Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Caseiro para Esporão do Calcanhar

Quem sofre com o esporão, conhece bem o desconforto de levantar da cama e já sentir uma pontada no calcanhar, logo na primeira pisada no chão. Sabe também da dificuldade de caminhar em alta velocidade e correr, então? É um exercício fora de cogitação.

O esporão do calcâneo é uma espícula óssea que se desenvolve no osso do calcanhar conhecido como calcâneo, causando muita dor e incômodo. As mulheres com idade entre 40 e 50 anos são as principais vítimas do esporão, principalmente aquelas, que praticam algum tipo de esporte ou abusam do salto alto. Além da idade e dos maus hábitos, o sobrepeso também contribui para a formação da espícula, uma vez que intensifica a pressão provocada no calcanhar, intensificando as dores.

É importante lembrar que nem toda dor no calcanhar é causada pelo esporão no calcâneo. Por isso, indicamos que você procure um ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico correto. Há fatores como a postura ou maus hábitos que podem levar aos mesmos sintomas, mas não se tratam de um esporão. Entretanto, se o seu diagnóstico for mesmo de esporão de calcâneo, você pode apostar em algumas medidas que irão amenizar as dores e consequentemente o desconforto.

Como Tratar o Esporão de Calcâneo?

Ao identificar qualquer desconforto no calcanhar ou mesmo no meio da planta do pé, o mais aconselhável é procurar por um médico ortopedista, para avaliar não apenas o local do desconforto, mas a estrutura óssea e o paciente como um todo. Levando em consideração fatores como a genética e o sobrepeso que podem apontar para outros diagnósticos.

Indo ao médico, o paciente será avaliado e posteriormente encaminhado para iniciar o tratamento adequado. Na maioria dos casos, o primeiro passo é indicar um anti-inflamatório para aliviar o desconforto, bem como algumas sessões de fisioterapia para que o paciente seja acompanhado durante cada exercício. Entretanto, a recomendação de palmilhas ortopédicas, o uso de calçados com amortecimento no calcanhar e algumas orientações para que sejam realizados alongamentos adequados, podem aliviar as dores.

Não obstante, o início de uma dieta para reduzir o sobrepeso, se for o caso, pode ser um aliado importantíssimo para ter sucesso no tratamento. A essa altura já incluímos nas orientações a busca por três profissionais: o médico ortopedista, o fisioterapeuta e o nutricionista. Além deles é possível abusar das propriedades medicinais da couve para iniciar um tratamento caseiro, simples e de baixo custo que promete resultados surpreendentes.

A receita a seguir, foi testada pela leitora Gladis Galindo, no tratamento da mãe dela, que sofria com as dores provocadas pelo esporão. Confira!

Receita de Emplasto de Couve para Tratar o Esporão

Folhas de Couve

Emplastro de Couve para Tratar o Esporão

Ingredientes:

  • algumas folhas de couve
  • plástico filme
  • faixa para curativo
  • esparadrapo

Modo de Preparo: Use um pilão para macetar as folhas de couve, até que ela comece a liberar um sumo esverdeado. Coloque essa pasta sobre um pedaço de plástico filme e envolva a região do calcanhar, deixando as folhas trituradas sobre a pele, formando um emplasto. Pegue um pedaço maior de plástico e enrole em volta do pé para assegurar que emplastro permaneça no local desejado. Para finalizar, use a faixa e o esparadrapo para fazer um curativo na região.

Posologia: Mantenha a mistura no local por um período de 7 horas. Em seguida, retire e lave a região. Repita esse processo uma vez por semana durante três semanas e volte aqui para compartilhar conosco os resultados.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email