Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Babosa (Aloe Vera)

A babosa (aloe vera) é uma planta de origem desértica, mas pode ser cultivada em todas as regiões se estiver exposta a bastante luz solar e ambiente aberto.

Dentre os benefícios para a saúde, destacam-se os cuidados com a pele e cabelos, já que a planta possui propriedades cicatrizantes. Além disso, estudos mostram que o consumo da aloe vera pode ser benéfico para o coração, para o sistema respiratório, para o estômago e para o intestino também. Outro uso bastante comum, como dito, é nos tratamentos e cuidados com os cabelos.

Se você está pensando em plantar a babosa em casa, lembre-se na necessidade que a planta possui de muita luz. Outro ponto importante é ter o espaço necessário para crescimento da planta. Ela se dará melhor se plantada no chão e se for cultivá-la em vasos, o recipiente deve ter no mínimo 90 cm de diâmetro para que ela se desenvolva bem.

Como Cultivar Babosa em Casa

O plantio da babosa é feito por meio de um processo conhecido como estaquia. Isso significa que basta enraizar as mudas ou as folhas para obter um novo exemplar da planta. O único cuidado a ser tomado é com a origem da muda, pois dependendo da forma de cultivo da matriz, ela poderá estar contaminada. O plantio a partir da flor da aloe vera não é a melhor opção neste caso. Os brotos laterais até podem se desenvolver, mas o processo é mais complicado que com o enraizamento da muda.

O terreno onde a planta será cultivada deve ser permeável. Se plantar em um vaso, faça um fundo com cascalho e areia para facilitar o escoamento da água da irrigação. A terra deve ter material orgânico como húmus de minhoca, além de terra vegetal e areia lavada.

aprenda sobre o plantio da Aloe Vera

aprenda sobre o plantio da Aloe Vera

O ideal é plantar a babosa no outono ou no começo da primavera. A colheita geralmente acontece após 1 ano de cultivo, porque o crescimento da planta é bem lento.

Alguns Cuidados

Por ser uma planta natural de regiões desérticas, a babosa não deve ser regada com muita frequência. O ideal é fazer a irrigação no máximo duas vezes por semana, observando o nível de umidade da terra, sem deixar que ela fique encharcada. A quantidade de água vai depender do temperatura local, da quantidade de sol que a planta está exposta e também do tamanho da plantação.

Nos vasos, também regue a terra o suficiente para umedecer mas não encharcar. Ela pode ser plantada com espécies companheiras provenientes de solos secos, como cactos e a agave. O vaso deve ficar exposto ao sol durante a maior parte do dia. Se você mora em apartamento e não tem espaço com bastante luz solar, é possível que a babosa não se desenvolva bem. De qualquer forma, vale a tentativa, deixe-a próxima a uma janela em que bata sol frequentemente.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email