Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São as Propriedades Medicinais do Melão de São Caetano?

O melão de São Caetano também é conhecido no Brasil como  fruto de cobra, erva de São João, erva das lavadeira e melãozinho. Não existe um consenso sobre o local de origem da planta. Alguns estudiosos apontam a  Índia e China, como os berços da erva, mas há quem diga que se originaram no continente africano. Trata-se de uma planta do  tipo trepadeira com flores na cor amarela, porém bem claras ou brancas. Possui uma frutinha que varia do dourado ao tom avermelhado. Tem uma polpa carnuda, porém um pouco adstringente, mas as pequenas sementes são doces.

Crianças, adoram apanhar os frutos e veio delas um dos nomes atribuídos, melãozinho. Neste aspecto, é preciso estar atentos, uma vez que as sementes possuem substâncias tóxicas, devendo ser evitadas em grande quantidade.

Constantemente encontrada em hortas e pomares, no Brasil a planta aparece até mesmo em terrenos abandonados sem a necessidade do cultivo. Por este motivo, é considerada, ao menos pelos adultos,  uma erva daninha.
A fruta é utilizada desde a antiguidade na medicina caseira,  principalmente por tribos indígenas da Amazônia. Antigamente também era utilizada por lavanderias para clarear roupas e tirar manchas. Abaixo, conheça todas as propriedades medicinais do melão de São Caetano.

Propriedades medicinais do melão de São Caetano

O melão de São Caetano possui diversas propriedades medicinais, mas as principais são que esta planta é antirreumática, antiparasitário, antileucorreica, anti-inflamatória, afrodisíaca, antiviral, bactericida, hipoglicemiante, antileucêmica, purgativa, vermífuga, antimicótica, cicatrizante, depurativa do sangue, adstringente, expectorante, anticancerígena, antitumoral, aperitiva, anti-helmínticos, estomáquica, antivenérea, antileucorréica,  antipirética, emoliente, febrífuga, hipotensora e, finalmente, laxante.

Melão de São Caetano

Melão de São Caetano
Fonte:chabeneficios.com.br

Esta é uma planta que aua através de um grande número de princípios ativos, o que explica a versatilidade da planta. As substâncias contidas nela são a momordicina, momordipicrina e ácido momórdico,  esteróides, saponinas esterodais, charantina, peptídeos, insulino-sememlhantes, componentes ativos ativos, charantina, charina, criptoxantina, curcubitacina, cácido gentisico,  momocharina, momordenol, alcaloides, triterpenos, proteínas, curcubitacina B,multitiflorenol, ácido oxálico, pentedecanos, peptídeos, ácido petroselínico, ácido rosmarínico, rubixantina, spinasterol, glicosídeos esterodais, urcubitano, cicloartenol, diosgenina, estigmatadióis, estigmasterol, taraxerol, trehalose, inibidores da tripsina, goyalglicosídeos, gayasaponinas, inibidorera de guanilato-ciclase, gipsoláurico, ácido linoleico, ácido linolenico, momocharasideo,uracil, vacina, v-insulina, verbascosídeos, zeatina-ribosídeo, zeaxantina e zeinoxantina.

O uso do melão de São Caetano é bem diversificado, indicado no tratamento de inflamações hepáticas, cólicas abdominais,dores articulares, diabetes, eczemas, , problemas de pele, faringites,  gripes, furúnculos, catarro amarelo,  hemorroidas, febres, prisão de ventre, tosse, irritação vaginal, menstruação e sintomas da Tensão Pré Menstrual, edemas inflamatórios, picadas de inseto, queimaduras infeccionadas, úlceras, dores de ouvido e reumatismo.

Receitas

Chá de melão de São Caetano

  • 2 colheres de sopa de folhas de erva de são joão picadas
  • 1 litro mineral ou filtrada

Modo de preparo: Ferva a água com as folhas. Por aproximadamente 2 minutos. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos e coe. Consuma de 1 à 2 xícaras de chá por dia.

Pomada cicatrizante

  • Folhas de melão de São Caetano
  • Óleo de amendoas

Modo de preparo: Obtenha o sumo das folhas maceradas, misture com óleo de amêndoas e aplique no local afetado. Em casos de sarna, utilize apenas o sumo.

Banho de assento

  • 5 melõezinhos
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ferva os melõezinhos na água por aproximadamente 2 minutos. Espere amornar e faça banhos de assento.

É importante mencionar que o  chá de melão de são João não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças.Também é contraindicado para mulheres que pretendem engravidar, pessoas com diarreias crônicas e diabéticos. Ademais, as sementes são doces, mas não devem ser consumidas em grande quantidade, e em nenhuma hipótese por mulheres grávidas, podendo causar aborto, má formação e outros problemas sérios ao feto. Também pode causar hipoglicemia.

Produtos compostos pela erva devem ser ministrados com cuidado e mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos, podendo causar vômitos e diarreia. Existem relatos não confirmados de que o sumo do fruto, mesmo em pequena quantidade é suficiente para levar à morte um bezerro grande. Ainda, o melão de São Caetano potencializa os efeitos de algumas remédios para diabetes, colesterol e hipoglicemicos, não devendo ser associado a tais medicamentos.

Receitas e Naturais em seu email