Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São as Propriedades Medicinais do Chá e Xarope de Romã?

Conhecida e admirada desde a Grécia antiga, a romã encanta não somente pela beleza e características marcantes de suas sementes, mas também pelas inúmeras propriedades terapêuticas que lhe garantem um lugar de honra entre as espécies mais exploradas pela medicina caseira, despertando o interesse de cientistas do mundo inteiro, que buscam, não só na fruta, mas na árvore inteira, elementos com grande potencial farmacológico, objetos de estudo em vários laboratórios de análise.

A fruta é composta por fibras e vitaminas A, C e do complexo B, com propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antioxidantes, anticancerígenas e antissépticas, adstringentes, antifúngicas e vermífugas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, diminui o nível do colesterol ruim, previne a  diabetes e protege os vasos sanguíneos, diminuindo a probabilidade de infartos e derrames. Abaixo, saiba mais sobre as propriedades medicinais comprovadas da romã.

Propriedades Medicinais da Romã

Utilizada em receitas caseiras, principalmente no  combate á gripes, resfriados, inflamações ou infecções na garganta e gengivas e problemas dentários, além de dietas de emagrecimento, a fruta pode ser encontrada em quintais e jardins, até mesmo na zona urbana, embora sua presença seja maior, obviamente, em cidades interioranas onde as casas ainda possuem mais espaço e uma cultura que incentiva o plantio de árvores frutíferas e ervas medicinais. Alguns grandes mercados comercializam a fruta in natura, mas caso exista dificuldade em encontrar o produto, a casca, utilizada para remédios e chás pode ser encontrada em casas de ervas e produtos naturais.

O gargarejo realizado com o chá da casca da fruta também é muito utilizado por profissionais que utilizam frequentemente a voz, por conta de suas características antissépticas  que limpam a garganta e preservam a tonalidade da voz.

Casca de Romã

Casca de Romã – para chás e gargarejos

O vermelho intenso das sementes é devido a substâncias chamadas de ácidos fenólicos e flavonoides. A grande quantidade de potássio, ácido fólico, polifenóis e vitaminas A e E, garantem as propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento celular, doenças coronárias, cancros e problemas cardíacos.

A defesa do sistema imunológico fica garantida por conta da presença de ferro, fibras alimentares e vitaminas C, B1, B2, B3, B5 e B6, que atuam como diuréticos, combatem o stress e a depressão e previnem infecções. O chá da casca de romã, de fácil preparo pode ser usado para gargarejos em casos de dor de dente, de garganta, gengivite, extração dentária e  aftas.

Chá da casa de romã

Ingredientes:

  • Casca de 1 romã média (pode ser seca ou in natura)
  • ½ litro de água mineral ou filtrada

Modo de fazer: Ferva a casa juntamente com a água por aproximadamente 5 minutos. Espere amornar, coe e utilize. Não faça gargarejos com o chá ainda quente, pois o efeito pode ser contrário ao esperado agravando o quadro.
O chá deve ser preparado e utilizado no mesmo dia para que não adquira características de toxidade. Sobras devem ser descartadas.

Outra maneira de utilizar as propriedades medicinais da fruta é através do xarope, aplicado em casos de gripes, resfriados, problemas na garganta, entre outros.

Xarope de Romã

Ingredientes:

  • 1 xícara de suco concentrado de romã
  • 1 xícara de mel de abelhas

Modo de fazer: Bata no liquidificador sementes de romã suficientes para obter, após coado, uma xícara de suco da fruta. Cozinhe este suco por aproximadamente 15 minutos. Deixe esfriar e acrescente uma xícara de mel de abelhas. Guarde em um recipiente de vidro, esterilizado, para não contaminar o produto e mantenha tampado, em lugar seco, á sombra e arejado.

Este xarope pode ser consumido para tratamentos, de 2 a 3 colheres de sopa por dia, ou continuamente, prevenindo várias doenças, fazendo parte de uma dieta saudável e equilibrada, utilizando-se 1 colher de sopa diariamente.

Ao contrário de alguns produtos naturais, que ainda encontram resistência na medicina tradicional, pela ausência de estudos que comprovem sua eficácia, a romã já é reconhecida internacionalmente na comunidade científica como remédio milenar de comprovada eficácia como antibiótico natural.

Receitas e Naturais em seu email