Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Controlar a Hipertensão? Posso Usar Alho?

A hipertensão, assim como várias outras doenças muito comuns na atualidade, é causada pelos hábitos da vida moderna. Alimentação rica em gorduras, açucares, sal em excesso, tabagismo, uso abusivo de bebidas alcoólicas e sedentarismo são alguns dos principais fatores responsáveis pelo surgimento de doenças degenerativas.
A pressão alta, como é popularmente chamada, ocorre principalmente quando os vasos sanguíneos se contraem.

Quando isso ocorre, o espaço para a circulação diminui, aumentando a pressão com que o sangue é bombeado para o coração, a exemplo do que ocorre com uma mangueira de água: quando mais fina a mangueira, maior a pressão. Considera-se a pressão alta, quando é continuamente igual ou maior de 14 por 9.

É possível tratar e também prevenir a pressão alta utilizando alguns métodos naturais e também realizando mudanças nos hábitos diários. Abaixo, saiba mais sobre esta doença e dicas para tratá-la.

Como tratar a pressão alta?

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe, podendo ocasionar sérios problemas no coração, rins e cérebro.

Medição de PA

Medição de Pressão Arterial

Com o passar do tempo, os vasos sanguíneos, frequentemente forçados pela pressão sanguínea, pode entupir ou se romper. O entupimento em vasos do coração, causa angina, podendo desencadear um infarto. O rompimento de um vaso do cérebro, causa o AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame cerebral. No caso dos rins, o entupimento de vasos irá causar problemas na filtração e paralisia renal.

A hipertensão é responsável por 25% dos casos de insuficiência renal, 40% dos infartos e 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral. Uma atitude inteligente, seria prevenir a doença, desenvolvendo hábitos saudáveis e uma vida equilibrada, mas nem sempre é possível controlar a rotina frenética do dia a dia. Desta forma, vale atentar para alguns cuidados essenciais e que, certamente estão ao alcance de todos. As dicas abaixo valem ainda mais para quem já sofre com a hipertensão:

Exercícios físicos: Por mais corrida e agitada que seja sua rotina, pratique atividades físicas todos os dias. O tempo e tipo de atividade adequada varia de pessoa para pessoa, de acordo com peso, idade, sexo e outros fatores que somente poderão ser avaliados por profissionais da área e com o devido acompanhamento médico.

Alimentação saudável: Cuidando redobrado com alimentação. Não é difícil manter hábitos alimentares saudáveis. Difícil mesmo é a adaptação, o início. Toda mudança gera insegurança, mas nosso paladar está geneticamente preparado para se adaptar. Inclua frutas, verduras e legumes na alimentçaão diária. Evite gorduras e principalmente, o sal em exesso. Existem muitos temperos pouco utilizados e que acrescentam sabor à comida, ajudando na eliminação do sal. Estudos mostram que a quantidade ideal de sal para cada refeição é o equivalente a uma tampinha de caneta esferográfica. Nada mais que isso.

Controle o stress: Não é tão difícil quanto parece. Reserve um tempo para a família e o lazer. Tenha um robi, faça coisas que agradem e relaxe. Paz de espírito e  felicidade são essenciais.

Elimine os vícios: Nada de cigarros ou bebidas alcoólicas. Ninguém precisa disso. Siga sempre as orientações médicas, o tratamento é para a vida toda.

Capsulas de alho para controlar a pressão: O alho é comprovadamente um dos mais alimentos mais ricos em propriedades medicinais do mundo. Entre dezenas de utilidades, reduz sensivelmente a pressão arterial. O ideal, no entanto é consumo do bulbo in natura, crú, o que, obviamente dificulta sua ingestão, por conta do cheiro forte e sabor. Mesmo para quem gosta do tempero, ingerir a quantidade diária suficiente para o tratamento da pressão arterial, seria pouco agradável.

Existem no mercado, capsulas de alho envelhecido. Estudos comprovam que o envelhecimento por 20 meses do produto, potencializa todas as suas propriedades. Após o processo, o alho é transformado em pó e armazenado em cápsulas, facilitando o consumo e trazendo grandes benefícios à saúde.

O alho também pode ser utilizado em forma de chás e xaropes como auxiliares no tratamento da hipertensão. Vale lembrar no entanto, que a pressão alta é uma doença perigosa e que necessita de acompanhamento médico e todo e qualquer medicamento, ainda que caseiro ou natural somente deve ser utilizado com o conhecimento e autorização médica.

Receitas e Naturais em seu email