Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como acabar com a prisão de ventre?

A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é um quadro médico caracterizado pela falta de evacuação e dificuldade apresentada nesta. É importante ressaltar que não existe um padrão definido de quantas vezes devemos ir ao banheiro por semana, pois este número varia de 3 a 12 vezes, Tudo depende da sua alimentação e rotina. Porém, é considerada prisão de ventre quando a pessoa vai 2 ou menos vezes durante a semana e tem que realizar muito esforço para evacuar.

Muitas podem ser as causas da constipação. As mais comuns são a falta de fibras na alimentação, pouca ingestão de líquidos, consumo de alimentos industrializados e sedentarismo. Situações não rotineiras também podem acarretar a prisão de ventre, como a gravidez, ansiedade, depressão, doenças do cólon e reto.

A prisão de ventre é um problema incomodo e alarmante que aflige boa parte da população brasileira. Já foi mostramos aqui no blog algumas dicas para prevenir esta complicação, mas hoje daremos dicas para você que esta sofrendo de intestino preso acabar com este problema agora.

Os tratamentos citados aqui são eficazes mas recomendados apenas para crises pontuais de prisão de ventre, portanto não devem ser usados de forma contínua, sendo preferível uma mudança de hábitos para a prevenção deste problema. Ficou interessado? Então confira como tratar a prisão de ventre.

Quais tratamentos pode-se utilizar?

Massagem: Uma solução simples e rápida para aliviar a prisão de ventre é a massagem abdominal que deve ser feita na região logo abaixo do umbigo, no sentido da direita para a esquerda, fazendo um movimento de pressão como se estivesse empurrando as fezes para o lado esquerdo.

Quando chegar perto do osso do quadril do lado esquerdo, deve-se realizar a massagem, a partir deste ponto, no sentido para baixo em direção à virilha. Você mesmo pode fazer esta massagem deitado na cama ou até mesmo sentado.

prisao de ventre

A prisão de ventre pode ser realmente um incomodo

Chá de Cáscara Sagrada: Uma ótima opção também é o chá de Cáscara Sagrada. A planta, cujo nome científico é Rhamnus purshiana D.C, pode ser facilmente encontrada em comércios de produtos naturais e feiras, sendo de grande valia para o tratamento da prisão de ventre, pois possui um efeito laxante que promove a evacuação. Para fazer o chá, precisa-se de

  • 1 colher (chá) de cáscara sagrada;
  • 1/2 colher (chá) de raia de gengibre fresca ou seca;
  • 1/2 colher (chá) de sementes de erva-doce;
  • 1/2 litro de água;

Coloque a cáscara sagrada, o gengibre e a erva-doce na água e deixe ferver cerca de 10 minutos. Depois, deixe repousar por mais 10 minutos. Em seguida é só coar, adoçar com mel e beber 250 ml antes de deitar e 250 ml ao acordar.

Suco de Mamão e Ameixa: A ameixa e o mamão são dois alimentos que possuem um efeito laxativo considerável, além de várias vitaminas e nutrientes adicionais. A ameixa possui vitaminas A, B, C e E, e o mamão, principalmente o papaia, possui as famosas fibras, que auxiliam a regular o intestino.

Os mamões verdes são os que possuem a maior quantidade de papaína, uma enzima que evita o acúmulo de proteínas não totalmente digeridas no intestino grosso. É comum que nas aldeias, os índios comam mamão verde antes de consumirem carne. Para fazer este suco, que além de nutritivo é delicioso, você irá utilizar os seguintes ingredientes.

  • 1/2 mamão papaia sem casca ou sementes;
  • 4 ameixas pretas sem caroço;
  • 200 ml de suco de laranja;
  • 20g de semente de linhaça triturada.

Basta bater o mamão, as ameixas e o suco de laranja no liquidificador. Após isso, acrescente a linhaça e misture bem. Beba assim que ficar pronto. Pode-se também potencializar o poder deste suco adicionando aveia e água de coco.

Compressa de Óleo: A compressa de óleo de rícino é um laxante caseiro de uso externo. Basta molhar uma toalha ou gaze no óleo de rícino e esquentar em fogo baixo. Deitado de barriga pra baixo apoie a toalha na região lombar e cubra para que se mantenha quente por mais tempo. Repita o processo uma vez por dia.

Além do óleo de rícino também pode-se utilizar o óleo de copaíba, que também possuem efeitos neste sentido. Estes são apenas alguns tratamentos alternativos que podem ser utilizados para tratar a prisão de ventre. Porém, existem muitos outros, como o suco de azeita de oliva com maçã e a utilização da babosa.

Junto a estes tratamentos devem ser atrelados práticas rotineiras que contribuem com o alívio e são bem simples que ser realizadas, como por exemplo, tomar banhos quentes, praticar exercícios e manter a hidratação.

É sempre importante lembrar da importância de se hidratar adequadamente, bebendo muita água e sucos naturais, fazer exercícios físicos e manter uma dieta rica em fibras para ajudar a manter seu sistema digestório funcionando normalmente. Isso também irá prevenir novas situações de constipação intestinal uma vez que os movimentos peristálticos do intestino se tornarão mais eficazes na eliminação das fezes e a quantidade de fibras ingeridas será um grande facilitador no processo de evacuação.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email