Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Tratamento Caseiros para Herpes Labial?

A herpes é uma doença contagiosa causada pelo vírus HSV. A principal característica da herpes são erupções na pele que podem doer, coçar e incomodar. O mesmo vírus causa dois tipos de herpes: o tipo 1, chamado de oral, e o tipo 2, genital.

Falando especificamente sobre o tipo 1, ele pode aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum na infância. A contaminação acontece quando a pessoa entra em contato direto com o vírus pela primeira vez. Em alguns casos, esse primeiro contato vira uma infecção mais séria, que pode ser acompanhada de febre, dores e outros sintomas. Acontece também do vírus ficar encubado por vários anos antes das lesões aparecerem.

Depois da infecção primária, é normal que as lesões voltem de forma mais branda durante a vida. Algumas pessoas relatam até 8 episódios de herpes labial em apenas um ano, muitas vezes relacionado com baixa de imunidade e estresse. O mais comum é que as lesões desapareçam naturalmente após alguns dias, mas o tratamento adequado pode reduzir a gravidade dos ferimentos e a possibilidade de contágio.

Tratamento da Herpes Labial

A gente sugere que nossos leitores procurem um médico assim que o formigamento da herpes aparecer para que o especialista possa ministrar o medicamento adequado. O uso de antivirais é bastante eficaz no controle dos sintomas, mais que pomadas e outras indicações caseiras.

Porém, os tratamentos caseiros podem ser utilizados por pessoas que desejam evitar os medicamentos sintéticos e também que preferem, juntamente com estes, utilizar um método auxiliar. Confira abaixo quais são os tratamentos caseiros que podem ser utilizados para combater a herpes labial.

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

A aplicação do óleo essencial de melaleuca pode ajudar a reduzir em até 50% o tempo de duração das lesões na boca. O ideal é pingar algumas gotas do óleo em um pedaço de algodão e aplicar diretamente sobre os ferimentos duas vezes ao dia. Ele ajuda na cicatrização e minimiza o tamanhos do ferimentos labiais.

Chá Preto, Verde ou Branco

Os antioxidantes contidos na Camellia sinenis também podem ajudar no tratamento da herpes. Você pode tomar o chá de sua preferência até 2 vezes ao dia e depois colocar o sachê bem frio sobre a pele lesionada. Deixe ele ali por alguns minutos para aliviar a dor e formigamento da herpes labial.

Conheça os principais tratamentos caseiros contra a herpes labial.

Conheça os principais tratamentos caseiros contra a herpes labial.

Leite

Algumas pessoas relatam que o uso do leite gelado sobre os ferimentos é outro bom tratamento alterativo. O leite acalma a pele irritada e por ser mais frio alivia a dor. Umedeça um pedaço de algodão com leite integral e deixe sobre a região até chegar à temperatura ambiente.

Gelo

O gelo vai anestesiar a região, ajudando a reduzir a dor e o incômoda causados pela herpes. O ideal é fazer compressas várias vezes ao dia com cubos de gelo envoltos em uma toalha para não queimar a pele. Esse processo pode ser repetido enquanto as lesões persistirem.

Extrato de própolis

O extrato de própolis possui ação cicatrizante, além de também ter propriedades antivirais e regeneradoras. Por isto, ele pode ser utilizado para curar as feridas ocasionadas pela herpes rapidamente, pingando de 3 a 4 gotas sobre a herpes, 3 vezes ao dia.

Chá de Flores de Calêndula

O chá de Flores de Calêndula diminui o desconforto e também a coceira que é causada pela herpes. Como a ferida costuma incomodar muito os afetados, as pessoas a coçam continuamente, o que a aumenta e também espalha a infecção.

Para usar o chá, é preciso utilizar 2 colheres de chá de Flores secas de Calêndula e 150 ml de água fervente. Faça o chá, molhe uma gaze no líquido e a coloque sobre a ferida, durante dez minutos, todos os dias.

Alho

Este é um dos tratamentos mais desagradáveis de serem feitos, mas também um dos mais eficazes. Como o alho é um antibiótico natural, ele pode ser cortado e passado por cima da ferida da herpes, para cura-la mais rápido.

Também, o alho é antimicrobiano e anti-inflamatório. Utilizando este método todos os dias, pode-se secar a ferida da herpes rapidamente.

Receitas e Naturais em seu email