Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São as Ervas Benéficas para Tratamento da Diabetes?

A diabetes é uma doença grave, que atinge cerca de 8% da população brasileira e tem efeitos colaterais nada agradáveis, entre eles cegueiras, problemas urinários, má cicatrização. O principal estilo de vida que favorece a doença é o sedentarismo e a má alimentação, entre eles o consumo de alimentos processados e pasteurizados, o alto índice glicêmico encontrado em alimentos refinados, pouca fibra, o alto consumo de gordura animal e toxinas encontradas na agricultura convencional.

Para tratar a diabetes é necessário o uso de medicamento controlado e acompanhamento médico. Porém, também é possível tratar esta doença utilizando certas ervas que são benéficas para o tratamento da diabetes, reduzindo os sintomas e efeitos colaterais, realizando o controle do açúcar no sangue, reforçando o sistema imunológico, etc. Confira quais são as ervas indicadas abaixo.

Ervas para controle da diabetes

Gymnema Silvestre

Nativa da índia, o principal componente dessa erva é o ácido gimnênico, responsável pelo grande benefícios no tratamento da diabetes. Ela age diminuindo a absorção de glicose nos intestinos, regenerando as células betas do pâncreas e melhorando a secreção da insulina. Também é capaz de aumentar a permeabilidade das células para que possam absorver mais insulina. Ademais do controle de açúcar no sangue, ela auxilia na queda de proteínas glicosiladas, colesterol e triglicerídeos.

É considerada uma das ervas mais poderosas para melhorar as condições de açúcar no sangue, porém deve-se consultar seu médico para ter certeza que é a erva certa para você, já que pode causar hipoglicemia. Também tome cuidado para não misturar com outra ervas e medicamentos sem consultar um especialista.

Gymnema Silvestre

Cúrcuma

Essa raiz é uma forte antioxidante e anti-inflamatória, auxilia na diabetes protegendo o organismo de radicais livres, normalmente causados por açucares elevados no sangue. Ela reduz estresse oxidativos e ajuda a limpar os resíduos metabólicos. Também é uma boa raiz para o fígado, que muitas vezes é afetado pela diabetes.

Pode ser usado como tempero de cozinha, ou em chás, a indicação é de 3 gramas diárias, que seria 1 colher de chá cheia. A receita do chá varia com o tipo de produto que você usa, se é em pó pode ser feito por infusão, se é pela raiz o melhor é por decocção. Cuidado com o uso excessivo, ele pode causar azias e desconfortos estomacais.

Canela

Essa especiaria maravilhosa também é eficaz no controle de açucares. Foi descoberto que a canela pode acelerar 20 vezes o metabolismo da glicose em células de gordura. Ela também estimula a absorção de glicose, retirando-a do sangue, assim aumentando a eficácia da insulina e reforçando os sistemas antibacterianos, antivirais e antifúngicos.

É considerada uma das plantas mais bioativas, sendo importante para a manutenção do organismo. Indicasse ingerir 1 colher de chá por dia, pode ser agregada à batidas, chás, em refeições. O chás se realizam por infusões quando pó e decocção quando em casca.

Banaba

Conhecida também como Resedá-Gigante, essa arvore tem alta concentração de ácido corosólico e atua como um agente natural da insulina. Ela ajuda a equilibra o açúcar no sangue transportando-o para dentro da célula e reduz a conversão de açúcar em gordura. É uma excelente ajuda na perda de gordura e no controle do desejo de ingerir doces. Também auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos.

Temperinhos do bem

Alguns condimentos podem auxiliar numa alimentação saborosa e saudável. Tem-se como exemplo a Pimenta-de-caiena, que contém capsaicina, uma substância que alivia dores nos nervos (neuropatias) associadas a diabetes. Ademais, o Manjericão-Santo, é uma planta sagrada na Índia que ajuda a melhorar a imunidade e o fortalecimento do corpo. Também normaliza níveis de triglicerídeos, diminui o colesterol, pressão sanguínea e inflamações. Pessoas com baixa pressão devem consumi-la com cautela.

A Salsa auxilia no funcionamento dos rins, podendo colaborar com o controle de nefropatias diabéticas.

Mirtilo

Essa fruta deliciosa é composta por flavonoides chamados antocianinas e é rica em vitamina C, que são antioxidantes, agindo nos radicais livres, como a cúrcuma. Por conter vitamina C também auxilia na saúde dos olhos ajudando a prevenir a retinopatia diabética.

Recomenda-se para o controle da glicose, ingerir 2/3 de xícara de folhas para duas xícaras de água. Ferva a água e deixe as folhas de repouso por 25 minutos, com o recipiente tapado. Coe e beba duas xícaras diárias, durante uma semana.

É importante manter o acompanhamento médico, ter uma dieta saudável recomendada por um nutricionista e fazer exercícios físicos. Tenha cuidado com alimentos industrializados, diminua o consumo de carnes e leites e tente consumir local e orgânico para melhor saúde do seu corpo.

Receitas e Naturais em seu email