Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer Sabonete Artesanal? Receita Fácil

A história do sabão começou a na pré-história, quando os indivíduos já utilizavam tal produto. O nome em si surgiu na Itália, no Monte Sapo. Os animais eram sacrificados pela religião, e a gordura deles caía no altar, junto à madeira queimada. Tal mistura escorria pelo Monte e entrava no curso dos rios. As mulheres perceberam que ao lavar a roupa com tal mistura, a sujeira saía com mais facilidade.

Foi em 1878 que surgiu o nosso moderno sabão branco, quando acidentalmente incrementaram ar à mistura antes dela ser moldada. O nome sabonete teve origem na França, derivado da palavra “savonete“. Porém, o produto em si foi criado 600 anos antes de Cristo, pelos fenícios. Eles ferviam gordura animal, água e cinzas de madeira, receita original do Monte Sapo, até obterem uma pasta.

O primeiro sabonete vegetal foi criado apenas em 1928, derivado do eucalipto. Porém, a cor verde do sabonete não agradava a população. Somente depois da marca adotar estampas e brindes nas embalagens que o produto caiu no gosto da população.

Além de um ótimo hobbie, a confecção de sabonetes também pode vir a ser uma ótima fonte de renda extra. Produtos indispensável na vida de todos, pode ser usado tanto para a decoração, quanto para perfumar ambientes, tomar banho, lavar as mãos, entre outros.

A fabricação de sabonetes acabou se tornando uma arte, com diversos admiradores e um mercado que vem cada vez atraindo novos artesões. Já existem lojas especializadas e até quem use os métodos de fabricação de sabão para criar enfeites, ornamentos e verdadeiras obras de arte com cheiro e muitas cores.

sabonete artesanal

Aprenda a Fazer Sabonete Artesanal

Receita de Sabonete

Os sabonetes artesanais possuem uma base, a qual pode ser adicionada diversos outros ingredientes. Para fazermos esta mistura principal precisamos de:

  • 1 kg de base glicerinada;
  • 30 ml de essência da sua escolha;
  • Corante alimentício;
  • Lauril;
  • Álcool de Cereais;
  • Formas de silicone de acordo com o formato desejado.

Derreta a base glicerinada em banho-maria, e quando ela atingir o estado líquido acrescente o corante e misture bem. Ainda misturando, adicione a essência e o lauril. Aproveite a temperatura em que a mistura ainda estará líquida, despeje o conteúdo nas forminhas e deixe secar. Após o tempo de secagem, cerca de 3 a 4 horas, desenforme com cuidado e embale em plástico filme ou pacotes plásticos.

Assim, terá sua base pronta. Nesta, podemos acrescentar diversos produtos que farão a diferença no uso do sabonete. Para fazer um sabonete de ervas com cheiro delicioso, suave e com propriedades calmantes, pode-se acrescentar 2 colheres de erva-doce e 2 colheres de camomila. Além disso, este sabonete de ervas pode ser potencializado com óleos para hidratação da pele.

Para fazer um sabonete artesanal esfoliante, precisa-de apenas de colocar 3 colheres de gergelim torrado na nossa mistura base. Também, pode substituir o gergelim por café, semente de girassol ou aveia. O sabonete de aveia e mel, além de hidratante, também serve para esfoliação da pele.

Os sabonetes calmantes também fazem bastante sucesso. Para estes, é necessário acrescentar à mistura 30ml de essência de mel, 10ml de extrato de cenoura, 20ml de extrato natural de própolis e 1 colher de sopa de mel puro. Ademais, pode-se fazer também sabonetes com propriedades anti-inflamatórias, antibactericidas e cicatrizantes. Para estes pode-se adicionar óleo de coco, óleo de palma, manteiga de karité, óleo de ricino, óleo de neen, óleo tea tree, óleo de menta e argila verde. Combinando todos estes ingredientes você terá um sabonete com ações poderosas sob sua pele.

As algas são ideais para o tratamento de celulites. Aloe vera, amêndoas, aveia e babosa podem ser utilizadas como adicionais de sabonetes hidratantes. Arnica e calêndula são ideais para produtos cicatrizantes. Saiba escolher bem seus ingredientes de acordo com seu propósito.

Também é interessante confeccionar sabonetes em formato de frutas. Por exemplo, caso for fazer no formato de laranja, coloque uma essência da fruta. O cheiro fica delicioso, a cor vibrante e combinado com uma embalagem bonita, a venda é certa!

Antes de encerrar esse post vale ressaltar que se o intuito de fazer os sabonetes for a venda, no momento de colocar preço nas unidade deve-se considerar tudo que foi gasto até o momento da venda do produto. Em outras palavras, além dos materiais usados na fabricação, insumos como gás de cozinha, energia elétrica e tempo devem entrar no cálculo do preço final. Apesar de você mesmo fazer os sabonetes e vende-los, seu trabalho como fabricante e vendedora deve ser remunerado, isso evitará que os sabonetes resultem em prejuízo ao invés de lucro.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email