Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São as Causas do Inchaço na Barriga?

O inchaço na barriga é uma sensação bastante comum para quem tem problemas de digestão. Quando nosso estômago produz gases em excesso, ele se dilata, causando o inchaço e também dores. Além disso, outros fatores e doenças podem acabar fazendo com que a região abdominal fique mais dura e dolorida. Para que você possa entender um pouco mais sobre a barriga inchada, explicaremos alguns desses fatores.

Antes de fazer um autodiagnóstico procurando por informações na internet, sempre vale a pena procurar um médico que tem conhecimento do assunto. As causas de um problema de saúde podem ser essenciais para que uma doença seja adequadamente diagnosticada e não é simples assim para quem não tem experiência e estudo sobre o assunto. Assim, somente o especialista poderá dizer exatamente o que está causando o inchaço.

Abaixo, seguem alguns dos principais problemas associados à barriga inchada:

Causas da Barriga Inchada

Retenção de Líquidos: O nosso organismo precisa de líquidos para o funcionamento correto, mas alguns desequilíbrios podem fazer com que haja mais água nos vasos sanguíneos, causando o inchaço. Esse problema é conhecido como retenção hídrica e pode ser tratado com o uso de diuréticos que, em um primeiro momento, pode ser utilizado tratamentos naturais.

Prisão de Ventre: A prisão de ventre ou intestino preso também causa o inchaço na região abdominal. Nesse caso, o responsável é o intestino que não elimina de forma adequada aquilo que não aproveitamos dos alimentos consumidos. A barriga pode ficar dura, dolorida e bastante inchada nestes casos. O ideal para contornar o problema é uma boa alimentação, rica em fibras e com muita água.

Inchaço Abdominal

Veja o que pode estar causando o inchaço abdominal

Gases: A digestão normalmente gera gases, mas o problema pode ser agravado dependendo do tipo de alimento que consumimos e também das quantidades ingeridas. Tudo aquilo que fermenta durante a digestão das bactérias que povoam nosso intestino costuma causar gases. Se você tem esse problema com frequência, vale a pena consultar um médico para saber se o seu sistema digestivo está bem e também se alimentar melhor.

Ansiedade: A ansiedade faz com que criemos um hábito estranho e imperceptível: engolir ar. Em dias mais estressantes tendemos a engolir grandes quantidade de ar, o que causa não só a barriga inchada como outros problemas como enjoo e dor abdominal. Nesse caso, a dica é apostar em chás digestivo com efeito calmante, como a hortelã e a camomila.

Intolerância à Lactose: A ingestão de lactose por quem tem intolerância leva à produção excessiva de gases, além de dores e diarreia. Se você tem tido esses sintomas com frequência e costuma consumir leite e seus derivados, procure um médico para saber se é realmente esse é o seu caso. A solução fica por evitar derivados do leite e alimentos que o contenham como ingrediente ou, pelo menos, utilizar leite sem lactose.

Doença Celíaca: A doença celíaca, causa pela dificuldade do organismo em digerir o glúten contido, principalmente, em cereais e derivados, também tem como sintoma o inchaço na região abdominal. Evitando os carboidratos que contém o glúten, o problema pode ser totalmente controlado.

Menstruação: Antes de menstruar, é muito comum que as mulheres sintam a região abdominal inchada. Isso ocorre por causa dos processos hormonais típicos do ciclo menstrual. Depois de alguns dias a barriga volta ao normal sem nenhuma referência ao problema anterior. Observe se este é seu caso.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email