Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Qual Remédio Natural Usar para Sarna em Cães e Gatos?

A sarna é uma doença de pele causada pela presença de ácaros. Os animais domésticos são as principais vítimas, mas a doença também pode acometer humanos, exigindo o tratamento adequado do bichinho de estimação e também do dono. Os dois tipos mais comuns de sarna em cães e gatos são a escabiose (ou sarna sarcóptica), que é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, e a sarna negra (ou demodécica), causada pelo ácaro Demodex canis. Em ambos os casos os sintomas são coceira, lesões na pele e perda de pelos.

Para descobrir qual é o ácaro causador do problema de pele em seu bichinho de estimação é preciso procurar um médico veterinário. Ele fará uma raspagem do local infectado e encaminhará para exame laboratorial. Sabendo exatamente qual é a causa, fica bem mais fácil utilizar o medicamento adequado para acabar com a doença.

Algumas receitas caseiras são indicadas para tratar a sarna, mas enfatizamos que somente o veterinário poderá recomendar o tratamento mais eficaz. Também, é importante mencionar que deve-se utilizar apenas as plantas e remédios que realmente conhecemos, sem recorrer à substâncias e até mesmo plantas que podem ser tóxicas para o organismo deles. Todo cuidado é pouco para preservar a vida de cães, gatos e outros animais de estimação. Abaixo, saiba quais remédios naturais para tratar sarna em cães e gatos.

Remédio natural para sarna

Azeite de Oliva

Por conter substâncias emolientes e antioxidantes, o azeite de oliva extravirgem pode ajudar a cuidar da pele atacada pela sarna. O ideal é umedecer um algodão ou gaze com o óleo puro e passar cuidadosamente sobre a região atingida. A aplicação diária mantém a pele hidratada, melhorando o aspecto da doença. No entanto, o azeite não é capaz de eliminar sozinho os ácaros que se alocam sobre a pele. Por isso a importância de se procurar um veterinário.

Óleos de neem, citronela e niaoli

É preciso ter muito cuidado ao administrar ervas medicinais para os bichinhos de estimação porque plantas que podem ser utilizadas por seres humanos podem ser tóxicas para os animais. A neem, também conhecida como nim ou árvore-sagrada, tem propriedades antissépticas e auxilia no tratamento da pele.

Óleo de neem

O óleo de neem pode ser utilizado como um remédio natural para a sarna.

O óleo de citronela também pode ser usado, pois funciona como repelente e pode combater os ácaros causadores da sarna. Outra opção é óleo de niaoli, que é um ótimo desinfectante. Para utilizar qualquer um desses produtos, faça primeiro um teste em um pequeno local da pele do animal, e verifique se não houve nenhuma irritação. Se notar que o local ficou vermelho, inchado, ou que o animal sentiu coceira, não utilize o produto, e procure um veterinário para receitar um medicamento.

De forma geral, pode-se utilizar estas plantas medicinais por meio dos óleos, como mencionado. Passe o produto pelo corpo do animal, utilizando uma luva. Espalhe bem e, depois, retire-o com um shampoo ou sabonete próprio para tratar a sarna.

Compressas de chá de fumária e arruda

A arruda é uma planta calmante, que combate irritações na pele. Desta forma, ela pode ser muito eficaz para tratar e aliviar as coceiras ocasionadas pela sarna. Já a fumária, outra planta que também alivia as coceiras, é depurativa, anti-inflamatória e regeneradora. Por isto, tanto a arruda quanto a fumária podem ser utilizadas para preparar compressas, que devem ser aplicadas nas áreas afetadas, de duas a três vezes por dia.

Para a compressa de arruda, use 20 gramas da planta para 1 litro de água. Já para a fumária, utilize 2 colheres de chá das flores secas para 150 ml de água. Use algodões ou panos finos para realizar as compressas.

Dica Importante

Manter a imunidade do animal de estimação é uma ótima forma de prevenir a sarna e outras doenças. A alimentação é importantíssima, pois garante todos os nutrientes que o bichinho precisa para estar saudável. Converse com o veterinário sobre quantidades e quais rações utilizar.

Manter seu bichinho sempre limpo também é muito importante para deixar as doenças longe. Dê banhos regularmente em seu animalzinho de estimação, seguindo as recomendações para a sua raça. Faça também exames de sangue periódicos para verificar se o animal tem alguma carência de nutrientes para ser sanada.

Receitas e Naturais em seu email