Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quem tem Diabetes pode Comer Mel? Confira uma sobremesa de Brigadeiro sem Açúcar

O diagnóstico do diabetes é acompanhado da recomendação de uma dieta moderada em açúcar. Como o diabetes indica uma dificuldade na metabolização da glicose, é importante que o paciente reduza a ingestão de alimentos açucarados para controlar o índice glicêmico. Daí surge dúvida: o que é permitido e o que é proibido na alimentação dos diabéticos?

O mel é um dos alimentos mais polêmicos. Muitos afirmam que, por ser natural, a mistura produzida pelas abelhas não faz mal à saúde. Porém, ela é rica é diferentes tipos de açúcar e, portanto, pode contribuir para a elevação dos níveis de glicemia. Mas afinal, será que os diabéticos podem comer o mel de abelha?

Quem Tem Diabetes Pode Consumir Mel?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que somente um nutricionista pode prescrever a dieta ideal para quem sofre com o diabetes. Ao receber o diagnóstico da doença, é importante que a pessoa procure um especialista, tire suas dúvidas e explique sobre seus hábitos alimentares. Dessa forma, o profissional da nutrição poderá elaborar um cardápio adequado, bem como tentar manter alguns dos alimentos preferidos do paciente, desde que em pequenas quantidades.

Assim, o consumo de mel por diabéticos deve ser acompanhado pelo nutricionista. Em alguns casos, o diabético poderá usá-lo no preparo de alguns alimentos, seguindo as recomendações de quantidade estabelecidas pelo especialista. Tudo irá depender dos níveis da glicemia no sangue e também do tipo de diabetes apresentado pelo paciente.

Mel de Abelha

Mel é saudável para todos?

É importante salientar ainda que, salvo raríssimos casos, a ingestão do mel puro não é recomendada aos diabéticos, pois ele é rapidamente absorvido pelo organismo e pode elevar o índice glicêmico em pouco tempo. O mito de que o diabético precisa comer um pouquinho de açúcar regularmente para estimular a produção de insulina também é desmentido pelos médicos.

Prefira os Adoçantes

Apesar de alguns estudos mostrarem que o consumo da substância pode ser prejudicial, a melhor solução para os diabéticos é mesmo o adoçante. Além de não interferir na glicose, o adoçante evita a obesidade, melhorando o quadro do diabetes. A dica é seguir a recomendação do nutricionista e não abusar na quantidade. Os adoçantes à base de stévia, também são uma opção para o portador da doença crônica. Converse com seu médico para escolher a alternativa mais saudável.

Receita de Brigadeiro Dietético

Quem precisa se ver livre do açúcar tem como opção inúmeras receitas de sobremesas que se utilizam de outros componentes para agregar doçura às misturas. Entre eles está o leite condensado dietético, um substituto imediato do leite condensado convencional.

Ingredientes:

  • 1 receita de leite condensado dietético
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó dietético
  • 25 g de chocolate dietético em tablete derretido
  • ½ xícara (chá) de leite desnatado
  • Adoçante a gosto

Modo de preparo: Em uma panela, coloque todos os ingredientes numa panela e leve-a ao fogo baixo, sem parar de mexer. Quando a mistura começar a se desprender do fundo, retire-o do fogo e deixe esfriar. Enrole e passe em chocolate raspado, granulado ou em coco seco. Disponha em forminhas de papel e sirva.

Fonte: Amando Cozinhar

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email