Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Candidíase – O que é e Quais São os Tratamentos Naturais?

A candidíase é uma doença muito comum entre as mulheres, e quase todas já ouviram falar nesse problema. Mesmo que nunca tenham passado por isso, com certeza conhecem alguém que já teve ou já leu sobre a doença em algum lugar.

Mas você sabia que os homens também podem sofrer com a candidíase? As mulheres estão mais suscetíveis à infecção, mas os rapazes não estão livres da doença. A monilíase, como também é conhecida, é causa por fungos, sobretudo a Cândida albicans. Eles se alojam no períneo e nas regiões inguinal e perianal, causando a infecção. Vamos saber mais sobre esta doença e quais são os tratamentos naturais que podem ser utilizados para trata-la.

A Doença

Como dito, a candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. Este fungo faz parte, naturalmente, da flora vaginal, e por isso sempre será encontrado, em pequena quantidade, no corpo feminino. Porém, a proliferação exacerbada deste fungo causa a infecção chamada candidíase.

Esta proliferação pode acontecer por diversos motivos, como imunidade baixa, falta de higiene, proporcionando um ambiente para o fungo se multiplicar, dentre outros.

Os sintomas da doença são diferentes entre homens e mulheres. Nas pessoas do sexo feminino é comum sentir coceira na vagina, ter corrimento branco espesso, ardência e dor ao urinar e incômodo durante as relações sexuais.

Utilize o chá de uva-ursina para inibir a candidíase.

O chá de uva-ursina é ótimo para inibir a reprodução do fungo causador de candidíase.

Já nas pessoas do sexo masculino, os principais sintomas são manchas avermelhadas no pênis, inchaço na região atingida, coceira, lesões em forma de pontos.

Como Evitar?

Alguns hábitos simples podem prevenir o aparecimento da candidíase. Jamais faça sexo sem camisinha, pois a infecção pode ser transmitida através do contato íntimo.

Também, mantenha uma boa higiene na região íntima, lavando diariamente com sabonete e água e enxugando bem com uma toalha limpa. Não é necessário o uso de sabonetes íntimos, mas se desejar pode usar, não ultrapassando uma vez ao dia, pois o excesso de uso pode retirar a proteção natural da vagina.

Evite o uso de absorventes internos e de protetores absorventes diários. Ademais, sempre dê prioridade para dormir sem calcinha, deixando a região íntima respirar. Não use roupas muito justas nem de material sintético, pois isso deixa a área íntima mais úmida e favorece a proliferação do fungo. Dê preferência para papeis higiênicos sem cor ou perfume.

O surgimento da candidíase está associado à baixa imunidade, ingestão de medicamentos, diabetes e alergias. Caso a infecção se torne recorrente, ou seja, mais de um episódio no mesmo ano, é preciso procurar um médico que possa avaliar com cuidado o que pode estar causando o problema. É importante lembrar também que as mulheres devem ir ao ginecologista com regularidade.

Quais são os tratamentos naturais para combater a candidíase?

Vinagre: O vinagre ajuda a regular o pH da região íntima e, por isso, pode controlar a proliferação de fungos que causam a candidíase.

Misture 4 colheres (de sopa) de vinagre de maçã em ½ litro de água morna. Depois de lavar a região normalmente, faça um banho de imersão por cerca de 20 minutos. Depois enxágue com água morna e seque bem com uma toalha limpa antes de se vestir.

Iogurte Natural: Um ambiente ácido é ideal para a proliferação dos fungos. E, o iogurte natural, é um ingrediente que, se inserido na vagina, diminui os níveis de acidez.

Utilize uma embalagem de 125 g de iogurte natural e também uma seringa sem agulha ou um absorvente interno. Então, caso for utilizar a seringa, introduza o iogurte na sua vagina duas vezes ao dia, durante três dia. Se utilizar o absorvente interno, embeba o absorvente no iogurte e depois o insira na vagina. Deixe-o por cerca que 3 horas e depois o retire.

 Chá de uva-ursina: O chá de uva-ursina pode ser benéfico para as mulheres, mas é ainda mais interessante para os homens, tratando a candidíase masculina. Ele diminui a reprodução da Candida Albicans.

Use uma xícara de água quente e duas colheres de sopa de uva-ursina. Coloque as folhas na água quente e deixe por cerca de 5 minutos. Coe a mistura e depois consuma durante o dia.

Receitas e Naturais em seu email