Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas para Cicatrizar Machucados na Pele

Nossa pele tem várias camadas que funcionam como proteção para os nossos órgãos internos mas mesmo assim, com toda essa “blindagem natural” devido a episódios externos, a camada cutânea e superficial da pele é a mais atingida.

Quando sofremos cortes, contusões queimaduras ou nos machucamos de outra forma, a pele se rompe e começa o processo de regeneração ou seja, a cicatrização dos machucados.

Nestes momentos em que acontece a ruptura da pele, o corpo produz o colágeno para fazer a cicatrização. Mas esse processo se torna lento com o passar da idade, a circulação sanguínea fica menos eficiente e as células também tem menos oxigênio disponível para trabalhar na cura das feridas. Os tecidos também deixam de ter uma elasticidade saudável.

Outro fator que prejudica a cicatrização natural da pele é o estresse. Com o episódio de estresse, o corpo libera corticoides que alteram o DNA das células; alterando o desempenho de regeneração, impedindo o corpo de produzir colágeno com eficiência o que torna a cura de machucados mais lenta.

Doenças como diabetes, obesidade, colesterol e pressão alta também seguem o mesmo processo do estresse em se tratando da cura de lesões na pele.  Pessoas que fumam ou tem carência de vitaminas também apresentam o mesmo quadro para a cicatrização.

Cicatrizantes naturais de machucados

Veja aqui uma lista de remédios caseiros e naturais que vão acelerar o processo de cicatrização de machucados.

Compressa de Arnica

  • Trinta grama de folhas de arnica,
  • Meio litro de água fervente

Modo de Preparo: Faça uma infusão com os ingredientes, quer dizer, ferva a água, desligue o fogo e acrescente as folhas de arnica picadas. Deixe esfriar por quinze minutos.

Posologia: Aplique a compressa morna de três a quatro vezes ao dia na região afetada, substituindo sempre que a compressa não estiver mais quente. Não ingerir.

Chá de Arnica

A arnica é muito eficiente para cicatrização de machucados

A arnica é muito eficiente para cicatrização de machucados

A arnica é conhecida como Marcela miúda, arnica silvestre, erva de lagarto ou rabo de rojão. Ela tem substâncias conhecidas como flavonoides e fenólicos, que age como anti-inflamatório, favorecendo o processo de cicatrização. E também possui ação flebotônica que melhora a circulação venosa, diminuindo a lesão na pele.

Além da arnica agir como anti-inflamatório e antisséptico também impede dores e inchaço.

  • 01 Colher de sopa de arnica
  • 250 ml de água

Como fazer: Coloque a água em uma panela e ferva. Depois adicione a arnica, tampe a panela e deixe descansando por 5 minutos. Coe e beba e tome no máximo 2 xícaras de chá por dia com espaçamento de 12 horas entre elas.

Para aplicação externa no local do machucado ou corte, molhe uma compressa ou pano limpo no chá morno e faça essa aplicação por 4 x ao dia.

Contraindicações: A arnica é contraindicada para gestantes, pessoas com feridas expostas, crianças e bebês, pessoas com problemas gastrointestinais, feridas com sangramento, pessoas com problemas nos rins, com pele sensível o alérgicas à arnica.

Compressa de Alho

O nosso querido e inseparável alho não serve só como tempero essencial em nossa alimentação , ele também tem ação depurativa, limpando o sangue, é um antibiótico natural, antimicrobiano, antisséptico, diurético e age no combate à febre.

Ele também é poderoso para curar chagas, feridas e arranhões por ser antibacteriano. Mas é preciso prudência para não causar irritação na pele ao aplicá-lo.

  • 03 Dentes de alho
  • 01 Xícara de chá de vinho

Como fazer: Esmague o alho junto como vinho e deixe descansando por 2 horas aproximadamente. Lave o local afetado e aplique a compressa. Não deixe ultrapassar 20 minutos. Coloque a mistura em um recipiente fechado e conserve na geladeira. Faça a aplicação 2 x por dia.

Atenção: se houver muita ardência, suspenda o uso do alho

Mel

O mel além de ser um delicioso adoçante natural também tem suas propriedades curativas. Os germes são atraídos pelo mel, assim como as abelhas. Esse processo de atração acontece quando o mel é colocado no local da ferida ou machucado. O mel desidrata os agentes malignos, deixando a pele limpa livre das infecções.

  • Uma pequena porção de mel
  • Um gaze esterilizada, lenço ou pano limpo

Como fazer: Limpe a ferida ou machucado e coloque o mel, cura com a gaze, lenço ou pano limpo sem apertar. Aguarde a pele absorver o mel.

Vinagre branco

Além de ser usado na culinária e bom para ser degustado, o vinagre branco também é um ótimo remédio para curar machucados e feridas.

  • 01 Colher de sopa de vinho branco
  • 01 Litro de água

Como fazer: Limpe as cascas de cicatrização que estiverem se formando em cima do machucado ou ferida. Assim as bactérias serão eliminadas. Vai arder um pouco mas não se preocupe, esse é o processo normal desse procedimento.

Feridas ou machucados que não cicatrizam

Corpo estranho: Geralmente quando o machucado ou ferida não tem seu processo natural de cicatrização é porque dentro da região afetada atem um corpo estranho como ferpa de madeira, espinho, caco de vidro, plástico ou ferro. Após a retirada desse corpo estranho, o organismo começa seu trabalho de regeneração.

Falta de higiene: Se o local afetado pelo machucado ou ferida não for limpo e esterilizado imediatamente, o local se torna uma porta para a entrada de diversas bactérias que podem causar infecções que vão dificultar bastante a cicatrização da pele.

É muito importante lavar o machucado ou ferida com sabão neutro e água. Mas se o ferimento for profundo, é necessário consultar um médico para fazer a limpeza e sutura (fazer pontos)no local afetado.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email