Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Remédios Naturais para Cárie?

O nome “cárie”, na verdade, é utilizado para designar a deterioração do dente. De forma geral, existem três tipos de cáries, a coronária, a radicular e a recorrente. A cárie coronária é o tipo mais comum, e pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças. Ela ocorre nas superfícies dos dentes, que realizam a mastigação, e entre os dentes. Já a cárie radicular acontece à medida que os indivíduos envelhecem e a gengiva se retrai, deixando as raízes do dente expostas. E, a cárie recorrente ocorre em volta das restaurações e coroas existentes.

Comumente, a cárie é tratada em dentistas, utilizando certos aparelhos. Porém, o que muitos não sabem é que esta deterioração também pode ser tratada por meio de métodos naturais. E, estes métodos não são apenas tratamento, mas também prevenção das cáries. Confira abaixo alguns destes tratamentos naturais.

Tratamentos naturais para cárie

Cúrcuma

Um artigo publicado no Indian Journal of Dental Research fala dos usos da cúrcuma em tratamentos dentários. Segundo esse estudo, que trata dos vários benefícios do vegetal, os efeitos antioxidante, adstringente e bactericida do açafrão tumérico, também conhecido como cúrcuma, podem ajudar a evitar a formação de cáries e placas nos dentes.

O que muitos dentistas afirmaram, e não deixa de fazer sentido, é que os estudos desse tipo não são conclusivos a respeito da troca da pasta de dentes pelo uso da cúrcuma. Na prática, isso quer dizer que a ciência não tem um veredicto definitivo sobre o assunto, mas nada impede que o uso do ingrediente mais natural seja, de fato, benéfico.

Saiba como utilizar a cúrcuma para tratar cáries

A cúrcuma pode ser utilizada, em conjunto com alguns óleos, para realizar a escovação dos dentes.

Para fazer o uso da cúrcuma para escovar os dentes, pode-se utiliza-la em conjunto com o óleo de hortelã ou de coco. Faça a mistura do pó junto ao óleo e utilize-o para a escovação, espalhando em todos os dentes utilizando  uma escova.

Chá Verde

Outro estudo aponta para os benefícios de um produto natural no tratamento dentário: o chá verde. O químico Isao Kubo, pesquisador da Universidade da Califórnia, anunciou no encontro da Sociedade Americana de Química os resultados de sua pesquisa sobre o chá verde.

Em países Orientais, é comum a recomendação de uma xícara de chá verde depois de comer doces para evitar as cáries. O que a equipe de Kubo mostrou é que esse hábito tradicional pode ser amparado pelos estudos científicos.

As substâncias contidas o chá verde apresentam uma combinação eficaz contra cáries: o cariofileno e o indol. Juntos, eles formam um bactericida natural, capaz de matar a bactéria Streptococcus mutans. Isso acontece por que as substâncias inibem a produção de glicose pelo microrganismo, que não resiste. Assim como o estudo anterior, também é necessário que outros cheguem a conclusões semelhantes, mas o indício de eficiência do chá verde está claro.

Pode-se utilizar o chá após as refeições, para realizar a prevenção, e, para o tratamento, realizar um bochecho diariamente, em conjunto com a escovação.

Folhas de goiaba

A cárie, como mencionado, é uma deterioração dos dentes. E, isto também pode ser ocasionado por placas, dentre outras questões. Logo, as folhas de goiaba são ótimas alternativas para realizar um tratamento caseiro muito eficaz, pois elas têm propriedades anti-cárie e anti-placas.

Para realizar este tratamento, lave bem as folhas de goiaba e use duas para mastigá-las. Faça esta mastigação por alguns minutos, sem engolir as folhas, e depois jogue-as fora. Após isto, lave bem a boca.

Cravo

O cravo é uma planta muito utilizada para diversos tratamentos, e ele também não pode faltar na prevenção e tratamento da deterioração dos dentes. Isso deve-se às propriedades antibacterianas e anestésicas do cravo.

Para realizar este tratamento, faça uma mistura de 1 colher de chá de cravo em pó com algumas gotas de azeite de oliva. Também pode-se optar por utilizar outros óleos, como o de coco, hortelã ou de alecrim. Utilizando uma escova de dentes, esfregue esta pasta sobre a área afetada pela cárie por alguns minutos. Deixei agir por 5 minutos e repita este procedimento até 2 vezes ao dia.

Outras dicas

Outras dicas importantes é sempre comer alimentos ricos em cálcio, o que é uma ótima forma de garantir a saúde dos dentes. E, também evite comer alimentos muito doces, farinhas refinadas, queijos e carnes em excesso, o que pode elevar a acidez do interior da boca, favorecendo a procriação de bactérias.

O óleo essencial de oréganos pode ser usado algumas vezes na escovação ou em bochechos, por ser antibacteriano. E, é  sempre bom consultar um dentista, já que ele é o profissional que estudou para cuidar dos seus dentes.

Receitas e Naturais em seu email