Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Confira 10 Plantas Fáceis de Cuidar em Apartamento com Pouca Exposição Solar

Muitas pessoas acham que não podem ter plantas em casa por diversos motivos, e a pouca exposição solar é uma delas. Provavelmente seu apartamento deve ser cercado por outros apartamentos o que dificulta a entrada de luz solar direta. Saiba que existem plantas que até preferem ambiente sombreados ou que são resistentes a estas condições.

E, você pode até pensar que também não tem tempo de cuida-las ou que seu apartamento é muito pequeno, mas tudo tem solução. Hoje já existem muitos suportes verticais e vasos autor regáveis, e o melhor é que você mesmo pode fazer com aproveitamentos e garrafas PETs. Te listamos agora algumas plantas bem fáceis de cuidar, entre flores, hortaliças, aromáticas e até mesmo medicinais.

Plantas fáceis de cuidar

Avenca

A avenca é uma planta linda, aromática e com muitas propriedades medicinais. Ela gosta de ambientes úmidos e sombreados e não deve ser exposta ao sol direto, mas que receba um pouco de luz solar.

É fácil conseguir uma muda por estaquia, já que as de floriculturas não são próprias para ingestão. É só separar as touceiras com muito cuidado para não prejudicar as raízes, que são bem frágeis. Plante a muda imediatamente, pois a avenca perde umidade muito rápido.

Avenca

A Avenca é ótima para ser cultivada em apartamentos e casa que recebam pouca luminosidade.

Para quem tem pouco espaço ela pode ser pendurada no teto e fica linda, só permita que fique ao alcance para poder utiliza-la como chás.  Garanta uma boa umidade no solo, pode ser feito atrás de garrafa cheia de água embutidas na terra, ou regar quando o solo apresentar secura.

Menta ou hortelã

A menta, por exemplo, é uma das ervas aromáticas que melhor crescem em lugares sombreados e úmido. Deve-se regar a planta de hortelã sempre que apresentar solo seco. Conforme o seu crescimento, remova as folhas mais altas e talos, para que a luz chegue às outras folhas em crescimento, assim também controla seu tamanho. É importante que ela tenha no mínimo 20 cm de profundidade para se desenvolver.

Calêndula e Malva

A calêndula e a malva, são duas flores lindas, agem como inseticidas e são bastante resistentes à sombra. Elas podem chegar a 50 cm de altura e precisam de rega frequente. A calêndula pode ser agregada em saladas e é ótima para afastar a gripe, a malva combate afecções na garganta e elimina aftas.

Temperinhos

Cebolinhas, salsa e coentro também entram pra lista dos resistentes a sombra. É importante tem bastante luminosidade e não necessitam de muito espaço, a profundida pode ser de 20 cm. Mantenha-os bem regados e na hora da colheita procure não retirar mais do que um terço das folhas, a colheita estimulo a crescimento na planta.

Alface

A alface não precisa de muito sol para se desenvolver, inclusive, quanto mais sol e mais calor rapidamente ela irá florescer e acabar seu ciclo. Ela precisa de rega todos os dias, não ocupa muito espaço e dependendo o tipo, quando colhida pode voltar a crescer, apenas deixe as pontinhas das folhas para que possa se desenvolver novamente.

Espinafre

É uma das plantas que melhor crescem com pouco sol ou sem ele, pois gosta muito de lugares sombreados, mas com luminosidade. Costuma não gostar muito de ambiente quentes e pode florescer rapidamente, o que acaba com seu ciclo.

Ademais de todas essas citadas, existem muito mais plantas que podem ser cultivadas em apartamentos. Se você possui um térreo ou uma varanda, mesmo que não tenha alta insolação, pode render muitas colheitas. As plantações em pallets e suspensas também podem te auxiliar.

As plantas precisam de no mínimo de 4 horas de sol diárias, algumas apenas de luminosidade. Procure um bom solo e comprar fertilizantes orgânicos. Você também pode aproveitar a borra de café, erva mate, cascas de ovo e de outros alimentos.

Receitas e Naturais em seu email