Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer um Remédio Caseiro para Gripe e Resfriado?- Chá de Limão, Gengibre e Alho

Gripes e resfriados, são comuns em determinadas épocas do ano. Embora sejam doenças consideradas de menor gravidade, podem evoluir, dando lugar à patologias oportunistas, uma vez que enfraquecem o sistema imunológico, deixando o organismo mais fraco para combater outros invasores. Os cuidados devem ser redobrados com crianças, gestantes e idosos.

Remédios para gripe e resfriado, na verdade não existem, já que são doenças causadas por vírus, cabendo ao próprio organismo combate-las. O que existe, na verdade, são medicamentos capazes de aliviar os sintomas e fortalecer o sistema imunológico, enquanto este se encarrega de destruir os micro-organismos estranhos. A medicina caseira também tem receitas consagradas, cujos ingredientes possuem propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas. Uma delas é o chá de gengibre, alho e limão.

Receita

Ingredientes:

  • 01 rodela de 1 cm de gengibre
  • 1/2 limão com casca
  • 01 dente de alho com casca
  • 01 colher de sopa de mel de abelhas (opcional)
  • 01 xícara de água mineral ou filtrada

Modo de preparo: Espete o limão com um garfo e leve ao fogo para tostar a casca até começar a “soar”. Este  procedimento irá liberar as substâncias ativas. Coloque a água no fogo, acrescente o limão, o gengibre e o alho, que deverá ser amassado apenas uma vez com uma faca ou colher, também para liberar o sumo que contém os princípios ativos. Deixe ferver por um minuto apenas. Desligue o fogo, tampe o recipiente e aguarde aproximadamente 10 minutos. Por último, acrescente o mel de abelhas.

O mel de abelhas nunca deve ser fervido durante o preparo de chás ou xaropes, pois a exposição a altas temperaturas, faz com que o produto perca parte de suas propriedades.

Chá de limão, gengibre e alho

Chá de Limão, Gengibre e Alho

Este chá pode ser consumido duas vezes ao dia, para aliviar sintomas ou uma vez por dia, de manhã ou à noite (antes de dormir) para prevenir doenças. Doenças devem ser tratadas por médicos. Receitas caseiras podem auxiliar no tratamento, aliviar sintomas ou até mesmo prevenir alguns males, mas não substituem a orientação profissional.

Quais são os benefícios?

O gengibre, é uma especiaria originária da Índia e China, conhecida desde a idade média, fazendo parte da culinária e medicina caseira, inclusive na Europa, Foi trazida ao Brasil pelos colonizadores, logo após o descobrimento, fazendo parte, inclusive, de vários de nossos  pratos típicos. Contém propriedades afrodisíacas,  expectorantes, tônicas, aromáticas, antiasmáticas, antigripais, antidepressivas, antissépticas, antibióticas, anti-inflamatórias,conservantes, estimulantes,  diuréticas e digestivas, entre outras.

A raiz é rica em canfeno, zingibreno, felandreno e zingeroma, além de sais minerais e vitamina B6. Alivia sintomas da gripe e resfriado, graças a sua função antibacteriana. Também age como expectorante. Carrega propriedades antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, melhora a tonalidade e o brilho da pele. Também possui ação anti-inflamatória e antisséptica, combatendo acnes, espinhas e psoríase.  Estimula as funções renais e hepáticas. Elimina micro-organismos nocivos presentes no intestino, evita gastroenterites e úlceras,

O limão, age como antibiótico natural, combatendo infecções pulmonares e tuberculose.
A fruta é rica em vitamina C, cálcio e potássio, auxiliando na prevenção de doenças e fortalecendo o sistema imunológico. Possui propriedades antibacterianas, antioxidantes e antissépticas, entre outras.

É bastante eficaz contra os  sintomas de bronquite crônica, asma, gripes, resfriados e constipações, refluxo, úlceras gástricas e duodenais, insuficiência hepática e pancreática, congestão hepática, icterícia, desinteria, diarréias, febre tifóide e hemorróidas. Fortalece o sistema imunológico e a visão. Combate astenia e anemia, desde que associado à ingestão de alimentos ferrosos.

A vitamina C presente na fruta, auxilia na absorvição do ferro pelo organismo. Atua como regulador de pressão, auxilia na prevenção de diabetes, cancro, leucemia, tromboses e problemas cardíacos. Combate a esclerose, arteriosclerose, artrites e reumatismo. Trata-se também de um excelente diurético, além de agir contra varizes, flebites e ácido úrico.

As cascas e folhas do limoeiro são utilizadas no combate à febre, gastrites, cólicas gastrointestinais, meteorismo e parasitas intestinais. O alho possui propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente, capazes de auxiliar no tratamento várias doenças. Seus nutrientes garantem o fortalecimento do sistema imunológico, efeito diurético, anti-inflamatório, antibiótico e antifúngico. Rico em vitamina C, fósforo, cálcio, potássio, selênio e proteínas e zinco.

No combate à gripe, age como analgésico, anti-inflamatório e fortalecedor do sistema imunológico. Também é rico em vitamina C, fósforo, cálcio, potássio, selênio e proteínas e zinco. Sua função antibiótica previne e auxilia no tratamento de ocorrências de doenças oportunistas, como a sinusite e infecções de garganta, por exemplo.

Ademais, fortalece o sistema imunológico, diminui a tosse, é expectorante, aumenta longevidade,  reduz o colesterol ruim e aumenta o bom colesterol,  diminui a probabilidade de infarto, previne a aterosclerose e o câncer. Estimula o funcionamento do fígado, reduz a prisão de ventre, combate o ácido úrico,  hemorroidas, varizes, reumatismo e gota. Atua como desintoxicante, vermífugo, diurético e aglicêmico.

O chá composto por estes três elementos, previnem, tratam sintomas e se consumidos regularmente, melhoram a saúde física em vários aspectos. Pode ser adoçado com mel, potencializando ainda mais sua ação analgésica, anti-inflamatória e antibacteriana.

Receitas e Naturais em seu email