Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita Caseira de Enxaguante Bucal

Os cuidados com a boca são fundamentais para a manutenção da saúde de todo o corpo. Afinal, ela é a porta de entrada para alimentos, mas também para microrganismos presentes no ambiente externo.

A higienização dos dentes, que fazemos com a escova e a pasta dental, podem não ser suficientes para acabar com bactérias e outros agente nocivos que estão presentes na boca. Por isso, é sempre recomendado o uso diário do fio dental e de enxaguantes bucais.

O antisséptico feito a base de pétalas de rosas, vinagre de maçã, alecrim, sávia e folhas de morango é uma excelente opção para quem quer manter a boca livre de microrganismos. O vinagre é um antisséptico natural capaz de acabar com bactérias e fungos que se alojam na cavidade bucal.

As pétalas de rosa e o alecrim também atuam como antissépticos, além de darem um sensação de refrescância após o uso. A sálvia, por sua vez, ajuda a clarear os dentes escurecidos pelo contato com substâncias pigmentadas, como café e refrigerantes.

Assim, a combinação de ingredientes naturais permite que você cuide dos seus dentes e de sua boca de forma menos agressiva. O ideal é seguir todas as indicações de preparo e de uso. Não se esqueça de consultar o dentista, periodicamente, para saber se existe algum problema mais sério a ser tratado.

Aprenda a fazer o antisséptico bucal caseiro

Enxaguante Bucal de Pétalas de Rosa

Ingredientes:

  • 5 colheres (sopa) de pétalas de rosa
  • 1 xícara (chá) de vinagre de maçã
  • 100 ml de água de rosas
  • 1 colher (sopa) de folhas de morango
  • 2 colheres (sopa) de alecrim
  • 4 colheres (sopa) de sálvia

Modo de Preparo:

Para fazer o enxaguante bucal, comece aquecendo o vinagre. No fogão ele deve ser levado ao fogo em uma panela, por cerca de três minutos ou até que levante fervura. No microondas esse tempo vai depender da potência do seu eletrodoméstico, mas é importante aguardar pela formação de bolinhas no fundo da tigela.

Depois que o vinagre estiver quente é hora de juntá-lo às pétalas de rosa, às folhas de morango, ao alecrim e à sálvia. Coloque tudo em um recipiente limpo com tampa e deixe descansar por 10 dias. Após esse tempo, coe a substância com um coador de pano novo, torcendo bem para extrair o sumo das folhas e das pétalas de rosa.

Em seguida, misture a composição com a água de rosas e coe novamente. Coloque em um vidro esterilizado com tampa, para usar diariamente, em bochechos.

Posologia: Sempre que for utilizar a receita, a recomendação é utilizar três colheres de enxaguante para  cada copo com água filtrada. Ambos os ingredientes devem ser dissolvidos para forma uma mistura homogênea.

Após a escovação adequada e o devido uso do fio dental, encha a boca com a mistura diluída, faça bochechos por várias vezes, até sentir a boca realmente limpa. Desta forma, além de manter a boca higienizada, você ainda ainda combate os microrganismos da cavidade bucal.

O procedimento é recomendado para todas as escovações, que devem ocorrer em um intervalo máximo de oito horas, garantindo uma boca limpa e saudável.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email