Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas de Pimenta

A pimenta é uma planta que possui um dos frutos mais adorados e utilizados na culinária brasileira. Entretanto, não é somente o Brasil que faz uso da pimenta em sua gastronomia. Essa especiaria está entre os ingredientes mais utilizados do mundo todo.

Utilizada desde a culinária antiga até a modernidade, há diversos tipos de pimenta. Por exemplo: Pimenta do reino, Pimenta verde, Pimenta dedo de moça, Pimenta branca e Pimenta malagueta. Cada uma dessas pimentas possui estratégias específicas de inclusão na gastronomia.

Veja nesse artigo como utilizar cada uma delas e três receitas deliciosas para uso da pimenta na sua dieta. Boa leitura!

Como usar a pimenta na culinária?

Como usar a pimenta na culinária?

Como usar a pimenta na culinária?

A pimenta do reino é indicada no preparo de carnes em geral. O ideal é salpicar moderadamente a pimenta do reino durante o cozimento das carnes. A pimenta do reino é forte e, por esse motivo, é importante dosar a quantidade e experimentar o resultado aos poucos, para garantir que seu prato não será arruinado pelo uso excessivo dessa pimenta.

A pimenta dedo de moça, uma das mais conhecidas entre os brasileiros, é amplamente utilizada durante o preparo de sopas e de pratos com aves, como frango ou pato. Idealmente, cozinhe a carne com os temperos desejados e deixe para adicionar a pimenta mais próximo ao fim do molho.

Assim como no caso da pimenta do reino, a pimenta dedo de moça também é bastante potente em seu sabor. Por esse motivo, modere na dosagem e experimente aos poucos, para garantir que o resultado final estará ao seu agrado.

A pimenta malagueta, branca e verde podem ser utilizadas diretamente no prato, sob moderação e gosto de cada um de forma individual.

As pimentas malagueta, branca e verde podem ser utilizadas ao longo do cozimento também. Entretanto, como sua potência não é tão acentuada como a pimenta do reino e a pimenta dedo de moça, é possível incluir a especiaria diretamente no prato.

Não se esqueça de experimentar as dosagens para não exagerar na dose.

Receitas com Pimenta

Veja aqui três receitas excepcionais para você fazer com pimenta:

  • Molho de pimenta
  • Geleia de pimenta
  • Queijo derretido com pimenta, oregãos e azeite

Receita de Molho de Pimenta

Molho de Pimenta

Molho de Pimenta

Ingredientes:

  • 12 pimentas frescas do tipo ardida (Exemplo: Pimenta dedo de moça ou Pimenta malagueta)
  • 1 dente de alho
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de vinagre branco ou de maçã

Modo de preparo: Descasque o alho. Adicione em uma panela de inox ou vidro as pimentas, o alho, o sal, o açúcar e o vinagre. Deixe ferver até que fiquem macios. Retire do fogo e deixe esfriar. Assim que a mistura estiver em temperatura morna, leve-a ao liquidificador e bata até que o creme esteja homogêneo. Após o procedimento, passe o molho em uma peneira e pressione-o com o auxílio de uma colher para retirar todas as sementes de pimenta.

Dica: Adicione mais vinagre para obter um molho com consistência mais líquida.

Como reservar: Guarde o molho de pimenta em potes limpos e tampados na geladeira.

Receita de Geleia de Pimenta

Ingredientes:

  • 1 quilo de maçã
  • 1 litro de água
  • 1 litro de suco de maçã cozida
  • 1/2 quilo de açúcar
  • 2 pimentas a seu gosto, preferencialmente dedo de moça ou malagueta
  • Vinagre ou limão

Modo de preparo do suco: Pique as maçãs, retirando sementes e cabo. Coloque as maçãs picadas em uma panela juntamente com 1 litro de água. Deixe cozinhar por cerca de uma hora, até alcançar o ponto para purê.

Dica para se certificar do ponto: Pegue uma colher da mistura fervida, espere esfriar e ponha a colher com a mistura em cima de álcool 92%. Se a mistura virar gelatina é porque está no ponto certo e a mistura já pode ser coada.

Após o suco estar pronto e antes de começar a geleia leve um prato ao congelador, que será utilizado ao fim da receita.

Modo de preparo da geleia: Separe no liquidificador um copo do suco de maçã e as pimentas. Bata a mistura. Leve ao fogo por 40 minutos a mistura batida, o açúcar e o restante do suco de maçã. A temperatura deve ser 100º C e é necessário que a mistura seja constantemente mexida durante o cozimento. Adicione vinagre ou suco de limão e mexa uma última vez. Quando a mistura levantar fervura está na hora do teste com o prato anteriormente congelado.

Dica para o ponto da geleia: Derrame um pouco da geleia na superfície gelada do prato. Se o doce enrrugar é porque o ponto está correto e pronto para ser armazenado.

Como reservar: Guarde a geleia de pimenta em frascos limpos e com tampas na geladeira.

Receita de Queijo derretido com pimenta, oregãos e azeite

Receita de Queijo derretido com pimenta, oregãos e azeite

Receita de Queijo derretido com pimenta, oregãos e azeite

Ingredientes:

  • 2 queijos secos
  • Oregãos / orégano
  • Pimenta preta
  • Azeite
  • Alho em pó
Modo de preparo: Corte a capa superior dos queijos secos e polvilhe com o alho, a pimenta preta e o orégano/oregãos. Regue com o azeite. Leve os queijos ao microondas por poucos minutos, até o interior começar a borbulhar.
Dica de ponto: O ponto ideal é encontrado quando o interior está cremoso e a camada de fora está seca.

O que achou dessas receitas de pimenta? Deixe um comentário e convide seus amigos a experimentarem essas delícias.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email