Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Confira 4 Dicas Naturais para Tratar Inchaços Menstruais

Os inchaços do período menstrual atingem muitas mulheres e podem, inclusive, ocasionar muito incômodo às mulheres. A causa é a retenção de líquidos e a prisão de ventre que incha não somente o abdômen, mas também pés, mãos e face. Esse inchaço normalmente desaparece com o final do período menstrual, mas você pode evitar a retenção hídrica e a prisão de ventre tendo atenção com o calor excessivo, sedentarismo, excesso de peso, baixa ingestão de líquidos, uso em demasia de sal e uma má alimentação.

Ainda, existem certas ervas e algumas dicas naturais que podem ser utilizadas para impedir o inchaço e auxiliar na redução do mesmo, como a Erva de Santa Maria, uma planta diurética, anti-inflamatória, etc. Abaixo, conheça 4 dicas naturais para tratar o inchaço pré-menstrual.

Como diminuir o inchaço pré-menstrual?

Chá de Erva de Santa Maria

A erva de Santa Maria, também conhecida com mastruz e ambrósia, tem características anti-inflamatória, carminativa, antisséptica, diurética, estimulante, purgante, sedativa, sudorífica, tônica e vermífuga.

Em razão das características carminativas existentes, é possível usar esta erva para expulsar gases do aparelho digestivo, ela também pode ajudar a aliviar os coágulos sanguíneos e garantir um fluxo sanguíneo normal. E ainda tem a propriedade diurética auxiliando na eliminação de líquidos.

Como preparar: Adicione 2 colheres de erva em um litro de água. Quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Coa e beba 2 xícaras ao dia, no máximo por uma semana. Você também pode optar pela ingestão crua da planta enfeitando os pratos que contenham alimentos que provocam gases, como os legumes.

Erva de Santa Maria

Tenha cuidado para não ingerir em excesso, este chá pode provocar náuseas e dor de cabeça.

Chá de Gervão

O gervão contém propriedades ótimas para o inchaço, ele auxilia na eliminação de dores abdominais, de estômago e prisão de ventre e também é um eficaz diurético e um tônico estimulante.

Como esta planta tem em sua composição traços de ácido acetilsalicílico pode causar alergia àqueles que são sensíveis demais à aspirina e é um hipotensor, assim se você já sofre com baixa pressão use com atenção e observe a reação do seu organismo.

Como preparar: Adicione 2 colheres de sopa de erva gervão em ½ litro de água. Leve ao fogo e assim que a mistura ferver desligue o fogo, tampe e aguarde 10 minutos para poder coar. Beba apenas 2 xícaras ao dia, no máximo por uma semana.

Alimentos diuréticos

Os diuréticos são propriedades utilizadas para liberação de algum tipo de substância que possa ser eliminada via líquidos, pela urina. O uso correto de diuréticos se da, principalmente, ligado à redução da retenção hídrica, trazendo benefícios no tratamento de doenças como pressão arterial, doença renal, doença hepática, problemas na tireoide, mas é necessário o acompanhamento de um especialista.

As frutas e verduras contribuintes são maçã, alcachofra, aspargos, beterrabas, couves, cenouras, aipo, pepino, uvas, alface, tomate, melancia. Os chás que podem contribuir são dente de leão, cavalinha, urtiga, sabugueiro, salsa, cabelo de milho, quebra pedra, folha do abacateiro e pata de vaca. A maioria dos chás pode ser consumida no máximo por uma semana e são feitos por infusão.

Consuma aveia

A aveia pode ser consumida de diversas formas, em farelos, granolas, bolos e pães, cremes de mingau e em forma de leite vegetal. E ainda contribui muita para o período menstrual por conter propriedade ansiolítica, antidepressiva, calmante, digestiva, diurética, expectorante, laxante, nutritiva, remineralizante, tônico reconstituinte nervoso e vitaminizante. Mas o principal uso da aveia é para inchaços são suas propriedades anti-inflamatórios e emolientes que amolecem os tecidos inflamados, principalmente, da região pélvica, desinflamando e reduzindo as dores.

É muito importante estar consciente que os inchaços são normais e não interferem na sua beleza, não se deixe levar pela ideia que deve estar sempre exatamente com a mesma forma e com o mesmo peso, pois você está passando por um período importante que deve ser respeitado.

Tente consumir produtos orgânicos e locais. Verifique as contra indicações dos chás que você consome e sempre preze pelo equilíbrio, lembrando-se que os chás podem ser prejudiciais se usados de forma errônea.

Receitas e Naturais em seu email