Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Principais Causas da Dor de Cabeça?

A dor de cabeça não é uma doença, mas sim um sintoma manifesto de que algo não vai bem em seu organismo. Isso que dizer que ela é apenas um sinal que o corpo dá de que algo não anda muito bem. De um modo geral, podemos elencar diferentes causas para a dor de cabeça e o tratamento da cefaleia pode variar dependendo do fator desencadeador.

Para que você conheça um pouco mais sobre as causas, listamos as principais, bem como suas características. Lembre-se que o diagnóstico médico é fundamental e, caso as dores de cabeça sejam frequentes, um acompanhamento com especialista é indispensável a fim de encontrar os reais motivos por trás do incomodo.

Principais Causas da dor de cabeça

Tensão: A dor de cabeça tensional é causada pela tensão muscular na região da cabeça e do pescoço. Ela é um dos tipos mais comuns e geralmente está associada ao estresse e à ansiedade. A dor, quando a causa é a tensão, costuma ser mais intensa nas têmporas e parece aliviar quando o local é pressionado.

Calor: Outro fator que pode causar dor de cabeça é o calor. Em dias mais quentes, principalmente quando no expomos ao sol, os vasos sanguíneos cerebrais podem se dilatar com facilidade, causando dores. Outro problema ligado ao calor é a desidratação, que também é causadora de dor.

Dor de Cabeça

A dor de cabeça é um problema bem incômodo

Problemas de Visão: Várias pessoas que reclamam muito de dores de cabeça estão, na verdade, com problemas de vista. Eu mesma sofri com as dores até descobrir que o meu problema era o astigmatismo. Nesse caso, a dor é causada pelo esforço que fazemos para enxergar. Geralmente ela aparece em cima dos olhos, próximo às sobrancelhas. O próprio globo ocular também pode dor por causa do esforço.

Noite Mal Dormida: A insônia ou mesmo uma noitada na rua também podem desencadear a dor de cabeça. O corpo precisa das horas de sono para descansar e funcionar normalmente. Quando isso não acontece, por qualquer motivo que seja, vários problemas podem surgir, incluindo a cefaleia.

Alimentação: Existem alimentos que podem fazer com que a cabeça doa, mas essa relação não é direta. Em casos de enxaqueca ou de algum tipo de intolerância, as substâncias contidas em alguns alimentos pode causar a dor. Entre eles estão os adoçantes, temperos industrializados (à base de glutamato monossódico), frituras, refrigerantes, café, chás, alimentos que contenham glúten e derivados do leite.

Para descobrir se algum deles está causando suas dores, anote o que você comeu sempre que tiver dor de cabeça e depois compare os itens que se repetem na lista.

Jejum: Os alimentos podem causar dor de cabeça e a falta deles também. Ficar muitas horas sem comer nada é uma forma eficiente de se conseguir uma cefaleia. O problema normalmente acontece por causa da hipoglicemia, ou seja, baixa de glicose no sangue. Se a cabeça doer, é sinal de que o organismo já está sofrendo bastante com a falta de alimentação.

Bruxismo: Esse é um problema comum, mas nem sempre notado. Ele ocorre quando a pessoa trava as mandíbulas ou range os dentes durante o sono. Esse travamento pode causar inflamações no maxilar e, consequentemente, dores de cabeça. Para amenizá-lo, é preciso usar uma proteção nos dentes ao dormir, indicada pelo dentista.

Sinusite: A dor de cabeça e a dor no rosto são sintomas da sinusite devido às inflamações nos seios da face. Com as cavidades doloridas, inflamadas e cheias de secreção, diferentes partes da cabeça podem doer. A dor aparece na região da testa, bochechas e na parte posterior da cabeça. Ela pode ser sentida internamente se você bater levemente com os dedos nesses locais. Além da dor, a sinusite vem acompanha de sintomas respiratórios.

Açúcar e Café

Açúcar e café podem ser a causa da dor de cabeça

Açúcar: Já falamos dos alimentos, mas dois deles merecem atenção especial: o açúcar e o café. Quando consumimos muito doce, os níveis de glicose sobem e descem rapidamente – os chamados picos glicêmicos. Para regular essa oscilação, o organismo produz uma substância chamada catecolamina, que causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos.

Café: Já no consumo do café, o principal problema é a cafeína. Por isso, outros alimentos que contêm o estimulante, como chás, chocolate e guaraná também devem ser evitados. A a cafeína atua diretamente nos vasos sanguíneos do corpo e do cérebro, causando dores de cabeça em pessoas mais sensíveis. Algumas pessoas relatam cefaleia devido à falta de café, o que se explica como uma reação de abstinência pelo vício da cafeína.

Enxaqueca: A enxaqueca é um problema de saúde que tem como sintoma principal a dor de cabeça, ainda que existam raros casos de enxaqueca sem a dor. As causas da enxaqueca não são bem conhecidas pela medicina, mas sabe-se que sua origem é neurológica. A dor de cabeça da enxaqueca costuma se concentrar em um dos lados da cabeça e é pulsante.

Além da dor, a pessoa pode sentir enjoo, tonteira, dificuldade para enxergar e sensibilidade à luz.

Cheiros Fortes: Os cheiros muito fortes, como os de produtos químicos, perfumes e substâncias de limpeza são outra causa de cefaleia. Esses cheiros ativam células presentes no interior da narina que estão associadas a sensação de dor. A reação pode acontecer ou não, dependendo da sensibilidade do organismo de cada um. Em pessoas com predisposição para a enxaqueca, o odor forte pode ser a origem da crise.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email