Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O Frio Causa Gripe? Qual diferença entre gripe, resfriado e friagem

Muita gente ainda se pergunta qual a diferença entre gripe e resfriado. A primeira coisa a se entender é que ambos são causados por algum tipo de vírus. No entanto, os sintomas das infecções por estes vírus são de intensidades diferentes. Enquanto o resfriado é mais brando, a gripe é forte, deixa a pessoa de cama e pode matar.

Popularmente, quando a pessoa espirra, está com coriza, logo se diz que está gripada. É uma banalização do termo. E essa confusão causa prejuízos a saúde da população que evita tomar vacina contra a gripe por acreditar que a gripe é algo bobo de fácil tratamento.

O que é Gripe?

A Gripe é uma doença séria, seu nome verdadeiro é Influenza. Existem alguns tipos de vírus Influenza e o mais conhecido deles é o H1N1. A cada ano surge uma nova mutação do vírus que ainda não estamos imunes, por isso a importância da vacinação preventiva.

Outro mito é dizer que a vacina da gripe causa gripe. É impossível, uma vez que a vacina é feita com vírus inativado. O que acontece é que a vacina protege cerca de 3 a 4 tipos de vírus diferentes e existem muito outros, então a pessoa se protegeu de alguns que estejam circulando, mas não de todos. Mas tenha certeza, de que a vacina de protege dos mais fortes e perigosos.

O melhor tratamento para a gripe é o repouso e a hidratação. Devido às fortes dores musculares é recomendado algum remédio analgésico para alívio dos sintomas que vão muito além de nariz escorrendo e espirros. A gripe causa febre alta, dores pelo corpo e uma indisposição incapacitante.

E o Resfriado?

O Resfriado é um tipo de vírus dos muitos que existem; cerca de 200 tipos. Ele causa sintomas semelhantes à gripe, mas na maioria das vezes muito mais leves e de menor duração. Além do mal estar não ser incapacitante, ou seja, a pessoa é capaz de sair para trabalhar, apesar de um pouco de incômodo.

A melhor forma de curar um resfriado rapidamente é ingerir bastante líquidos e fazer lavagem nasal com soro fisiológico. Evitar o acúmulo de secreções, para que não gere um cultura de bactérias.

A Friagem causa gripe ou resfriado?

gripe e resfriado friagem

MAnter-se agasalhado pode evitar problemas nas vias respiratórias e gripe e resfriado

E a friagem? É verdade que o choque térmico causa gripe? Muita gente diz ser mito que abrir uma geladeira com o corpo quente cause algum tipo de resfriado, uma vez que essas doenças estão relacionadas a algum tipo de vírus.

Há quem diga que no frio adoecemos mais não pela temperatura em si, mas devido ao fato de ficarmos em locais fechados, como por exemplo dentro de um ônibus coletivo com as janelas fechadas. Mas será mesmo que a mudança de temperatura não causa nenhum tipo de reação no corpo?

Será que deixar de nos agasalhar vai nos causar um resfriado?

A questão de adoecer por ter ficado no sereno, ou ter dormido sem cobertas é que nosso sistema respiratório funciona melhor com ar aquecido. O nariz que é a porta de entrada do ar em nosso corpo tem como função aquecer, umidificar e filtrar o ar, ou seja, ele é uma importante barreira de defesa do nosso organismo. Pois dentro dos pulmões a temperatura é de 37 graus. Então, quando a gente está em um ambiente muito frio, como forma de defesa, o nariz escorre para deixar a mucosa mais úmida e entope para manter as vias aéreas aquecidas, como quando a gente fecha a casa para evitar o vento frio de entrar.

O nariz aquece a mucosa a partir de um mecanismo do sistema nervoso periférico que faz dilatar os vasos, aumentando então o fluxo sanguíneo. Aquecer todo o corpo, com agasalhos e meias é importante, pois o aquecimento de toda a área corporal faz o sistema nervoso melhorar o fluxo sanguíneo no nariz. Mas quando o frio é intenso é importante tampar a entrada do ar nas narinas ajudando que ele entre numa temperatura mais adequada.

O ar frio é irritante e pode causar reações principalmente em bebês e naqueles que já tem suas vias aéreas mais sensíveis, como os asmáticos. Qualquer mínima mudança de temperatura já pode provocar esse processo, até mesmo mudanças de 2 a 3 graus. Lugares climatizados, com ar condicionado e tempo seco pioram ainda mais a situação. Portanto, é sempre importante evitar as mudanças bruscas de temperatura.

No caso de bebês todo cuidado é pouco ao tirar eles debaixo das cobertas para trocar as fraldas ou tirar da cadeirinha de dentro do carro, onde as costas podem ficar até mesmo super aquecidas e saírem em um local com vento.

Então, que fique claro, o frio em si não causa gripe ou resfriado mas pode causar irritação nas vias áreas, tanto nariz quanto garganta. Aumenta a coriza e a sensação de garganta arranhando. Portanto é melhor seguir o conselho da sua avó e sempre levar um agasalho e tomar um chá quente para aquecer o corpo.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email