Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Métodos Naturais para Desentupir o Nariz?

Ficar com o nariz entupido pode ser quase desesperador. Mesmo que consigamos respirar pela boca, a sensação de não ter o ar passando pelas narinas gera muito desconforto. E, este sintoma de obstrução do nariz geralmente acontece quando estamos com algum problema respiratório, como gripes e resfriados. Alergias, cheiros fortes e problemas na formação da narina também podem favorecer o entupimento.

O que causa a sensação de nariz entupido é a presença de muco na região. Ele pode estar seco ou em grande quantidade, o que dificulta a passagem do ar. Dependendo da situação, as paredes nas narinas também ficar inchadas, fechando o canal de passagem. Mesmo com o incômodo, o ideal, quando isso acontece é não se desesperar e buscar soluções simples para resolver o problema.

Métodos para desentupir o nariz

Solução Salina

Nada é mais indicado para limpar as vias áreas do que uma solução salina. Ele ajuda a remover o muco que se acumula nas narinas, facilitando a respiração. O segredo para fazer a mistura é usar 1 litro de água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de açúcar.

Para evitar a contaminação, todos os equipamentos usados devem estar esterilizados. Primeiramente, ferva a água em um recipiente limpo. Coloque o sal e o açúcar em um vidro esterilizado e depois despeje a água água fervente. Mexa bem até que não seja mais possível ver o pó dos ingredientes no fundo.

Coloque a mistura em um gotejador com um funil. O ideal é pingar de 2 a 3 gostas da solução em cada narina várias vezes ao dia. Pode ser que a sensação de nariz entupido não desapareça com a primeira aplicação, mas no decorrer do dia é possível notar o resultado.

Saiba como desobstruir o seu nariz.

Saiba como desobstruir o seu nariz.

Massagem

Essa técnica tem origem na sabedoria oriental. De acordo com a medicina chinesa, o corpo tem pontos que podem ser pressionados para aliviar certos tipos de problemas. No caso do nariz entupido, os pontos ficam no canto das narinas.

O procedimento é, primeiramente, localizar os pontos nos cantos das narinas, perto das voltinhas, e apertar com os dedos indicadores. Faça uma pressão considerável, mas não a ponto de machucar, por 1 minuto.

Espere cerca de 4 minutos e volte a apertas os pontos por 1 minuto. Repita o procedimento por até 3 vezes, sempre com um intervalo de 4 minutos entre eles. Essa massagem pode ser feita por adultos em bebês que estejam com o nariz entupido, com bastante cuidado para não machucar a criança.

Também, a massagem pode ser realizada no meio das sobrancelhas e entre o lábio e o nariz.

Inalação com eucalipto

Esta é uma técnica que pode ser utilizada tanto em crianças quanto em adultos, e que também é muito fácil e saudável de ser realizada. O vapor irá descongestionar as vias nasais rapidamente, sem qualquer desconforto.

Para fazer este procedimento, coloque 3 gotas de óleo de eucalipto em uma tigela com 500 ml de água fervente. Pegue uma toalha e a coloque por cima da sua cabeça e, em seguida, se incline por cima da tigela. Respire o vapor por cerca de 5 minutos calmamente.

Umidifique o ar

Outra dica muito importante para desobstruir o nariz é realizar umidificação do mar. O ar úmido deixa os tecidos nasais mais hidratados, menos machucados e irritados, alivia o desconforto e facilita que o muco saia facilmente.

Para realizar a umidificação do ar, pode-se usar os próprios aparelhos, que são vendidos em lojas de decoração, dentre outros locais. Porém, caso queira economizar, existem outros métodos caseiros também muito eficazes. Por exemplo, coloque uma toalha bem molhada ou um balde de água quente no cômodo. Também, outra opção é, ao tomar banho, deixar a porta do banheiro aberta para que o vapor do chuveiro vá para o quarto.

Aqueça a ponta do nariz

Ao aquecer a ponta do nariz, o muco torna-se mais líquido, o que facilita a saída deste e a limpeza do nariz. Para fazer este método, aqueça uma toalha na água quente ou mesmo no microondas. Deixe esfriar um pouco, para que fique suportável para deixar na pele. Depois, cubra a ponta do nariz com a toalha, por alguns minutos.

Receitas e Naturais em seu email