Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O Que é Íngua? Quais os Sintomas e Tratamento?

Você já teve uma íngua? Esse é o nome popular dado às adenites. Esse problema é caracterizado pelo aumento dos gânglios linfáticos, que todos nós temos sob a pele. Quando ocorre uma infecção no organismo, esses gânglios se tornam maiores porque os linfonodos ficam inflamados. Os lugares mais comuns onde as ínguas aparecem são a virilha, o pescoço e as axilas. No entanto, é possível que elas surjam em qualquer parte do corpo.

A causa principal da íngua é sempre um processo inflamatório, que pode ser grave ou agudo. Elas indicam que o nosso sistema imune está reagindo a algo. Por isso, vale a pena procurar um médico quando a adenite parece, pois pode haver uma doença surgindo sem ainda ter mostrado seus sintomas. Porém, podemos tratar as ínguas com remédios caseiros, com argila, eucalipto ou mesmo gengibre. Confira abaixo.

O que é a íngua?

As ínguas, como mencionado, são caroços ocasionados pelo aumento dos gânglios linfáticos. Esse aumento ou inchaço são casados por inflamações na região em que acontecem. Assim, de um modo geral, a íngua aparece em um local próximo ao da inflamação. Estes caroços podem ou não serem dolorosos.

Se você está com um linfonodo aumentado na região do pescoço, o mais provável é que sua origem seja um problema de garganta. O inchaço quase sempre é dolorido e pode ser mole ou consistente. O tamanho também pode variar.

As ínguas costumam desaparecer após algum tempo ou quando a infecção é tratada. Se você observar que o problema persiste, é hora de procurar um médico, pois esse caroço pode indicar outros problemas que exigem tratamento médico.

Linfonodos que causam a íngua

Linfonodos que causam a íngua

Sintomas da Íngua

O principal sintoma da íngua é a formação de um pequeno caroço dolorido em locais diversos como atrás da orelha, na nuca, na virilha, nas axilas o na parte posterior do joelho. Ao apalpar a região, é comum sentir mais dor. O local também pode ficar vermelho e levemente quente. Como a íngua é indicativa de inflamação, ela pode vir acompanhada de febre.

Esses carocinhos normalmente duram de 3 a 30 dias. Porém, se a causa for um problema mais sério, a íngua pode persistir por mais de 1 mês. Algumas doenças também podem causar adenite em bebês. Elas desaparecem após cerca de 1 semana, quando o problema for devidamente tratado.

Tratamento da Íngua

Para tratar a íngua em si não existe nenhum tipo de remédio específico. Ela vai sumir naturalmente se as causas forem controladas. Por exemplo, se a infecção for tratada com algum remédio. Por isso, o ideal é tratar a íngua como um sintoma e procurar o médico para saber o que está fazendo com que os linfonodos aumentem.

Em resumo, a íngua sempre irá desaparecer se a inflamação for tratada. Se você está, por exemplo, com dor de garganta e uma íngua surge, o uso do antibiótico ou anti-inflamatório será suficiente para acabar com o carocinho. O mesmo vale para íngua causada por dor de dente. O tratamento odontológico adequado irá fazer com que ela desapareça.

Podemos tratar as ínguas com remédios caseiros, como chás, compressas e outros tratamentos. Normalmente são utilizadas ervas e outros recursos com propriedades anti-inflamatórias. Confira algumas opções abaixo.

Compressa de Argila com Cebola: Este tratamento é ideal, pois os ingredientes possuem propriedades antissépticas e antimicrobianas. Ainda, a cebola potencializa o sistema imunológico. Os ingredientes são:

  • 2 colheres de argila
  • Água morna
  • 1/2 cebola ralada
  • Gaze ou algodão

Misture os ingredientes em um recipiente de vidro, fazendo uma pasta homogênea. Depois, aplique esta pasta por cima da íngua. Cubra-a com a gaze, deixando por aproximadamente 30 minutos. Esta compressa deve ser feita de três a quatro vezes por dia.

Chá de Eucalipto: O eucalipto é uma planta depurativa. Ou seja, ela ajuda a limpar e purificar o sangue, eliminando a infecção que está ocasionando a íngua. Utilize:

  • 2 colheres de folhas de eucalipto
  • 1 litro de água

Ferva a água. Depois, a deposite em cima das folhas de eucalipto, em um recipiente de vidro. Deixe de repouso por cerca de 5 minutos e beba o chá, sem adoçar.

Chá de Gengibre: O gengibre é conhecido por suas inúmeras propriedades, inclusive a anti-inflamatória. Este chá é ideal para amenizar e até mesmo acabar com as infecções que ocasionam as ínguas. Os ingredientes são:

  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 litro de água

Ferva a água juntamente com o pó de gengibre. Caso queira, pode-se coar para eliminar resquícios do pó. Porém, pode-se também apenas beber o chá após ele amornar.

Receitas e Naturais em seu email