Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Tratar o Nariz Sangrando? Quais Ervas Usar?

O sangramento no nariz é algo comum para algumas pessoas. Em linguagem médica, o nome desse problema é epistaxe. As causas são diversas, podendo estar relacionadas a lesões locais, uso de medicamentos e algumas doenças. Com o tempo mais seco e quente, também é comum que ocorra o ressecamento na mucosa nasal, levando ao sangramento. No Brasil, em algumas regiões como nordeste e centro, isso pode ser muito comum.

Estima-se que 60% da população mundial terá sangramentos no nariz pelo menos uma vez na vida. Em 90% dos casos, a parte anterior da narina, mais perto da parte externa do nariz, sangra. Somente em 10% dos casos o sangramento acontece na parte posterior, o que é considerado um pouco mais grave.

Quem já teve que lidar com o nariz sangrando, por qualquer motivo, certamente ouviu a recomendação: incline a cabeça para trás. Mas será que essa é a melhor forma de controlar o sangramento? Também, a compressa de algumas ervas e utilização de tratamentos naturais podem ser muito eficazes para estancar o sangramento. Abaixo, confira algumas dicas para tratar o sangramento nasal.

O que fazer para controlar o sangramento?

A orientação de que o melhor a fazer é inclinar a cabeça para trás não é correta. A inclinação até pode evitar que o sangramento persista, mas há o risco de que o sangue vá para o estômago ou se aloje nas vias aéreas. Deitar também não é o mais indicado, pelos mesmos motivos da inclinação para trás. Por causa disso, o ideal é manter a cabeça inclinada levemente para frente e não para trás.

O procedimento mais adequado é, primeiramente, utilizar o polegar e o indicador para fazer uma pinça. Depois, pressione a parte mais elástica do nariz com os dedos, de forma firme. Mantenha a pressão, respirando pela boca, durante 15 minutos. Após este período, caso o sangramento não tenha parado, continue pressionando. Enquanto isso, fique sentado com a cabeça inclinada para frente.

Saiba como tratar o sangramento nasal

Para tratamentos caseiros para sangramento do nariz, pode-se usar gelo, chás e outros métodos.

Caso o sangramento persista após 15 minutos de pressão, isso significa que o local de origem pode ser a parte posterior do nariz. Quando isso acontece, o ideal é procurar o auxílio médico. A aplicação de vasoconstritores ou cauterização na região pode ajudar a controlar o sangramento. O especialista também poderá indicar o uso de uma esponja no interior da narina durante alguns dias.

Quais são as dicas naturais?

A vitamina K é responsável pela coagulação do sangue. Por isso, pessoas que já tiveram episódios de sangramento no nariz devem se preocupar ainda mais em manter os níveis adequados desse nutriente. As folhas como coloração verde-escura, como o brócolis e o espinafre, são fonte da vitamina, assim como outros vegetais. Outra orientação importante com relação à alimentação é reduzir a quantidade de sal consumida diariamente. Além de prevenir os sangramentos, essas medidas também colaboram para uma boa saúde.

Algumas ervas também são muito eficazes no que se trata dos sangramentos. Por exemplo, a alquemila, também conhecida como pé-de-leão, é uma erva que possui propriedades contráteis, ocasionando a contração muscular, coagulante, promovendo a  coagulação do sangue, e adstringente, de contração dos vasos sanguíneos. Assim, todas estas propriedades fazem com que o sangramento pare.

Para fazer uma compressa de alquemila, use 60 g da planta de meio litro de água. Use algodões e gases para embeber no líquido e os coloque nas narinas. Caso for tomar o chá de alquemila, use apenas 30 g da planta.

Outra erva que pode ser utilizada é a bolsa-de-pastor, cujo nome científico é Capsella bursa-pastoris. Esta erva também possui um efeito adstringente muito acentuado, e por isto é muito eficaz em tratar sangramentos. Faça também uma compressa com esta planta, preparando o chá e embebendo o algodão ou gaze nele, e colocando-os nas narinas.

Outro tratamento caseiro muito eficaz para os sangramentos nasais é a utilização de gelo. Isso porque o frio faz com que os vasos sanguíneos sejam comprimidos, parando o fluxo constante de sangue. Assim, quando o nariz estiver sangrando, coloque nele uma bolsa de gelo ou mesmo o próprio gelo, por 3 minutos. Retire por 40 segundos e recoloque, pois deve-se tomar cuidado para que o gelo não queime a pele. A bolsa de gelo também pode ser colocada na nuca.

Receitas e Naturais em seu email