Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Gengibre em Casa?

O gengibre, conhecido cientificamente como Zinzer officinalis é uma das plantas medicinais mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo.

No Brasil, ainda não é um hábito se utilizar o rizoma na culinária, mas ele é bem comum no preparo de chás e outras receitas terapêuticas. Por conter uma substância chamada gingerol, o gengibre desempenha em nosso organismo a função de antioxidante, antifúngico, bactericida e anti-inflamatório. Por isso, o consumo da raiz é muito bom para fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças.

Outro benefícios que vem ganhando destaque é o emagrecedor. O gengibre é um termogênico natural, que eleva a temperatura do organismo durante a digestão, acelerando o metabolismo.

Estima-se que podemos queimar até 10% a mais de calorias fazendo uso do gengibre diariamente. Além disso, o gengibre também atua no combate a azia e gases intestinais, prevenindo o mal estar provocado pelo desconforto das flatulências, ajudando a relaxar o sistema gastro intestinal e prevenindo contra náuseas e vômitos.

O gengibre também protege o estômago contra úlceras e previne o organismo contra o câncer de cólon retal. Com tantos benefícios, é sempre bom ter um pouco de gengibre em casa. Melhor ainda, se a planta for cultivada sem agrotóxicos e de maneira caseira. Apesar de não ser muito comum nas hortas, o gengibre é muito fácil de ser plantado, até mesmo em vasos.

Aprenda a cultivar o gengibre em sua horta caseira

Aprenda a cultivar o gengibre em sua horta caseira

Como Plantar o Gengibre?

Para plantar o gengibre você vai precisar apenas comprar um pedaço do rizoma que esteja brotando. Os brotos são arredondados e tem a coloração esverdeada, o que facilita a identificação. A dica, se você quer plantar, é dar preferência para os gengibres já brotados no momento da compra.

Para entender melhor, observe o vídeo:

O plantio, no caso, é feito em um pequeno vaso, mas você também pode plantar o gengibre na horta – de preferência depois que as folhas já tiverem crescido. Escolha sempre um corte do gengibre que esteja brotados e para evitar que a raiz apodreça, deixe o rizoma secar, antes de colocar na terra.

A camada de terra sobre o gengibre deve ser fina, apenas o suficiente para cobrir o rizoma totalmente. Com o passar o tempo será necessário transferir o gengibre para um vaso maior, porque a raiz irá se expandir dentro da terra. O autor do vídeo anterior, também, postou o resultado da colheita, tempos depois. Veja:

A partir de apenas alguns brotinhos, é possível obter uma grande quantidade de gengibre. Por isso, a necessidade de transferir a planta para um vaso maior ou mesmo, para uma horta.

Dicas de Cultivo

Caso o gengibre comprado ainda não tenha brotos verdes, deixe-o de molho por uma noite em água morna. No dia seguinte, os brotos aparecerão.

O gengibre se dá melhor em climas quentes e úmidos. Evite plantá-lo nos meses de inverno e lembre-se de manter a terra molhada, mas não encharcada para não apodrecer a raiz.

O tempo de espera para a colheita varia de 7 a 12 meses a depender de vários fatores. A dica é observar quando as folhas começam a ficar amareladas. Esse sinal irá indicar para o momento certo da colheita.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email