Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Mãos Formigando e Dormentes: O que pode ser? Como tratar?

O formigamento é causado quando há uma alteração fisiológica da região afetada. Por exemplo, quando um nervo é pressionado ou ocorre uma falta de sangue na região do corpo, este sintoma aparece, de forma momentânea. Na maioria das vezes essas sensações são passageiras e não despertam grandes preocupações.

O formigamento mais sério, normalmente acontece juntamente com outros sintomas como, por exemplo, a dormência que é descrita como a perda da sensibilidade da região do corpo afetada. Entretanto essas sensações, apesar de serem momentâneas, podem ser causadas por uma má postura ou serem sintomas de doenças mais graves, como hipertensão e diabetes.

Por causa disso, é sempre importante prestar atenção nos sinais que o corpo nos dá quando algo não está certo. No post de hoje vamos conversar sobre a sensação de formigamento, saber suas prováveis origens e como tratar esse sintoma. Confira!

A Sensação de Formigamento

Algumas partes do nosso corpo estão mais suscetíveis a essas sensações, tais como mãos, braços, pés e pernas. Isso acontece porque são áreas que podem ser facilmente afetadas, seja dormindo em cima durante a noite de sono ou cruzando a perna por um longo período de tempo, por exemplo.

Em relação a formigamento e dormência das mãos, a doença mais conhecida é a do Túnel Do Carpo, que acomete, principalmente, mulheres na faixa dos 40 anos de idade. Essa doença é causada devido a compressão dos nervos que estão no punho.

formigamento

Dormência nas Mãos: Como tratar?

Hoje em dia é muito frequente que esforços repetitivos em certas profissões que utilizam os dedos, torne essa doença frequente em homens e pessoas mais jovens também. Pianistas e pessoas que passam a maior parte do tempo em computadores podem desenvolver a doença facilmente.

Dormência e formigamento em dedos específicos podem dar sinal a um outros tipos de doenças e aqui temos acesso à alguns exemplos:

Sentir esses sintomas nos dedos indicador, polegar e médio pode indicar o surgimento da síndrome do túnel do carpo, que foi citada anteriormente.
Para tratamento: os médicos recomendam o uso de talas durante o sono e que seja feita uma fisioterapia para correção de postura, além de evitar algumas atividades de forma excessiva, tais como: digitar sem apoio para o braço, lavar roupas a mão e torcê-las e dirigir moto, são alguns exemplos.

Sentir esses sintomas nos dedos mindinho ou anelar pode sugerir que esteja ocorrendo a compressão do nervo presente no cotovelo. Essa compressão reflete nas mãos os sintomas como formigamento e dormência.
Para tratamento: Uma forma de amenizar é evitar atividades e posições que necessitem de ficar com cotovelo dobrado por longos períodos de tempo e corrigir a postura.

Formigamento e dormência ao longo do dia e sem nenhum motivo aparente, geralmente se iniciando nas pontas do dedo e migrando para palma e dorso da mão pode sugerir doenças mais graves como diabetes, alterações na tireoide ou sinal de doenças neurológicas como enxaqueca ou AVC (acidente vascular cerebral).

Em mulheres, as alterações hormonais podem deixá-las mais suscetíveis a esses sintomas. Gravidez, menstruação, menopausa, são exemplos das alterações que ocorrem ao longo da vida.

Para a cura desses sintomas é necessário tratar o que está causando a dormência e formigamento. Por exemplo, se a causa é diabetes, é necessário o uso de medicamentos para controlar a glicemia. Em casos de LER (Lesão por esforço repetitivo), médicos costumam indicar o uso de medicamentos analgésico e anti inflamatórios. Correção da postura e fisioterapia são indicados em alguns casos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email