Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Confira 8 Plantas Fáceis de Cuidar para Quem Não Tem Tempo

Muitas pessoas acham que não podem ter plantas em casa por diversos motivos, a falta de tempo é uma delas. O conceito de tempo pode ser bem relativo, mas se você tem espaço na sua agenda para pequenas regas já pode começar a plantar. E se você pensa que seu dia é muito corrido, que seu apartamento tem pouca exposição solar, ou que é muito pequeno, não se preocupe tudo tem solução. Hoje já existem muitos suportes verticais e vasos auto regáveis, e o melhor é que você mesmo pode fazer com aproveitamentos e garrafas pets.

Para os que não possuem muito tempo para se dedicarem às plantas, pode-se optar por algumas espécies bem fáceis de cuidar, entre flores, hortaliças, aromáticas e até mesmo medicinais. E, realizando estes cultivos, pode-se economizar com temperos, hortaliças, etc. Confira abaixo, quais são estas plantas fáceis de serem cultivadas.

Plantas Fáceis de Cuidar

Temperinhos

O orégano é uma ótima planta para ter em casa, além de ficar uma delicia em cima da pizza, ele pode ser usado como tempero chave e ainda é medicinal, tratando de fungos e cólicas abdominais. Ele se adapta em diversos ambientes e não exige muita água para se desenvolver, podendo ser bem resistente a períodos de seca.

O tomilho é umas das planta que não gosta de muita água e resiste muito bem a secas. Inclusive, quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Essa especiaria também é medicinal e é ótima para bronquite e o mau hálito.

Tomilho

O alecrim como é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas. Ele se adapta aos climas mais quentes e secos, e pode passar dias sem água. Também é muito utilizado na culinária, de forma medicinal e tem um aroma maravilhoso.

Essas duas ervas são muito fáceis de plantar, pois se multiplicam por estaquia. Você só precisa pegar uma rama com 5 gomos, de uma planta desenvolvida, dois gomos ficam para de baixa da terra e os outros gomos com as folhas para fazer a fotossíntese.

Hortaliças

A pimenta é um fruto muito resistente, porém é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Recomenda-se plantar ela sozinha na floreira para acelerar seu crescimento e que no mínimo tenha 4 horas de sol. Tem sabor picante, podendo se usada em molhos, conservas e temperos.

A ora-pro-nóbis é do tipo suculenta e por isso não precisa de rega constante.Ela tem uma flor linda, é propagada por estacas e não necessita de um solo muito fértil para sobreviver. As folhas são a parte comestível da planta, cruas, secas ou moídas, elas podem ser usadas em  sopas, omeletes, tortas e refogados e na salada. Ela é uma planta com muito ferro e proteínas, podendo tranquilamente substituir a carne.

Aromática

A sálvia é ótima companheira para o ciclo menstrual e a menopausa, ela resiste bem às baixas temperaturas, e é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar. Sobrevive muito bem a secas e tem flores lindas, costuma ser usada para a decoração de pratos e como chás estimulantes.

Flores

A lantana câmara é uma linda flor, a espécie é bastante tolerante ao frio e por isso é muito cultivada em locais onde as geadas são comuns. Normalmente a planta também é muito resistente às secas. Sua multiplicação é feita através de estacas. Algumas espécies podem ser medicinal, indicadas para infecções e alergias respiratórias, reumatismo.

A rosa pode ser um pouco difícil para quem vive em lugares muito cálidos, pois ela gosta de temperaturas amenas e necessita de muita luz solar. Ela também não é exigente para solo, mas quanto mais adubado, mais bonita ela será. Quando ela já estiver desenvolvida, total ou parcialmente, a rega deve acontecer apenas uma vez por semana.

Ademais de todas essas citadas, existem muito mais plantas que podem ser cultivadas em espaços pequenos e por pessoas que não possuem dedicação exclusiva a casa. Se você possui um pátio bacana, térreo ou uma varanda, mesmo que não tenha alta insolação, pode render muitas colheitas. Alguns sistemas de rega por goteo ou automáticas também podem auxiliar.

As plantas precisam de no mínimo de 4 horas de sol diárias, algumas apenas de luminosidade. Procure um bom solo e comprar fertilizantes orgânicos. Você também pode aproveitar a borra de café, erva mate, cascas de ovo e de outros alimentos.

Receitas e Naturais em seu email