Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Benefícios da Pitangueira?

A pitanga é uma fruta com leve sabor azedo e altas taxas de vitaminas na sua composição. Mas, na verdade, suas folhas que são utilizadas para o preparo do chá, visto que estas são capazes de tratar diversos problemas de saúde. A pitanga, o fruto da pitangueira, pode ser ingerida crua, em geleia, doces, conservas, sucos. Essa fruta dificilmente é encontrada em mercados, pois não tem durabilidade fora do pé, assim, o ideal é ser colhida e consumida imediatamente.

A fruta e o chá da pitangueira possuem diversos benefícios para a saúde, possuindo propriedades antitumorais, relaxantes, antioxidantes, diuréticas, dentre muitas outras. Por isto, pode ser usada para combater várias doenças e problemas da saúde. Abaixo, conheça quais são os benefícios da pitangueira.

Benefícios da pitangueira

As folhas da pitangueira são ótimas para o nervosismo, pressão alta, ou para agitação e ansiedade. Oferece propriedades analgésicas, podendo combater cólicas menstrual, e ainda conta com ação antiviral e antifúngica, tratando de dores de garganta. A propriedade antitumoral, se dá devido a seus bioativos, como antocianinas, carotenoides e fenóis, que agem como anti-inflamatórias e são excelente para a eliminação de radicais livres.

Age como emagrecedor pelas propriedades diuréticas, relaxante e antioxidante. Ela elimina as toxinas e excesso de água acumulada no corpo, favorecendo o desinchação, pode combater a ansiedade de comer e acelera o processo de eliminação de gorduras localizadas.

Conheça os benefícios da pitangueira.

Conheça os benefícios da pitangueira.

Minerais

O cálcio, presente na sua composição, é essencial para o fortalecimento ósseo, é especialmente indicado para mulheres na menopausa. A presença deste mineral também ajuda para quem sofre com hemorroidas, pois ajuda na coagulação sanguínea. O ferro é muito utilizado para tratamento de anemia, contribui para a formação da hemoglobina e participa de diversas ações enzimáticas. Também é ótimo antioxidante celular.

O fósforo, além de ser um ótimo aliado da vitamina C no melhoramento da imunidade, também colabora com a calcificação, junto com o cálcio. Ainda trabalha na metabolização de proteínas e carboidratos e auxilia na absorção de açucares no sangue, contribuindo para a saúde de diabéticos.

Antioxidante

Os antioxidantes tem uma função muito importante no organismo, sendo o principal deles a proteção das células, eliminando os radicais livres. Essa ação evita infecções e o envelhecimento celular.

A niacina redução de substância químicas tóxicas do corpo que causam a desregulação hormonal. Ela contribui com o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso, ajuda no metabolismo de gorduras e carboidratos, além de estimular a produção de hormônios sexuais e hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol. É um ótimo antioxidante para distúrbios alimentares, diarreias, vômitos e prisão de ventre.

Vitaminas

Rica em vitamina A, retinol, ela é especial para o fortalecimento da visão. Participa de diversas funções, auxiliando outras vitamina a fortalecer o sistema reprodutor, o sistema imunológico, formação de ossos e dentes mais fortes. Combinado com a Vitamina C, a pitanga é ótimo agente contra asma, bronquite, dores de garganta e potencializador do sistema imunológico.

O cálcio e a vitamina A ajudam no combate a artrite e reumatismos, reforçando a estrutura óssea e afastando infecções por sua ação anti-inflamatória. Ademais, a vitamina B2 age na reparação do DNA, evitando a ocorrência de erros no material genético, que é o que ocasiona a formação e aparecimento de cânceres e outra doenças. Também ajuda a metabolizar os lipídeos, acelerando a queima de gorduras e impedindo que se acumulem nos tecidos adiposos, reduzindo o colesterol alto.

Também tem poder regenerativo para as células, auxiliando no funcionamento e crescimento das mesmas. Sendo indicado para neuropatias e prevenção tumoral. E a vitamina C, que se encontra em maior quantidade na pitangueira, ajuda a absorver o ferro, fortalece as veias e arteiras, melhorando a pressão arterial e sendo muito útil em tratamentos de doenças cardiovasculares. Além de ser um poderoso antioxidante.

Como usar?

Por ter ação adstringente, o óleo essencial da pitangueira é usado para tratamentos de pele e cabelos, já que equilibra a oleosidade e promove amolecimento dos tecidos, isso faz com que haja uma hidratação intensa e promove a elasticidade na pele. O óleo também é antibacteriano, podendo curar ferimentos e afecções da pele.

Essa árvore é considerada sagrada por algumas religiões e é associada ao equilíbrio das energias do fogo e água. O banho com as folhas ou com o óleo de pitangueira pode ser utilizado para limpeza emocional e sentimental, especialmente em dias intensos, quando a sentimentos de raiva, tristeza, confusões mentais, tensões pré-menstruais ou não. Ela pode acalmar e relaxar o corpo enquanto faz uma limpeza energética.

Para preparar um banho de ervas, utilize 3 colheres das melhores folhas da pitangueira para um litro de água. Ferva a água e acrescente as folhas. Desligue o fogo e tampe o recipiente, espere a infusão por 10 minutos. Recomenda-se consumir até três xícaras do chá por dia, no máximo por 15 dias. Beba sempre morno e preferencialmente entre as refeições.Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome. Opte por produtos orgânicos e de produção local e lembre-se que o equilíbrio é a chave para uma vida saudável.

Receitas e Naturais em seu email