Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São os Melhores Remédios Caseiros para Sinusite?

Dor de cabeça, sensação de peso no rosto, coriza, impressão de mau cheiro da boca e nariz, obstrução nasal, febre, cansaço, tosse, dores musculares e perda de apetite, são os sintomas mais comuns para a sinusite, doença caracterizada pela inflamação dos seios da face. Esta doença atinge anualmente, em torno de 37 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, podendo apresentar-se nas formas aguda ou crônica, inflamatória e infecciosa.

A sinusite trata-se do aumento de volume da mucosa na cavidade nasal, por conta de uma reação alérgica, que propicia a proliferação de fungos e microrganismos. O tratamento deverá sempre ser indicado por um médico. Existem, no entanto, algumas receitas naturais, baseadas na sabedoria popular, porém comprovadas cientificamente através de pesquisas, que podem ser utilizadas como auxiliares no tratamento dos sintomas da sinusite. Confira-as abaixo.

Remédios caseiros para sinusite

Chá de gengibre, alho, limão e mel

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de gengibre fresco (picado ou ralado)
  • Suco de 02 (dois) limões
  • 02 (dois) dentes de alho amassados
  • 02 (duas) colheres de sopa de mel de abelhas
  • 02 (duas) xícaras de água mineral ou filtrada

Modo de fazer: Coloque em uma panela, os dentes de alho amassados, o gengibre e o suco de limão e a água. Deixe cozinhar por 2 minutos, após levantar fervura. Em seguida, desligue o fogo, coe e acrescente o mel de abelhas. Tome uma xícara deste chá, meia hora antes de dormir.

Gengibre, alho, limão e mel para sinusite

Gengibre, alho, limão e mel para sinusite

O gengibre é uma planta de origem asiática, de gosto exótico e marcante, com propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente. A raiz é rica em substâncias pouco comuns, como o canfeno, felandreno, zingibreno, e zingeroma, sais minerais e vitamina B6. Possui ação anti-inflamatória e antitérmica, entre outras.

O alho auxilia no tratamento várias doenças oportunistas, entre as quais, a sinusite, por conta de sua função antibiótica. É rico em cálcio, fósforo, potássio, selênio, proteínas, zinco e vitamina C. Já o limão, rico em vitamina C, cálcio e potássio também possui propriedades antibióticas, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo infecções no aparelho respiratório.

O mel de abelhas tem o poder de inibir a formação de colônias de microrganismos e, ao contrário dos antibióticos tradicionais, não permite o desenvolvimento de bactérias resistentes, agindo tanto na prevenção como no tratamento de doenças infecciosas. A combinação de ingredientes tão poderosos, auxilia bastante no tratamento da sinusite, de forma natural, eficaz e sem danos colaterais.

Chá de camomila

Outro remédio natural para aliviar os sintomas da sinusite é o chá de camomila. A planta possui princípios ativos que fazem com que o chá preparado com suas flores, atue como calmante, sedativo, antipirético, antibacteriano, anti-inflamatório e antifúngico.

A novidade, no entanto, é que esta infusão pode ser utilizada de duas formas no combate á sinusite. A primeira, ingerindo-se o chá ainda morno, à noite, quando a temperatura começa a cair e os sintomas se intensificam. A segunda forma é inalar o vapor do chá. Para tanto, ferva a camomila em água e coloque em uma vasilha. Coloque uma toalha sobre a cabeça, de forma a inalar o vapor pelo nariz por aproximadamente 10 minutos. Este processo poderá ser repetido duas ou três vezes ao dia, por ocasião das crises de sinusite.

O chá de camomila é de fácil preparo. Basta acrescentar as flores, encontradas  in natura ou em qualquer supermercado, à aproximadamente 01 (um) litro de água fervente. Para ingestão, pode ser adoçado à gosto. Para inalação o açúcar deve ser dispensado.

A inalação, desta forma, não é aconselhável para crianças, não por conta do chá propriamente dito, mas pela probabilidade de acidentes com a água fervente.

Solução salina

Ingredientes:

  • 1 copo de água mineral morna
  • 1/2 colher de sopa de sal de cozinha.

Modo de preparo: O sal deve ser adicionado à água e agitado até dissolver completamente. O uso de um liquidificador é aconselhável, embora não seja indispensável. Com um conta gotas, pingue a solução nas narinas e cuspa quando chegar à garganta. O processo poderá ser repetido várias vezes ao dia, desde que a solução não seja engolida. Por fim, vale reforçar que medicamentos naturais não substituem o tratamento e orientação médica.

Receitas e Naturais em seu email