Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

3 Tratamentos caseiros para Gengivite

A gengivite é uma inflamação que ocorre nas gengivas, motivo que deu origem ao seu nome. De modo geral, essa condição da saúde bucal é resultado do acúmulo de placas na região, ou seja, é resultado de higienizações que não conseguem retirar adequadamente os resíduos alimentares não ingeridos.

Essa inflamação incomoda, em especial por causar: Dores, em alguns casos muito fortes; Sangramentos; Úlceras; Mau hálito E Vermelhidão na gengiva.

Apesar de ser um problema bastante comum e considerado simples, diversos dentistas salientam para a importância de tratar a gengivite cuidadosamente. Isso porque os micróbios se proliferam de forma extremamente rápida, o que pode acarretar em outros problemas para a saúde bucal, como o desenvolvimento de cáries e fraquezas dentárias. Esses problemas, por sua vez, podem levar até mesmo à perda de algum dente.

Veja aqui 3 dos melhores tratamentos naturais para você combater a gengivite e deixar as dores, sangramentos e mau hálito no passado. Boa leitura!

Enxaguante bucal com chá de limão

O suco do limão é altamente eficaz no combate à gengivite por possuir ação antisséptica e anti-inflamatória. O ácido natural do limão inibe o desenvolvimento de bactérias, além de regular o pH da boca. Em outras palavras, além de combater o desenvolvimento das bactérias que residem na boca, essa fruta também reduz problemas de mau hálito.

Chá de limão para gengivite

Chá de limão para gengivite

Ingredientes:

  • Suco de ½ limão
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo: Esprema o suco de ½ limão e acrescente-o em um copo com água morna e misture bem.

Modo de uso: Faça bochechos com o líquido por 2 minutos, cuspa o líquido e repita o procedimento, ao menos, duas vezes no dia.

Enxaguante bucal de bicarbonato de sódio e água oxigenada

Enxaguante bucal de bicarbonato de sódio e água oxigenada para gengivite

Enxaguante bucal de bicarbonato de sódio e água oxigenada para gengivite

A mistura de bicarbonato de sódio e água oxigenada é outra solução simples e caseira para aqueles que sofrem com gengivite e não querem correr riscos com drogas produzidas através da indústria farmacêutica.

Os agentes antibacterianos dessa composição garantem limpeza em profundidade e, por isso, reduzem significativamente os resíduos existentes nos dentes, na língua e na gengiva. As propriedades de higienização do bicarbonato é tão conhecida que boa parte já substitui as pastas dentais tradicionais por esse item.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de água morna
  • 2 colheres de sopa de água oxigenada

Modo de preparo: Acrescente o bicarbonato de sódio e a água oxigenada em um copo com água morna. Dilua bem a mistura, até que a mesma esteja homogênea

Modo de uso: Escove normalmente seus dentes. Após a escovação, enxague a boca com essa mistura e faça bochechos por 2 minutos. Essa mistura é mais forte e, consequentemente, pode ser abrasiva para seus dentes. Por esse motivo, é indicado que o enxague seja realizado apenas uma vez ao dia.

Enxaguante bucal com vinagre de maçã

Enxaguante bucal com vinagre de maçã para gengivite

Enxaguante bucal com vinagre de maçã para gengivite

Assim como no caso do limão e da mistura de bicarbonato de sódio com água oxigenada, a acidez do vinagre de maçã o transforma em um dos remédios caseiros mais interessantes para o combate da gengivite. Fazer uso desse item como enxaguante bucal regula o pH da boca e, com isso, além de combater o desenvolvimento bacteriano, ainda auxilia no combate ao mau hálito.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo: Acrescente as duas colheres de vinagre de maçã no corpo com a água morna. Dilua bem a mistura, até que a mesma esteja homogênea.

Modo de uso: Faça bochechos com esse enxaguante bucal ao menos duas vezes ao dia: no início da manhã e durante a noite, antes de dormir.

Conclusão

Cada vez mais, a natureza vem mostrando através dos inúmeros estudos científicos toda a sua potência e versatilidade. Hoje já temos uma infinidade de opções para tratarmos as mais variadas condições de saúde sem precisarmos recorrer às drogas produzidas pelas indústrias farmacêuticas.

Tomar cuidado com nosso corpo e com aquilo que ingerimos é a melhor forma de demonstrar amor próprio. Estudo publicado pela UnB (Universidade de Brasília) no ano de 2013 demonstrou que comunidades que evitam remédios farmacológicos desnecessários e buscam por alternativas naturais para tratamento de condições leves e moderadas de saúde possuem melhor qualidade de envelhecimento, maior facilidade de perda de peso e cerca de 3,78 anos a mais na sua expectativa de vida.

O que achou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email