O que é Ansiedade?
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra ansiedade pode ter dois significados:
- Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
- Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.
Como podemos observar, ambos os sentidos estão relacionados ao anseio ou à espera. Descrita dessa forma, a ansiedade é um sentimento comum a todas as pessoas, que podem ficar mais ou menos ansiosas em algumas situações cotidianas. Porém, existem os distúrbios de ansiedade, ou seja, quando essa sensação deixa de ser corriqueira e passa a interferir de forma negativa na vida da pessoa.

Ansiedade
Os Distúrbios de Ansiedade
Nem sempre é fácil perceber quando a ansiedade deixa de ser algo normal para se tornar um problema de saúde. Vejamos os principais sintomas dos diferentes tipos de distúrbio:
- Transtorno da Ansiedade Generalizada – é caracterizada pela irritação, dificuldade de concentração, tensão e preocupação constante, normalmente com duração superior a 6 meses;
- Síndrome do Pânico – taquicardia, falta de ar, sensação de morte e medo intenso são os sintomas mais característicos da doença;
- Agorafobia – é marcada pela sensação de pânico em espaços abertos e o medo de sair de casa;
- Fobia Social – como o próprio nome indica, é o medo de conviver com outras pessoas causado pelo sensação de que elas estão observando e julgando seus atos.
Diagnóstico e Tratamento
Todos esses males têm tratamento, desde que o paciente procure um bom profissional. Muita gente ainda pensa que psiquiatra é médico de louco, mas ele é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar esses distúrbios que pode acometer qualquer pessoa. Além do uso de medicação, é importante que a pessoa procure outras formas de tratamento, que ajudem a controlar a ansiedade, como a psicoterapia, por exemplo. O uso de ervas e chás calmantes também pode ser benéfico, mas eles dificilmente darão conta de solucionar sozinhos os sintomas mais graves da ansiedade.