Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas de Sabões Líquidos Caseiros

A escolha do sabão que será usado em cada situação pode ser importante para evitar manchas, alergias, acidentes, dentre outras situações incômodas. Por isto, muitas pessoas produzem os seus próprios sabões, seja para economizar na compra dos produtos de limpeza ou mesmo para evitar o uso de produtos sintéticos com substâncias que podem ser agressivas. E, esta produção caseira acaba também beneficiando o meio ambiente, diminuindo o uso de produtos industrializados.

Independente dos motivos que te trouxeram à esse post, aqui você irá conhecer algumas receitas de sabão líquido caseiro para as mais diversas aplicações. Desde a limpeza casa até os cuidados com o nosso corpo, o sabão líquido pode estar presente e conferir grandes benefícios.

Sabão Líquido para Limpeza em Geral

Materiais Necessários:

  • 200g  de sabão em barra;
  • 3/4 de colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 3 litros de água.

Modo de Preparo: Comece ralando todo o sabão e reserve. Em um recipiente, coloque um litro de água quente, adicione o sabão ralado e mexa até dissolver todo o conteúdo. Em seguida, acrescente o bicarbonato de sódio e deixe a mistura esfriar. Já em temperatura ambiente, adicione um litro de água morna e um litro de água fria.

Se quiser, nesse momento você também pode colocar uma essência de sua escolha, no entanto tenha cuidado no momento que for escolher esse cheiro. Perfumes muito fortes podem gerar algum incômodo em ambientes como cozinhas e quartos.

Sabão líquido caseiro.

Sabão líquido caseiro.

Uso: Este sabão, como indicamos, pode ser usado para limpeza em geral. Porém, devido a presença do bicarbonato de sódio, o sabão em questão é muito eficaz na limpeza de tênis, roupas e outros tecidos brancos. Pode-se também usa-lo para limpeza de banheiros, esfregando a mistura em chuveiros, sifões e outros materiais de metal.

Sabão Líquido Detergente

Materiais Necessários:

  • 1 litro de detergente de sua escolha;
  • 3 colheres (chá) de sal de cozinha;
  • 7 colheres (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água.

Modo de Preparo: Em um recipiente, adicione 1 litro de água e dilua o sal e o bicarbonato. Em seguida, coloque o detergente em uma bacia e vá acrescentando a solução feita anteriormente e o restante da água de maneira lenta e alternada. Feito isso, aguarde um tempo para que a quantidade de espuma diminua ,e armazene o sabão em frascos ideais para o uso.

Seguindo esse passo a passo, 1 litro de detergente irá se transformar em 3 litros e pode ser responsável por uma economia significativa ao longo do tempo.

Uso: Apesar deste sabão líquido não ser totalmente natural, devido à presença do detergente industrializado, ainda é um produto muito benéfico para o meio ambiente e também para o indivíduo, pois ele torna o detergente um produto mais rentável. Logo, não será preciso comprar um produto novo na mesma frequência do que anteriormente.

Use este sabão líquido detergente para lavar louça e também outros objetos. Este produto é eficaz para limpar gorduras, óleos e outros materiais viscosos, como graxa.

Sabão Líquido para Banho

Materiais Necessários:

  • Uma barra de sabonete antibacteriano;
  • 300ml de água;
  • 5g de glicerina;
  • óleo essencial

Modo de Preparo: Rale todo o sabonete e reserve os flocos resultantes. Em uma panela, coloque a água e espere até que ela atinja o ponto de fervura. Nesse momento, coloque o sabonete ralado e misture até dissolver tudo. Ainda misturando, coloque a glicerina e corrija a consistência do sabão adicionando mais água. Caso deseje, adicione o óleo essencial de sua preferência, para que o sabão fique mais hidratante.

Quando colocar água suficiente para ter a textura desejada, desligue o fogo, armazene e deixe esfriar. Após atingir a temperatura ambiente, seu sabonete líquido está pronto para o uso.

Uso: Este sabão é ideal para banhos, devido à ação antibacteriana e também à hidratante. Logo, pode-se usa-lo para banhos também em animais, ao invés dos produtos industrializados que compra-se nas lojas de produtos para pet.

Sabão Líquido Sustentável

Materiais Necessários:

  • 1 litro de óleo de cozinha usado
  • 130 gramas de soda cáustica
  • 140 ml de água
  • 30 ml de vinagre
  • 100 ml de álcool
  • 4 litros de água

Modo de preparo: Primeiramente, coloque luvas, máscara e óculos de proteção, pois este preparo utiliza soda cáustica. Esquente a água, e coloque-a em um recipiente juntamente com a soda cáustica. Não despeje a água por cima do ácido. Mexa a mistura lentamente.

Retire as impurezas do óleo, utilizando um peneira. Esquente-o, até os 40º C, e coloque-o em um outro recipiente. Adicione a soda diluída por cima. Misture estes líquidos por cerca de 20 minutos, até que ele se torne mais consistente, como uma massa. Após isto, esquente 4 litros de água, em uma panela a parte. Ainda com o fogo ligado, adicione a massa e misture.

Desligue o fogo, e depois insira na mistura álcool e vinagre. Depois de ligar o fogo novamente, adicione os ingredientes adicionais que deseja, como essências, corantes e ervas. Continue misturando o sabão por 5 minutos, e finalmente desligue o fogo. Armazene o sabão em um recipiente de vidro, e deixe descansar por um dia.

Uso: Este sabão líquido pode ser usado para lavar louça, limpar a casa, dente outros fins.

Receitas e Naturais em seu email