raquitismo.

Receitas com a acerola

É recomendado, no tratamento para o raquitismo e anemia, que as frutas sejam consumidas puras, preservando todos os seus nutrientes, começando com duas frutinhas no almoço e duas no jantar nos cinco primeiros dias. Após isso, consuma três no almoço e três no jantar por mais quinze dias. Após os vinte dias, pause por cinco e repita a dose.

Porém, sabemos que a acerola é uma fruta que não agrada o paladar de todos, devido ao seu sabor um pouco ácido. Por isso, iremos mostrar algumas receitas de acerola, para que você continua consumindo a fruta de forma mais saborosa possível.

Suco de Caju com acerola

O caju é uma fruta com benefícios semelhantes aos da acerola. Isso porque ele possui muita vitamina C e outros minerais, como o cálcio, Fósforo, Ferro, dentre outros. Assim, o uso do caju com a acerola irá potencializar nosso suco e consequentemente, auxiliar ainda mais no tratamento para anemia e raquitismo.

Ingredientes

  • 06 cajus
  • 02 xícaras de acerola
  • 600 ml de água
  • Açúcar branco, mascavo ou adoçante à gosto

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, de preferência com gelo. Coe, adoce e beba à seguir.

Geleia de acerola

A geleia é uma boa opção para quem não é muito fã da acerola em forma de fruta. Porém, é bom lembrar que a geleia não deve ser muito adoçada ou processada, pois dessa forma acabamos perdendo todos os nutrientes que precisamos.

Ingredientes

  • 01 kg de acerola
  • 1/2 kg de açúcar branco ou mascavo
  • 1 sachê de gelatina incolor

Modo de preparo: Bata a acerola no liquidificador e aos poucos vá acrescentando água para formar uma polpa grossa. Na sequência, coe em uma peneira. Em uma panela, misture o suco de acerola com açúcar e leve ao fogo baixo sempre mexendo até dar o ponto de uma calda grossa. Adicione a gelatina já dissolvida na panela. Deixe esfriar e transfira para potes adequados.

Suco de acerola e cenoura

Bom, sabemos o suco apenas de cenoura é ótimo para o nosso organismo. Isso porque ele possui vitamina A, da qual falamos acima. Ela é rica em betacaroteno, um antioxidante poderoso típico dos vegetais alaranjados. Por isso, o suco destes dois ingredientes é muito saudável e benéfico. A cenoura tem um sabor mais doce, o que irá mascarar o gosto ácido da acerola.

Ingredientes:

  • 01 colher de sopa de cenoura ralada
  • 10 acerolas
  • 1 copo de água
  • 1 colher de sopa de açúcar branco ou mascavo.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Coe e adicione o açúcar.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email