Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Melhores tratamentos para Dor Ciática

O nervo ciático é o maior do corpo humano. Este nervo é responsável pela sensibilidade, mobilidade e articulações dos membros inferiores.

Problemas de saúde e dores no nervo ciático são cada vez mais comuns entre os brasileiros, sendo considerada por suas vítimas uma das piores sensações que já vivenciaram. As dores ciáticas ocorrem, de modo geral, entre a coxa e a panturrilha. Entretanto, em casos mais severos a dor pode se expandir até os quadris e, em alguns casos, até os pés.

Neste artigo você conhecerá as causas da dor no nervo ciático e, mais ao final do texto, algumas alternativas para tratar este terrível problema que acomete cada vez mais pessoas. Boa leitura!

Entenda o que é a Dor no Nervo Ciático

A presença de inflamação ou compressão no nervo ciático pode gerar uma das dores mais temidas pela população: a dor no nervo ciático. De modo geral, esta dor começa com um formigamento leve que não gera preocupações maiores. Entretanto, com aumento progressivo de intensidade, as vítimas deste mal se vêem sem saída para resolver o problema, em muitos dos casos. Apesar deste ser o modo mais comum do problema se apresentar, também é comum que a dor no nervo ciático apareça repentinamente, sem qualquer aviso prévio.

Dor no nervo ciático

Dor no nervo ciático se assemelha a agulhadas

Semelhante a “agulhadas”, esta dor não é uma doença. O que não significa que não seja sério e que não necessite de atendimento médico e atenção do paciente, uma vez que a dor no nervo ciático é sintoma de algum problema, normalmente associado à hérnia de disco.

Quando associado à hérnia, é comum que a dor se apresenta subitamente e reduza a capacidade da pessoa se movimentar. Existem diversos relatos de pessoas que precisaram parar o seu dia ou sua semana devido a dor, pois não conseguiam sequer ficarem de pé.

Causas da dor ciática

Responsável por 90% dos casos de dores no nervo ciático, o desgaste da cartilagem é um problema comum entre aqueles que possuem 40 anos ou mais. Entretanto, o envelhecimento não é o único fator associado a este mal. Veja as principais causas relacionadas ao desenvolvimento de dor no nervo ciático:

  • Genética
  • Sobrepeso
  • Sedentarismo
  • Hábito de fumar
  • Erros de postura
  • Hábito de carregar muito peso

Veja aqui algumas alternativas de tratamentos e de prevenção para casos de dor no nervo ciático.

Acupuntura

Acupuntura para tratar dor no nervo ciático

Acupuntura para tratar dor no nervo ciático

Prática da medicina tradicional chinesa, a acupuntura introduz agulhas em pontos específicos do corpo com o objetivo de regular as funções orgânicas. A técnica se baseia na energia que percorre os órgãos e vísceras, chegando até a pele.

Usada há mais de quatro mil anos, a acupuntura foi recentemente reconhecida como especialidade da saúde pelo Conselho de Medicina, entrando na lista de terapias complementares de saúde.

Apesar de poder auxiliar no tratamento, a acupuntura não substitui o tratamento convencional para dor no nervo ciático – que normalmente necessita de medicamento e fisioterapia.

Durante o sono – Qual a melhor posição para prevenir a dor no nervo ciático?

Aqueles que sofrem ou que possuem pré disposição para desenvolver problemas de hérnia de disco ou dores no nervo ciático podem prevenir este mal através de algumas alterações simples no cotidiano.

Uma das formas mais tranquilas de prevenir este problema é utilizando a posição certa no momento de dormir.

Alguns especialistas alertam que a melhor forma de dormir é ficando de lado na cama com um travesseiro entre as pernas. Outra alternativa interessante, para aqueles que não se adaptarem com esta opção, é dormir com a barriga para cima e com um travesseiro abaixo dos joelhos.

Os médicos ressaltam que a posição de bruços, ou seja, com a barriga para baixo e as costas para cima, deve ser evitada. Esta posição força a lombar e pode piorar drasticamente as dores.

Fisioterapia descomplicada

O tratamento de hérnia de disco e nervo ciático necessita de acompanhamento com um profissional da fisioterapia. Entretanto, existem alguns exercícios simples que podem ser feitos de forma rápida em momentos livres que auxiliam na prevenção e redução das dores. Os mais indicados pelos especialistas são:

  • Para o músculo pélvico: Deitar com as costas para baixo e fazer o movimento de abrir e fechar o esfíncter, como se estivesse segurando e soltando a urina.
  • Para a musculatura interna da coxa: Deitar com as pernas dobradas utilizando uma bola pequena ou uma almofada entre as pernas e fazer o movimento de pressionar e soltar.
  • Para a coluna: Deitar com as costas para baixo e flexionar as pernas em cima de uma bola de tamanho grande ou cadeira e levantar o quadril.
  • Para o diafragma: Sentada em posição reta ou de pé, puxar o ar expandindo o pulmão e soltar, fechando as costelas.

Ressalta-se que nenhum deste exercícios substitui a consulta médica ou o acompanhamento com fisioterapeuta, mas servem como procedimentos complementares para melhorar a resposta ao tratamento.

Compressa com bolsa de água quente

Compressa com bolsa de água quente para dor no nervo ciático

Compressa com bolsa de água quente para dor no nervo ciático

Quando a dor no nervo ciático é crônica, é totalmente desaconselhável a prática de qualquer exercício físico durante as crises.

Realizar exercícios ou quaisquer movimentos trabalhosos durante uma crise de dor no nervo ciático pode piorar o problema e, muitas vezes, acarretar problemas futuros associados à hérnia de disco.

Uma das alternativas mais indicadas para o momento da crise é fazer uma compressa com uma bolsa de água quente por cerca de 20 à 30 minutos e ficar de repouso para aliviar a musculatura e, com isso, reduzir a dor.

Quando a dor no nervo ciático reduzir, você pode fazer exercícios para fortalecer os músculos e proteger a coluna. Estes exercícios vão prevenir que novas crises ocorram.

Compressa com chá a base de Eucalipto

Outra alternativa bastante popular – e poderosa – para os momentos de crise associados a dor no nervo ciático é o uso de compressa com chá a base de Eucalipto.

Para a preparação do chá você precisará de:

  • 1 litro de água
  • 2 punhados de folhas verdes de Eucalipto

Modo de preparo: Coloque a água e as folhas em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Após isso, molhe um pano limpo com o chá e aplique a compressa produzida com o pano no local da dor. Repita a aplicação a cada 10 minutos ou até sentir que a dor está aliviando.

Observação: O chá deve estar quente para que a dor ciática seja reduzida. Aplicação da compressa com chá gelado não surte qualquer efeito. Para evitar fazer o chá repetidamente, reserve-o em uma vasilha e esquente apenas a quantidade necessária.

Vale lembrar que nenhuma destas dicas substituem a consulta com um profissional da saúde competente. Você pode aproveitar estar dicas para passar mais tranquilamente pelas crises de dores ciáticas ou para prevenir novos episódios, mas a busca por atendimento em saúde é fundamental para o tratamento completo.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email