Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Esporão do Calcâneo? Quais são os Tratamentos Naturais?

Um dos principais motivos de queixas para os ortopedistas são dores no calcanhar. E, as dores no calcanhar são o principal sintoma do esporão. O problema se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular – localizados na região plantar dos pés. Essa calcificação se assemelha à espora do galo, de onde vem o nome da doença.

No entanto, a dor não é provocada pelo esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim pela inflamação do tendão e da fáscia. Assim, o uso de anti-inflamatórios, combinado com tratamento fisioterápico é a melhor forma de amenizar as dores causadas pelo esporão. Existem também outros métodos utilizados para tratar o esporão, como as compressas e também escalda pés. Confira abaixo.

O Esporão

As mulheres são mais atingidas pelo esporão, principalmente as com idade entre 40 e 50 anos. No Brasil, cerca de um milhão de pessoas buscam tratamento médico para dores no calcanhar todos os anos. Na maior parte dos casos, a dor é sintoma de uma fascite plantar (inflamação na fáscia), que pode ou não vir acompanhada do esporão.

Geralmente, a calcificação acontece em decorrência de um desgaste do tendão calcâneo. Por isso, as principais causas do esporão são atividades físicas, como corrida e caminhada, sobrepeso, uso de sapatos desconfortáveis e também longos períodos em pé.

Os esporões são calcificações dos tecidos inflamados.

Saiba como evitar os esporões calcâneos, uma calcificação dos tecidos.

Como mencionado, o calcâneo é o osso de maior tamanho presente nos nossos pés. Assim, ele também é o osso mais desgastado e que suporta nosso peso. O esporão é uma protuberância óssea presente na sola do pé ou próxima ao tendão de Aquiles. Ele decorre devido a inflamações no osso calcâneo e nos tendões, ocasionando à calcificação dos tecidos.

Para evitar os esporões, evite usar saltos muito altos ou calçados que sejam desconfortáveis para os seus pés. Opte por calçados macios, confortáveis e que não deixe a passada torta. Caso você participe de esportes, utilize os calçados adequados para eles. Para corrida, use tênis com molas e que suavizem as passadas.

Tratamentos

Estudos revelam que 80% dos pacientes que sofrem com o esporão deixam de sentir dores no calcanhar após algumas semanas de tratamento médico. Como dissemos, os especialistas recomendam os exercícios de fisioterapia e medicação para inflamações. São raros os casos em que a cirurgia para remoção do esporão é necessária.

Inicialmente, os esporões podem ser tratados com gelo no local e repouso. Assim, evita-se o desgaste ainda maior e o agravamento dos problemas. Ainda, no começo, tente andar descalço sempre que possível em terrenos regulares, para que o seu pé se estenda e também alongue.

Além disso, outras opções de tratamento logo no início do esporão são outros tipos de alongamentos. Como por exemplo, alongas as panturrilhas, e também a planta dos pés, estendendo os dedos por 20 minutos todos os dias.

Chá de Sucupira: Uma boa dica para quem não consegue se livrar das dores constantes é o chá de sucupira ou a tintura preparada com as sementes da planta. É comprovado que a sucupira conta com substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, que podem amenizar a dor e contribuir para o tratamento da fascite plantar.

Compressa de Espinafre: Pode-se também preparar uma compressa de espinafre, pois as substâncias zeaxantina e violaxantina ajudam a amenizar a dor. Utilize 10 folhas de espinafre e as amasse, depositando em cima do esporão e passando um pano limpo por cima, ou mesmo uma atadura.

Tintura de Abacate: A tintura de abacate é muito fácil de ser preparada, e são necessários apenas três ingredientes. São eles 1 caroço de abacate, 500ml de álcool e 4 pedras de cânfora. Deposite o álcool e a cânfora, além do caroço de abacate ralado, em um recipiente de vidro. Para aplicar, embeba um pano limpo na tintura e coloque no esporão.

Escalda pés com sais: Para esse tratamento de escalda pés é necessário utilizar os sais de Epsom. Eles contém sulfato de magnésio, e são encontrados nas farmácias e outras lojas de produtos naturais. Utilize duas colheres de sais e água morna para realizar o escalda pés.

Receitas e Naturais em seu email