Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Conheça 5 Benefícios da Semente de Melancia

A coisa mais normal na alimentação é comer frutas e colocar as sementes no lixo, mas o que não sabemos é que as sementes contém alto valor nutricional, beneficiando a saúde de quem as consome. Este é o caso da semente de melancia, que comumente são jogadas fora por desconhecimento deste questão nutricional. A melancia já é uma planta com muitas vantagens nutricionais, fortalecendo os ossos e o sistema imunológico, contribuindo para regulação da pressão arterial, dentre outras questões.

E, suas sementes não perdem no quesito nutrição e benefícios para a saúde. Elas são diuréticas, antioxidantes, energéticas, além de possuírem diversas outras propriedades medicinais. Conheça para que serve e descubra alguns dos benefícios que a semente de melancia pode te proporcionar.

Sementes de Melancia

Valor nutricional

As sementes são altamente energéticas e possuem mais da metade da composição em gorduras boas, proteínas essenciais, como a lisina, e aminoácidos como triptofano e ácidos glutâmico. Comer 100 gramas de sementes de melancia é como ingerir 10 pães, elas são ricas em calorias e por isso é ótimo para quem quer criar musculatura.

As sementes também apresentam magnésio e ferro, melhorando a estrutura óssea e o sistema imunológico. A lisina, proteína mais presente, ajuda na absorção de cálcio e na formação de colágeno e tecidos conjuntivos no corpo. Já a arginina, um dos aminoácidos mais presentes, colabora com a melhoria do metabolismo e do sistema cardiovascular. Não é recomendada a ingestão das sementes cruas.

Conheça os benefícios das sementes de melancia

Conheça os benefícios das sementes de melancia

Estimulante

Com propriedades vasodilatadoras, elas colaboram com o aumento da libido. Também ajudam no combate à retenção de líquidos e no controle da hipertensão. Por serem muito nutritivas e ricas em licopeno, um tipo de antioxidante bastante eficaz, elas colaboram com a retardação do envelhecimento e ajudam a melhorar a fertilidade masculina, além disso, por conter elevado teor de magnésio e zinco também regular os hormônios.

As sementes de melancia são fonte de energia e estimulação, sendo muito uteis para aqueles dias em que não nos sentimos muito dispostos.

Como preparar: Utilize 20 gramas de sementes trituradas para 100 ml de álcool cereal ou cachaça orgânica. Coloque em um recipiente esterilizado e misture diariamente, mantenha em local escuro e fresco durante 15 dias. Beba 30 gotas em 1 xícara de água, uma vez ao dia pelo período da manhã.

Pele e cabelos

O óleo é utilizado em peles que não obstruem os poros, hidrata e promove um melhor funcionamento natural da pele. Nos cabelos eles cumprem a mesmo função e ainda auxiliam no crescimento dos fios e a melhoram a saúde do couro cabeludo.

As sementes de melancia quando estão torradas são fontes de cobre, esse mineral age na produção da melanina, também colaborando com a pigmentação natural dos cabelos e da pele.

Como preparar: Não é recomendado comer-las cruas, por dificultar o processo digestivo. As sementes torradas podem servir como um lanche no dia a dia.

Coloque as sementes espalhadas em uma assadeira e leve ao forno em 180º C durante 15 minutos. Na metade do tempo é recomendado dar uma mexida na forma para que as sementes não queimem e fiquem uniformemente crocantes.

Contra envelhecimento precoce

As sementes de melancia possuem fortes antioxidantes, contribuindo com a eliminação dos radicais livres e prevenindo contra doenças graves como o câncer. Os lipídios encontrados nas sementes colaboram com a formação de membranas protetoras e reduzindo inflamações.

Elas também apresentam ação anti-inflamatória e em alguns países são usadas para tratar a infecção bacteriana e fúngica, pois se constatou a eficácia contra uma ampla gama de bactérias e fungo incluindo a E.coli.

Depurador do organismo

As sementes são um remédio natural para depurar os rins. Possuem ação diurética que depura o organismo, elimina toxinas acumuladas e melhora o funcionamento dos rins. Também pode ser eficaz para regular a hipertensão. Assim como a maioria das frutas, elas contam também com propriedades laxantes suaves e favorecem o fluxo intestinal, podendo ser utilizadas para combater a prisão de ventre.

Além disso, por eliminar o excesso de água presente no organismo, e diminuir inchaço elas ainda proporcionam a perda de peso e um aspecto mais magro.

Como preparar: Utilize 40 gramas de sementes de melancia e 150 gramas de melancia cortada em pedaços para 1 litro de água. Coloque a água para ferver, enquanto tritura em um liquidificador ou mixer os 40 gramas de sementes de melancia. Acrescente as sementes trituradas na água fervida e deixe cozinhando por cerca de 30 minutos. Apague o fogo e deixe repousar até que esfrie. Filtre e bata a infusão com os pedaços de melancia no liquidificador.

Recomenda-se que a primeira xícara do dia seja ingerida em jejum, e as seguintes após as refeições. Pode se ingerida durante 2 dias a cada semana. Verifique as contra indicações dos produtos que você consome. Opte por produtos orgânicos, produção local e lembre-se que a moderação é a chave para uma vida saudável.

Receitas e Naturais em seu email