Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Alergia nos Olhos- Quais são os Sintomas? Como Tratar e Prevenir?

Os olhos são órgãos importantíssimos, mas nem sempre tratados com a devida atenção. Exceto quando ocorrem problemas que interferem diretamente na visão, quase nunca observamos se está tudo bem com a saúde dos nossos olhos.

Existem problemas pequenos, como as alergias, que podem causar desconforto e até mesmo dificuldade para enxergar. Geralmente, as reações alérgicas podem ser tratadas facilmente, desde que se sigam algumas recomendações bem simples.

As alergias oculares afetam as estruturas dos olhos e também das redondezas, como as pálpebras. Estes problemas ocasionam coceira, vermelhidão, inchaço, dentre outros sintomas muito incômodos. Para prevenir as alergias, deve-se limpar sempre os olhos com água corrente, não passar as mãos sujas nos olhos, etc. Ainda, é possível utilizar alguns tratamentos caseiros muito efetivos.

O que são as alergias oculares?

Na maior parte das vezes, as alergias oculares são causadas por agentes bastante comuns no cotidiano das pessoas. Substâncias como poeira, ácaro, pelos, pólen e mofo, quase sempre presentes no ar, podem entrar em contato com os olhos, levando a uma reação alérgica. Como os olhos são bastante sensíveis, pessoas que nunca tiveram esse tipo de reação podem manifestá-la em algum momento da vida por diferentes razões.

A alergia nos olhos é chamada de conjuntivite alérgica. Apesar os sintomas serem semelhantes, ela não é causada pela presença de vírus, como nas conjuntivites contagiosas. O problema também não deve ser confundido com a blefarite, que tem origem na presença de bactérias na região dos olhos. A melhor maneira de distinguir esses problemas é consultando um oftalmologista quando qualquer sinal estranho surgir.

Os sintomas da conjuntivite alérgica podem variar conforme a intensidade da reação. Os principais indicativos do problema são coceira na região dos olhos, vermelhidão, lacrimejamento involuntário, inchaço nas pálpebras e sensibilidade à luz.

Conjuntivite Alérgica

Vermelhidão e lacrimejamentos são sintomas da alergia ocular

Quando esses sintomas aparecem, um médico sempre deve ser consultado porque existem casos graves de alergia ocular. Se o problema atingir as córneas, a pessoa pode ficar com baixa de visão permanente.

Como evitar as alergias?

Medidas simples adotadas no cotidiano podem evitar o aparecimento de alergias. Por exemplo, sempre deixe sua casa limpa e livre de poeira, para que estas partículas não entrem nos olhos. Também, os cômodos devem ser arejados e receber luz do sol para impedir a proliferação de ácaros, e os bichos de pelúcia, cortinas, carpetes e outros objetos que podem acumular alérgenos devem ser mantidos distantes das pessoas que já tenham alergias.

E, coçar os olhos com frequência pode fazer com que levemos microrganismos para a região, então, é preferível evitar este hábito. Prefira usar o aspirador ou um pano úmido para limpar a casa, porque a vassoura espalha poeira, e as roupas de cama devem ser higienizadas com água quente e secas ao sol.

Ademais, evite usar roupas que foram guardadas por muito tempo, use máscara, óculos de proteção e luva ao manusear livros antigos e documentos e, caso tenha ar condicionado em casa ou no trabalho, certifique-se de o filtro esteja sempre limpo.

Quais os tratamentos naturais?

Felizmente, existem alguns tratamentos naturais que podem auxiliar na cura das alergias nos olhos. E, eles são extremamente efetivos e podem ser muito bem utilizados, até mesmo em casos mais incômodos.

As compressas de camomila são as mais comuns, visto que são fáceis de serem preparadas e também dão ótimos resultados. Basta preparar um chá de camomila mais concentrado, deixá-lo esfriar e depois molhar um maço de algodão no líquido. Coloque o maço por cima das pálpebras durante alguns minutos, três vezes ao dia.

A eufrásia é uma outra planta que diminui a vermelhidão dos olhos, inchaço, ardor e outros sintomas ocasionados pelas alergias. Basta preparar a infusão com eufrásia, utilizando 5 colheres das partes aéreas da planta e 250 ml de água. Pode-se fazer também um compressa e aplicá-la os olhos.

Ademais, uma ótima opção é preparar uma solução ocular com calêndula, sabugueiro e eufrásia. Esta plantas promovem efeitos anti-inflamatórios, calmantes e curativos. Basta usar 250 ml de água e 1 colher de cada erva mencionada.

Receitas e Naturais em seu email