Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas Naturais para Controlar as Mudanças de Humor na Fase Pré-Menstrual

A fase pré-menstrual normalmente vem acompanhada por diversos sintomas, por isso recebe o nome de síndrome da tensão pré-menstrual. Vale lembrar que a TPM não é uma doença e sim algo normal, que ocorre todos os meses em mulheres que menstruam normalmente. Basicamente, as variações de progesterona e estrógenos podem causar sintomas como ansiedade, depressão, falta de concentração, fadiga, alterações no apetite, entre outros.

Felizmente, existem algumas receitas naturais que auxiliam a estabilizar seu humor e algumas dicas para lidar melhor com essa fase odiada por muitas mulheres. Confira-as abaixo e saiba como se portar.

Receitas para enfrentar a TPM

Óleos essenciais bergamota e lavanda

Você sabia que nossas emoções e equilíbrio hormonal são responsivos a cheiros? Os aromas são um caminho direto para nossas emoções e para nossa memória, sendo grandes aliados no combate à ansiedade e a depressão. Os óleos essenciais, além de aromáticos, possuem alta concentração de propriedade das plantas em pequenas doses, sendo necessária a quantia de poucas gotas para surtirem efeitos eficazes.

A bergamota é ótima no tratamento da ansiedade, pois tem efeitos de relaxamento, calma, atenção. Já a lavanda é considerada um dos melhores estimulante podendo criar uma sensação de alegria, energia e leveza.

Óleo essencial de bergamota

O óleo essencial de bergamota pode ser usado na aromaterapia para a TPM

Como usar: Em uma colher de chá de óleo de coco ou azeite de oliva, misture uma gota de cada óleo essencial. Aplique nas regiões ao lado dos olhos, atrás das orelhas e no meio das sobrancelhas. Massageie estas regiões e desfrute do agradável olor. Aplique apenas uma vez por dia.

Tenha cuidado com o sol, pois os dois óleos são fotossensíveis. Para melhorar o sono, você pode usar um difusor ao lado de sua cama.

Tintura mãe de Erva São João

Ótima para tratar a ansiedade e a depressão por ser adaptógena, propriedade que confere a qualidade de se adaptar ao organismo, ela pode ser estimulante e calmante ao mesmo tempo. A erva de São João ajuda na produção de serotonina, que é uma substância química antidepressiva.

Como preparar: Separe 60 gramas da folha fresca para 100 ml de álcool cereal. Em um vidro esterilizado coloque os ingredientes, tape e guarde em um lugar fresco e escuro, durante 45 dias. Consuma 3 gotas por dia, diluídas em um copo de água.

Tintura mãe de folha de framboesa vermelha

A folha de framboesa vermelha é usada especialmente para depressão associada ao ciclo menstrual, ela contém quercetina, pigmento vegetal antidepressivo. Além de possuir elementos importantes para uma menstruação saudável.

Como preparar: Separe 60 gramas da folha fresca para 100 ml de álcool cereal. Em um vidro esterilizado coloque os ingredientes, tape e guarde em um lugar fresco e escuro, durante 45 dias.

Suco da felicidade

O suco de espinafre e beterraba é um maravilhoso antidepressivo. Tem muitas vitaminas e sais minerais indispensáveis para a saúde da mulher, como ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C e complexo B. A beterraba também seu açúcar natural o que combate a necessidade de doces e estimula os neurotransmissores da felicidade. Você também pode agregar cenoura, pois possui beta-caroteno, vitamina C e propriedades curativas. E, pode-se usar o maracujá para substituir calmantes.

Como preparar: Use 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, ½ maçã e 300 ml de água. Bata tudo no liquidificador e opcionalmente agregue chá de folhas de maracujá e flores de camomila.

Granola para diminuir o apetite

A granola é composta de aveia, frutos secos, sementes e mel. Todos os frutos secos contêm beta-sitosterol, tendo um excelente efeito sobre os níveis hormonais. As amêndoas, nozes, castanhas ajudam a controlar o apetite quando surge a incontrolável vontade de comer relacionadas com as alterações hormonais.

As semente de chia e linhaça possuem o equilíbrio entre os ácidos ômega 3 e ômega 6 além de conter fibras. Elas ajudam a equilibrar o açúcar no sangue e, assim, podem minimizar os desejos por doçuras. A linhaça também contém um composto fito estrógeno que pode ajudar a controlar os hormônios.

Não somente em granola, as sementes podem ser adicionadas as saladas, cereais e até mesmo as batidas.  A aveia e o mel são apenas complementares na granola, mas são excelentes anti-inflamatórios, auxiliando na fortificação do sistema imunológico e na desinflamação de região como o ventre. O mel também ajuda a combater a ânsia por alimentos doces.

Não esqueça que essa fase é essencial para o seu ciclo, não se cobre por não se sentir tão disposta ou por estar ansiosa, faça meditações e descubra de onde podem estar surgindo essas sensações.

Receitas e Naturais em seu email