Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fortalecer a Imunidade com Receitas Naturais?

O sistema imunológico é quem protege o corpo contra os agentes externos nocivos a saúde, e sua função é a defesa de microrganismos que provocam infecções e doenças, ele age destruindo células patógenas. O estresse, medo, a falta de exercícios físicos, falta de vitaminas e o excesso de cortisol são agentes que enfraquecem a imunidade. Por isto, é preciso sempre manter o corpo saudável, vivendo com equilíbrio sempre.

Felizmente, existem certos métodos naturais que aumentam a imunidade, sem que seja necessário o uso de medicamentos, e também evitam que o corpo fique doente. O alho, por exemplo, é um alimento famoso por aumentar o sistema imunológico e combater micro-organismos. Abaixo, saiba como fortalecer o seu organismo usando apenas receitas naturais.

Receitas para Fortalecer o Sistema Imunológico

Combatendo doenças

O alho é amebicida, anti agregante plaquetário, antibiótico, antifúngica, antigripal, antiviral,  antimicrobiana e antisséptico, ou seja, impede qualquer invasão. Também é depurativo do sangue, desinfetante e expectorante, ajudando a eliminar toxina e excessos de secreções. Ele combate muitas doenças e é estimulante do organismo, trazendo força e saúde para o corpo e a imunidade.

O gengibre tem propriedade antibiótica, antisséptica, antitrombótica, antigripal, antimicrobiana. Também é anti-inflamatório, antioxidante e antidepressivo, ajuda no combate ao envelhecimento e contra a produção de hormônios como o cortisol. Funciona como estimulante geral, tônico e vitaminizante, absorvendo vitaminas com mais facilidade.

Chá de alho e gengibre

Chá de alho e gengibre

O chá de alho e gengibre é via decocção. Utilize 2 alhos e 2 pedaços de gengibre para 2 xícaras de água, ferva durante 30 minutos. Filtre e beba de 2 a 3 vezes ao dia.

Estimulando o sistema imunológico

Algumas plantas agem como estimulantes, pois agem diretamente em glóbulos brancos e vermelhos, responsáveis pela defesa e limpeza do organismo. O ácido fólico é um dos componentes essenciais para formação de glóbulos vermelhos e anticorpos.

A babosa é tônica e imunoestimulante, contém ácido fólico e vitaminas A, C, E e  complexo B, as principais vitaminas para o fortalecimento da imunidade. A água de babosa é feita com maceração, cortando os espinhos e imergindo a folha em um copo de água, aguarde 5 minutos e beba. O ginseng é bioestimulante, anti-inflamatório, imunoestimulante, tônico e contém sais minerais, como o ferro, sílica e zinco, e ácido fólico, elementos indispensáveis.

A unha de gato e o uxi amarelo também são recomendados. A ingestão pode ser via chá por decocção de 10 g de raiz secas em um litro de água. Beber duas xícaras por dia, durante uma semana.

 Limpeza do organismo

As toxinas que não conseguem sair do nosso corpo podem acarretar muitas doenças, atrapalhando o trabalho do sistema imunológico. As formas de eliminar essas toxinas são através de suor, urina e um intestino regulado. As principais ingestões são por má alimentação, uso de remédios, drogas, produtos químicos e o mau funcionamento dos órgãos.

A calêndula, boldo, confrei, agrião, carqueja, caruru-bravo (raiz), chapéu-de-couro, cipó-mil-homens, espinheira-santa, estragão, óleo de Prímula, pita, rosa branca, sabugueiro, salsaparilha, tanchagem e urtiga-vermelha podem auxiliar devido a propriedades depurativa e desintoxicantes.

Alcalinizantes

É preciso um ambiente alcalino para o corpo funcionar bem, com o sistema imunológico não seria diferente. Quando seu corpo está alcalinizado pode dar forças para a revitalização imunológica. O limão é o seu principal aliado, além de curar mais de 180 doenças, ele tem ácidos naturais e destrói a acidez artificial do corpo, causada por alimentos “ácidos” e ácidos úricos. O limão também é vitaminizante e depurativo.

Faça um suco de limão puro, ou com um pouco de água (sem açúcar). Você pode beber todos os dias, mas tenha cuidado com os dentes, pois a acidez pode ser prejudicial para eles. Beba com canudinho. Também pode contar com o aipo e o dente de leão, entre outros.

Tônico

O Cravo-da-Índia é considerado um tônico estimulante, pois fortalece a energia vital e aquece o organismo, na fitoenergética essa especiaria ajuda na concentração e aumenta a capacidade de enxergar o todo. Ela também age na libido, que não é apenas uma energia sexual, mas engloba todos os aspectos da vida. A libido auxilia manifestando-se através de esforços, desejos e determinações. Verifique as contra indicações dos produtos que você utiliza, opte por alimentos orgânicos e de origem local.

Receitas e Naturais em seu email