Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas de Chás e Sucos Caseiros para Emagrecer

Produtos diuréticos, são todos aqueles que estimulam a atividade renal. Além das ervas, existem vários alimentos que desempenham essa função e devem ser consumidos principalmente por pessoas com problemas de retenção de líquidos, por conta do mal funcionamento dos rins. Durante o processo de eliminação da urina, é realizada a filtragem da linfa, encarregada de transportar todas as substâncias tóxicas para fora do organismo. Via de regra, são os vegetais, os alimentos encarregados do processo de eliminação das toxicinas.

Dietas para perda de peso, geralmente incluem substâncias diuréticas, uma vez que o acúmulo de líquido no corpo, causa inchaço e mal estar. O excesso de toxinas diminui o metabolismo, dificultando a eliminação de gorduras. Estatisticamente, as mulheres são as mais afetadas pelo problema, principalmente no período pré-menstrual, onde a disfunção hormonal, ocasiona a retenção de líquidos, causando, além do inchaço, dores de cabeça, sensação de estômago “embrulhado”, dores no peito, irritação, perda de apetite e aumento da pressão sanguínea.

Os chamados sucos detox, considerados as vedetes do momento, quando o assunto é perda de peso, saúde, bem estar e qualidade de vida, são constituídos basicamente de elementos diuréticos e antioxidantes. Além dos sucos, os chás específicos para este fim também são consumidos em grande escala, fazendo parte de qualquer dieta saudável e equilibrada. Abaixo, confira receitas de sucos e chás diuréticos para emagrecer, auxiliar os rins e também diminuir a retenção de líquido.

Chás e Sucos Diuréticos

Os diuréticos podem ser utilizados como medicamento no auxílio de doenças relacionadas aos rins e também como aliados nos processos de emagrecimento. A combinação adequada das ervas e afins podem trazer grandes benefícios à saúde, mas é preciso atentar para alguns cuidados essenciais.

 

Suco detox para emagrecimento

Antes de utilizar uma erva, pesquise, procure saber de todas as suas propriedades e, principalmente, se existem contraindicações. Algumas pessoas acreditam que por serem naturais, não são passíveis de efeitos colaterais, mas isso é um grande engano.

Alguns alimentos, possuem sim, restrições. Para evitar riscos, utilize sempre um elemento para cada fim, ou seja, ao compor um suco, por exemplo, escolha apenas três elementos a serem utilizados para cada receita e cada elemento deverá servir para uma finalidade diferente. Analise suas reais necessidades.

Para facilitar na escolha e composição do cardápio de sucos e chás diuréticos, preparamos algumas receitas:

Chá de Erva-cidreira, Hibisco e Gengibre

  • 1 colher de sopa de erva cidreira (capim-limão)
  • 1 colher de chá de hibisco
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

A erva cidreira é, comprovadamente, uma planta com propriedades calmantes, o que inibe a ansiedade e controla a compulsão, além de regular as atividades do figado, intestino e dos rins, acelerando o metabolismo. As folhas de hibisco, possuem substâncias digestivas e o gengibre, entre outras dezenas de propriedades, atua como diurético. Esta é uma combinação eficaz, saudável e saborosa.

Modo de preparo: Ferva uma xícara de chá de água mineral ou filtrada. Desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes. Tampe e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos antes de ser consumido. Se preferir, faça uma quantidade maior e deixe gelar, mas consuma no mesmo dia.

Suco de Frutas

Alguns alimentos também apresentam propriedades diuréticas. Neste aspecto, a melancia é campeã. Morango, abacaxi, manga, kiwi e uvas também estão no grupo. Então é só utilizar três opções por suco, alternando a cor. Por exemplo, melancia, abacaxí e kiwi.

Frutas vermelhas possuem propriedades antioxidantes, auxiliando no combate ao envelhecimento, redução do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares e fortalecendo o sistema imunológico. Frutas amarelas, entre outros benefícios, auxiliam a visão e agem como anti-hipertensivo, controlando a pressão sanguínea. As frutas verdes, entre outras funções, atuam como anti-inflamatório. Se preferir, acrescente hortelã, cravo ou gengibre aos sucos.

Manter o peso com saúde é um desafio diário. Os alimentos, por vezes encarados como inimigos, podem ser, se bem utilizados, grandes aliados.

Ingredientes:

  • Duas fatias médias de melancia
  • Duas fatias de abacaxi
  • Um kiwi

Modo de preparo: Descasque as frutas e separe as porções citadas acima. Estas porções podem ser congeladas previamente para que o suco fique gelado naturalmente. Bata em um liquidificador ou processador. É recomendado tomar o suco sem coar mas, caso prefira, utilize uma peneira. Neste suco, acrescente hortelã a gosto.

Receitas e Naturais em seu email